sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Atividade no zoo de SBC faz crianças terem dia de tratador

Sempre acompanhadas por monitores, público poderá preparar alimento e até entrar no recinto dos animais
Vivenciar um dia de trabalho dos tratadores que atuam no zoológico do Parque Natural Municipal Estoril. Essa é a atividade proposta para as crianças e seus pais que visitarem o espaço neste sábado (17), a partir das 14h. A ideia é que o público aprenda mais sobre a rotina e os hábitos alimentares dos animais e, inclusive, tenham a oportunidade de preparar as refeições e até entrar nos recintos.


Como explica Marcelo da Silva Gomes, veterinário do zoo, tudo é feito de forma muito criteriosa e levando em conta a idade dos visitantes. “Todas as atividades são monitoradas pela equipe do zoológico. Dividimos as crianças em pequenos grupos, de mais ou menos três pessoas, e vamos explicando a rotina de cuidados dos bichos”, conta.


 A atividade, que é permanente no parque, neste mês é voltada às crianças em função do Dia das Crianças, 12 de Outubro.  O veterinário ainda ressalta que esta é uma das ações mais procuradas do local. “As pessoas ficam alucinadas, adoram o contato com os animais e a possibilidade de entrar nos recintos. Quem participa sempre quer voltar”, conta.
Alguns dos produtos utilizados na alimentação dos animais são legumes, frutas, carnes e grãos. Como parte desses alimentos já está parcialmente cortado e preparado, o trabalho dos tratadores mirins fica facilitado. 



“No momento de dispor os alimentos nos recintos dos animais, nós selecionamos os que não oferecem risco ao público, que tem baixo nível de agressividade. Os mais comuns são o tucano, veado, ouriço, mas vai variando de acordo com as fases dos animais. Por exemplo, os papagaios estão em período de procriação, então não é recomendado entrar no espaço deles nesse momento”, explica Marcelo.


Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição previamente pelo telefone 4354-9318. No dia, o visitante deverá usar calça comprida e calçado fechado.

Bicho do mês - No domingo, também no Zoológico, será apresentado o Bicho do Mês. Em celebração à primavera, o eleito foi o jabuti, um grande dispersor de sementes e que contribui para a proliferação de espécies vegetais.
Como parte da atividade, haverá um stand com informações sobre o jabuti ao lado do recinto do animal no zoo. Nesse local, os visitantes poderão conhecer mitos populares ligados ao bicho, assim como sobre seus hábitos, curiosidades e papel na manutenção do meio ambiente.
A atividade é aberta ao público do zoológico. Não é necessário fazer inscrição. O Parque Estoril fica na Rua Portugal, 1.100, no Riacho Grande.

Informações à Imprensa
Secretaria de Comunicação – Divisão de Jornalismo
Telefone: 11 4348-1043
Aglaupe Grana
16/10/2015
Fotos: Raquel Toth

Perto dos 70 anos, Circo Guaraciaba homenageia velha guarda com o espetáculo "E o Céu Uniu Dois Corações"

O Circo Guaraciaba, uma das companhias circenses mais importantes do Brasil, apresenta o espetáculo "E o Céu Uniu Dois Corações", escrito por Antenor Pimenta, nos dias 23 e 24 de outubro, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. As apresentações, que contam com entrada franca, fazem parte da contagem regressiva para o aniversário de  70 anos da companhia que acontece no próximo ano, e tem como foco homenagear seus veteranos artistas. Ainda no dia 23, sexta-feira,  a trupe se reúne para um bate-papo aberto ao público ao lado de Daniele Pimenta, sobrinha do autor da obra em cartaz. A palestra acontece no Centro de Memória do Circo, às 14h, também com entrada gratuita. O projeto conta com apoio do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo – 2013.
A montagem de "E o Céu Uniu Dois Corações" nasce como uma homenagem a velha guarda da trupe que ainda está na ativa: Guaraciaba Malhone, Ediméia Rocha, Iracema Cavalcante e Hudi Rocha, que colecionam cerca de 68 anos de carreira no circo-teatro. Segundo Alexandre Malhone, palhaço e filho de Guaraciaba Malhone, os projetos da Trupe Circo-Teatro Guaraciaba são realizados e propostos para a velha guarda do Circo. "Buscamos aproveitá-los enquanto ainda estão vivos, lúcidos e com enorme prazer de estar em cena. 

Foto: Divulgação.

É sempre com o objetivo de que revivam e que passem aos mais novos as suas experiências, todas as histórias e generosidade. Nesse ano, em especial, os projetos são propostos principalmente ao Hudi Rocha, o  palhaço Fedegoso, que encanta a todos desde de criança. E que luta, literalmente, para estar nos palcos e picadeiros sempre que a oportunidade lhe surge. Que se emociona toda vez que termina um espetáculo. Ele, que passou recentemente por problemas de saúde,  emociona dizendo que não tem medo de que a morte apareça, mas que tem pavor de não atuar mais," conta Malhone, que é responsável pela companhia atualmente.

Foto: Divulgação.

O espetáculo, que conta com 17 atores em cena, misturando a velha guarda com a nova geração de atores, é um presente para o diretor Mário Pérsico, que conta entusiasmado sobre dirigir os atores mais experientes, " Há muitas diferenças entre trabalhar com eles e com os que estão chegando agora. Primeiro que os atores da velha guarda praticamente nasceram fazendo isso, viram seus pais, irmãos, tios representando, e isso dá uma outra visão, uma outra posição ao ato de "fazer". Eu vejo por exemplo a Iracema Cavalcante que mora em Salto de Pirapora e tem uma participação relativamente pequena e está sempre presente aos ensaios em Sorocaba. Eles são assíduos, pontuais. Também tem uma forma particular de abordar o texto e os personagens que é muito diferente da nossa, mas tudo isso também vem da bagagem acumulada de uma vida inteira dentro do circo teatro", conta o diretor.
Quanto a montagem, Mario também aponta para a parceria que abraçou com Alexandre Malhone. "Esse espetáculo foi montado totalmente em conjunto com ele,  que conhece e faz a peça desde sempre. Então muitos dos cacos, situações, piadas que nem estão no texto, mas eram feitas nas versões levadas pelo pessoal da velha guarda estão lá graças à colaboração dele", finaliza o diretor.
Palestra
A velha guarda do circo e Daniele Pimenta batem um papo sobre o circo-teatro no Brasil e suas curiosidades. O público irá poder participar ativamente da palestra, que também aborda o livro Circo e Poesia, escrito por Daniele, que tem como tema  a história de seu tio, autor do romance escrito na década de 40 "E o Céu Uniu Dois Corações" A palestra é gratuita e acontece na sexta-feira (23) às 14h no Centro de Memória do Circo, na Av. São João, 473 - Galeria Olido - Centro, São Paulo – SP.

O Circo Guaraciaba:
Inaugurado em 26 de junho de 1946, no bairro Jaçanã, em São Paulo, o Circo-Teatro Guaraciaba foi iniciado por Antonio Malhone, famoso palhaço Pirolito. O Circo recebeu esse nome em homenagem à sua filha, na época com dois anos de idade. Antonio Malhone, mesmo com apenas 24 anos, era responsável por uma das maiores organizações de circo-teatro. Ganhou prestígio e respeito não só pela logística (equipamentos, montagem, frota, figurinos, adereços cênicos), mas também pela maneira rígida, metódica e quase insuportável de conduzir seus espetáculos. Os circos da época seguiam a risca a maneira carregada de interpretação proposta pelos melodramas. Ele achava essa interpretação distante demais do público, por isso, arriscou-se a colocar em seu circo, uma interpretação mais naturalista. Em princípio, houve um estranhamento de todos. Colegas, críticos e público. Porém, em pouco tempo, a plateia se identificava de tal maneira com aqueles personagens, muito próximos de sua realidade, eliminando a forma "afetada" de interpretação. Obteve muito sucesso. E contando também, com a sorte de ter um elenco tão competente.
Com vasto repertório (mais de noventa textos, entre comédias e dramas), não repetia seus espetáculos, o que era um forte trunfo do Circo-Teatro.
Com quase 70 anos de existência, hoje o grupo remonta os grandes clássicos do passado e alguns textos atuais, buscando cada vez mais a proximidade e identificação com seu público.
Mais sobre Hudi Rocha
Recentemende, Hudi Rocha, o palhaço Fedegoso, ficou extremamente grato e lisonjeado por ter sido (junto com seu filho – Kuxixo), o "personalpalhaceitor" de Selton Melo e Paulo José, no filme "O Palhaço", grande sucesso nacional. Ajudou na pesquisa circense, ensinou emboladas e reprises aos dois. Com isso, acabou tendo uma participação no filme e, na estreia em São Paulo, foi o homenageado da noite. Selton Melo dedicou a exibição do filme para ele. E é para um dos melhores (se não o melhor) palhaço caipira ainda na atividade, e toda a velha guarda do circo que propomos esse projeto.

Sinopse:
Alberto e Nely formam um casal de namorados bastante apaixonado, a ponto de jurarem amor eterno antes mesmo de irem ao altar. Tudo correria bem se o destino dos dois não fosse cruzado pelo agiota mau caráter Della Torre e seus comparsas Francisco Pereira e seu neto. Uma trama que envolve o amor verdadeiro, um possível casamento por interesse, vingança, ambição, ciladas, morte, um homem preso injustamente, uma velha cega, um garoto gago e um final apoteótico. Situações e personagens típicos de um bom melodrama.

SERVIÇO:
Espetáculo "E o Céu Uniu Dois Corações"
Local: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Mooca, São Paulo - SP
Datas: Dias 23 e 24 de Outubro (sexta e sábado)
Horário: 21h
Ingressos: Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes do início das apresentações.
Classificação Livre.

Elenco:
Guaraciaba Malhone, Hudi Rocha, Iracema Cavalcante, Ediméia Rocha, Alexandre Miranda, Gabriela Cau, Renato Gomes, Geisa Helena, Felipe Dias, Alexandre Malhone, Raul Trindade, Mário Pérsico, Bianca Tavares, Stê Fernandes, Benê d' Souza, Stefânia Mendes, Luciana Malhone.

Direção: Mário Pérsico
Assistente de Direção: Alexandre Malhone
Cenografia: Adriano Gianolla
Figurinos: Luciana Malhone
Técnicos de som e luz: Stefânia Mendes, Geisa Helena, Bianca Tavares
Iluminação: Bruno d' Oliveira
Assessoria de Imprensa: Beatriz Nunes
Videomaker: Leandro Almeida
Fotos: Rafael Côvre
Arte gráfica: Lauren Giraldi
Produção Executiva: Stefânia Mendes
Produção: Geisa Helena
Realização: Circo-Teatro Guaraciaba

Beatriz Nunes
Assessoria de Imprensa
(15) 99189-9779

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Encontro de Carros Antigos do ParkShoppingSãoCaetano chegou a sua 43ª edição

Tradicional entre os amantes de veículos antigos, o evento teve noite em homenagem a marca Volkswagen

            Na terça-feira, dia 13 de outubro, às 19 horas, o ParkShoppingSãoCaetano realizou mais uma edição do Encontro de Carros Antigos, noite  aguardada pelos aficionados por carros. O evento gratuito é organizado pelo Automóvel Clube de São Caetano do Sul.






A noite temática, reuniu clássicos da Volkswagen, marca alemã com 61 anos de história no Brasil e maior fabricante de veículos do país. No estacionamento do empreendimento estavam expostos diversos modelos do portfólio, como os automóveis Gol – lançado em 1980 - e Fusca, o primeiro carro fabricado pela marca.


SERVIÇO – 43ª Encontro de Carros Antigos
Data: 13 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Estacionamento subsolo


Endereço: Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Horário de funcionamento do Shopping 
Lojas: Segunda a Sábado, das 10h30 às 22h30, domingos e feriado, das 14h às 20h.
Praça de Alimentação: Segunda a Sábado, das 11h às 23h; domingos e feriado, das 11h às 22h

Informações: 4003-4174 e www.parkshoppingsaocaetano.com.br  

      /pssaocaetano /parkshoppingsaocaetano


Fotos: Divulgação.

Banda Hewie apresenta show do seu primeiro disco em São Paulo

Uma das novidades do mundo pop, a banda Hewie se apresenta em São Paulo, dia 17 de outubro, às 19h00, no Beco com show do seu primeiro álbum, que leva o nome do grupo.
Rodando pelo circuito independente há sete anos, e agora parte do casting da Agência de Música, o trio paulistano integrado pela cantora, compositora e violonista P. Landucci, o baterista Caio Gomes e o pianista Guilherme Gulias – todos na faixa dos vinte e poucos anos – apresentou o projeto de seu primeiro álbum num site de financiamento coletivo. Se as pessoas que acompanham a banda e o canal de Paula no YouTube (ela é uma das principais vloggers do país) fossem muuuito generosas, talvez desse para arrecadar os R$ 40 mil pedidos para custear as gravações... Pouco depois, a campanha chegava ao fim com quase R$ 79 mil arrecadados, uma incrível adesão de 196%, obra de 1350 fãs que compraram a briga da Hewie.
Foto: Divulgação.
Produzido por Rique Azevedo, o trabalho revela o pop com influências distintas desse trio de formação atípica (guitarra? Não, não tem e não faz falta), que ora se aproxima do folk, ora do reggae, ora do hip hop. Quer referências? Pense em Ed Sheeran, Phillip Phillips, Mallu, Gadú... o álbum já está disponível em todas as plataformas digitais e a edição física, será só para quem participou do site de financiamento coletivo.
O show traz um repertório repleto de músicas conhecidas do seu público fiel como a empolgante “O Mundo Vai Mudar”, que abre o CD, e a delicada “Anjo”. Também estão familiarizados com as versões voz e violão de “Tempo Bom” e “Poder Voltar”. Há ainda a balada “Persuadir”, o reggae “Te Quero Aqui” e o hip hop “Cartas”, que conta com participação do Rapper Vulgo B.O. Além das faixas “Pequenina Flor”, “Eu Tive Um Sonho” e “De Arrepiar”.
SERVIÇO
Show Hewie
Local: Beco 203 | Rua Augusta, 609 | Tel: 3969-0203
Data: dia 17 de outubro | sábado
Horário: 19h (Abertura da casa: 18h)
Classificação: LIVRE
Ingressos:
Antecipado | R$20
Lista: R$25
Na porta: R$35

Assessoria de Imprensa – HewiePerfexx Assessoria– www.perfexx.com.br – Tel: (11) 2615-5045
Ana Paula Aschenbach – anapaula@perfexx.com.brRogério Bolzan – rogerio@perfexx.com.brTânia Barbato – tania@perfexx.com.brLucas Damião – lucas@perfexx.com.brGabriela Carvalhal – gabriela@perfexx.com.brCamila Soares – camila@perfexx.com.br

Arte Kerosene: o seu novo combustível musical

Arte Kerosene é o equilíbrio perfeito entre música, bom humor, poesia, ironia e filosofia, com aquele toque de sagacidade, tão característico do rock and roll. Desde 2013 em atividade, a banda integra o cenário independente com a proposta de levar ao público um estilo próprio e perspicaz, nomeado pelos integrantes de Rock Popular Brasileiro. Único e cheio de personalidade, o Arte Kerosene traz Gabriel Azeite na guitarra, gaita e vocal, Elias Nadim no baixo e vocal e Victor Padovan na bateria e backing vocal.
Com muita irreverência e sarcasmo, a banda canta sobre aspectos do cotidiano, desde críticas comportamentais até questões sociais e existenciais. E claro, como não poderia deixar de ser, o mais clássico dos temas: o amor. Também sutilmente romântico, o Arte Kerosene já gravou o EP “A Primeira Peça” (2013) e tem o lançamento do primeiro álbum, “A Dança da Esperança”, previsto para o final desse ano. O disco traz notas afinadas de talento, malícia e percepção aguda da realidade, como a música “Amor, você não está gorda", intitulada pelo grupo como "a canção mais romântica da história, sem exageros".
Foto: Divulgação.
Após participações em festivais de música independente, Arte Kerosene já conquistou prêmios de Artista Revelação (Manifesto Rock Fest 2014) e Melhor Canção (Manifesto Rock Fest 2015) com “Amor, você não está gorda”. A banda recebe fortes influências de Jorge Ben Jor, Frank Zappa, Gabriel o Pensador, The Beatles, além de inúmeros artistas nacionais e internacionais, o que garante a diversidade e sonoridade original da banda.
O Kerosene, presente no nome da banda, é o combustível para a Arte, e a Arte, combustível para transformação da vida. E esse é o objetivo do Arte Kerosene: usar a Arte para transformar e renovar o que já existe no cenário cultural contemporâneo.

Fonte| Arte Kerosene
Atendimento | Juliana Gaspar – 11 9 9200-2911 – julianag@tudoempauta.com.br
Coordenação de Atendimento | Leandro Giometti - 11 9 9200-5404 - leandro@tudoempauta.com.br 
Diretora de operação| Patrícia Saraiva – patricia@tudoempauta.com.br
Direção Executiva| Erika Digon - erika@tudoempauta.com.br


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ocupação Xapiri Xapiripê incentiva diálogo sobre a dança contemporânea no Sesc Santo André

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Sesc Santo André abre ao público a Ocupação Xapiri Xapiripê. O projeto, que contempla espetáculos, exibições e uma oficina, consiste em possibilitar reflexões sobre a dança contemporânea em diálogo com outras linguagens artísticas.
As atividades da Ocupação Xapiri Xapiripê são inspiradas na imaginação ameríndia, compreendida a partir da colaboração com o antropólogo Renato Sztutman. Xapiri é como os povos Yanomami denominam os espíritos ou ancestrais animais que se apresentam aos xamãs com danças e cantos sob um chão de espelhos que reflete luz.


Foto: Roberto Setton.


Quem está por traz da Ocupação Xapiri Xapiripê é a Cia. Oito Nova Dança. Criada e dirigida por Lu Favoreto em 2000, a Cia. tem como elemento primordial de investigação a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e obra cênica. Neste processo, há a abordagem corporal tendo como princípio técnicas somáticas fundamentadas, principalmente nos métodos de nomes como Klauss Vianna e da fisioterapeuta francesa Marie Madeleine Béziers.
A Cia. Oito Nova Dança reúne uma geração de artistas que opta pela pesquisa enquanto procedimento de criação e elaboração de seus produtos cênicos. Coletivamente, caracterizam-se por unir a pesquisa artística e a pedagogia do movimento com o aporte de técnicas somáticas.
No repertório coreográfico da Cia. Oito Nova Dança, a corporeidade tem sido motivada por uma matriz poética recorrente, por meio de elementos como a natureza, a memória, a preservação e a transformação. Todos processados nas interfaces entre dança, música e artes visuais.
Projeto contemplado pela XV edição do Fomento à Dança e com passagem pelo Sesc Pinheiros em janeiro de 2014, a Ocupação Xapiri Xapiripê no Sesc Santo André acrescenta atrações em outras linguagens além da dança e do teatro. Veja a seguir a programação na íntegra.

Ocupação Xapiri Xapiripê

EspetáculoXapiri Xapiripê, lá onde a gente dançava sobre espelhos.
Dias 16 e 17 de outubro.
Sexta-feira, às 19h30, e sábado às 20h.
Valores: R$ 5 (Credencial Plena) | R$ 8,50 (Meia) | R$ 17 (Inteira)
No Teatro

Exibição
Mostra de Vídeo Xapiri Xapiripê
Dia 17 de outubro.
Sábado, das 13h30 às 14h30.
Grátis
No Espaço de Tecnologias e Artes.

Oficina
Dança Contemporânea
Dia 17 de outubro.
Sábado, das 15h às 18h.
Valores: R$ 6 (Credencial Plena) | R$ 10 (Meia) | R$ 20 (Inteira)
No Teatro.


SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André.
Telefone – (11) 4469-1200.
Estacionamento para o show (vagas limitadas):
Credencial Plena – R$ 2,00. Outros – R$ 4,00
Para informações sobre outras programações: www.sescsp.org.br/santoandre

Ladies Style é tema de workshop no Studio Raoni Bonança

A dança é umas artes mais democráticas que existe. Tendo estilos, ritmos , formas e passos que podem agradar a qualquer pessoa independente da idade, sexo ou classe social. A dança de par ou de salão é um dos estilos mais procurados e queridos pela população que busca socializar, aprender e se divertir através da dança.

     E como na dança  o charme , a sensualidade e a desenvoltura da mulher podem agregar e trazer ainda mais beleza aos passos e também é algo primordial para uma boa coreografia, o Studio Raoni Bonança realizará a partir do dia 19 de outubro , ás 21h, um workshop de 4 aulas de Ladies Style.

     As aulas terão por objetivo ensinar as mulheres que gostam de dançar  charme, sensualidade, floreios, delicadeza, movimentos de quadril e cabeça. Normalmente os workshop de ladies tem como objetivo ensinar charmes apenas para um determinado estilo de dança, neste caso, o curso é aberto e voltado para que as mulheres possam usar o que aprenderem em qualquer ritmo.

    Os interessados podem fazer as inscrições na secretária da escola ( Rua do Centro, 132 - Camilopólis- Sto André) ou através do telefone: (11) 2598-0128 ou pelo site: www.studioraonionanca.com,  até o dia 16 de outubro ou enquanto houver vagas.

             
Serviço:

Workshop de Kizomba

Data de inicio: 19 de outubro ( segunda-feira)
Horário: das 21h ás 22h
Duração : 4 aulas
Valor: R$ 60,00
Local: Studio Raoni Bonança de Dança (Rua do Centro, 132 – Camilópolis-  Sto André)
Informações e inscrição: (11) 2598-0128 ou pelo site: www.studioraonionanca.com

Santo André sedia Fórum de Humanização da Saúde

Evento acontece no dia 21 de outubro, inserido na “Semana de Humanização Mahle”, promovida pela Associação Viva e Deixe Viver e Mahle Metal Leve. Informações podem ser obtidas no site www.vivahumanizacao.org.br.

A Associação Viva e Deixe Viver e a Mahle Metal Leve promovem, de 16 a 22 de outubro, a “Semana de Humanização Mahle”. O evento englobará a realização de seis Fóruns de Humanização da Saúde, um em cada unidade da empresa, para que todos os voluntários corporativos possam participar. Em Santo André (SP), o evento acontece no dia 21, das 9h às 22h, no Hospital Municipal de Santo André e é aberto a todos os interessados no tema.

“Queremos mostrar que a prática de ações ligadas à humanização está ao alcance de todos e distribuir informações sobre trabalhos científicos e cases sobre o tema, valorizando experiências praticadas em hospitais e projetos de sucesso”, afirma Valdir Cimino, fundador e presidente da Associação Viva e Deixe Viver.

O evento tem como intuito gerar produtividade nos temas que norteiam a o mundo da saúde. “Serão três horas em que valorizaremos a Política de Humanização da Saúde, com temas relacionados a atenção ao paciente, valorização dos profissionais da saúde e educação e promoção da geração do bem estar”, reforça o presidente do Viva.

Além dos voluntários corporativos da Mahle, o Fórum de Humanização será voltado a profissionais, educadores e estudantes que atuam na área da Saúde, além de parceiros, patrocinadores e apoiadores.

Iniciativa de sucesso
Realizados desde 2001, os Fóruns de Humanização da Saúde têm o objetivo de reunir os agentes de transformação para discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. As edições do evento acontecem em várias cidades brasileiras, oferecendo uma programação que inclui rodas de conversas e palestras.  A iniciativa tem tido grande êxito em estimular a percepção dos estudantes e profissionais da saúde sobre o acolhimento, a comunicação interpessoal na hospitalização até a desospitalização e o desenvolvimento do trabalho voluntário na saúde.

Os fóruns estão inseridos no projeto Viva Humanização, que promove as boas práticas da gestão do bem estar entre os sujeitos que produzem saúde. Todos os anos, além das discussões, o projeto apresenta uma pesquisa online e presencial de opinião publica sobre temas relativos a educação, saúde e voluntariado. Neste ano, o tema é “Acolhimento, comunicação e Voluntariado na Saúde”.

Serviço
Santo André sedia Fórum de Humanização da Saúde
Horário: das 9h às 22h
Data: 21 de outubro de 2015
Local: Hospital Municipal - Av. João Ramalho, 326 - Centro, Santo André - SP
Inscrições pelo site www.vivahumanizacao.org.br

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver - www.vivaedeixeviver.org.br - Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.245 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 92 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Bradesco e Volvo, em São Paulo, Unimed Rio e Rede D’Or, no Rio de Janeiro, e Magazine Luiza, em Recife.


Contatos com a Imprensa: Oficina da Palavra: (11) 3289-2139 – Luciana Garbelini: (11) 99292-2131 e Denise Lima: (11) 99611-7381

terça-feira, 13 de outubro de 2015

“Kind of blue” é tema de show no Sesc Pinheiros

Um disco gravado sem ensaios, em que as composições, todas originais, eram rascunhos do trompetista Miles Davis. Um álbum que vendeu milhões de cópias mundialmente e é considerado uma das gravações mais influentes da história da música contemporânea. Esses são alguns dos motivos que fizeram de Kind of Blue um dos discos definitivos da história do Jazz. Para celebrá-lo, o Sesc Pinheiros recebe, dia 16 de outubro, show em homenagem a esse álbum, dentro do projeto Audições Históricas.

Para tal, o guitarrista e compositor Lupa Santiago, diretor artístico do show,incumbiu-se de reunir um grupo para levar ao palco o repertório de Kind of Bluena íntegra. “Busquei músicos que têm intimidade com o gênero, vasta experiência e uma enorme capacidade de interagir na mesma linguagem. Esse grupo contribuirá não só para a execução mais próxima possível do original, mas também acrescentará a personalidade de cada um de seus integrantes”, comenta o músico.

Figura 1 Foto - Lupa Santiago, guitarrista e compositor,
reinterpreta Kind Of Blue, de Miles Davis.

 Dessa forma, as cinco canções do álbum So What, Freddie Freeloader, Blue in Green, All Blues e Flamenco Sketches serão executadas por Walmir Gil (trompete), Sérgio Galvão (sax alto/tenor), Vinicius Dorin (sax alto/tenor), Leandro Cabral (piano), Sidiel Vieira (contrabaixo) e Cuca Teixeira (bateria).

SOBRE OS MÚSICOS

Walmir Gil: o trompetista é um dos fundadores da Banda Mantiqueira, com quem se apresenta até os dias atuais, além de integrar a orquestra do cantor Roberto Carlos e a banda de Djavan. 

Sérgio Galvão: o saxofonista destaca-se por ter tocado ao lado de músicos como Leila Pinheiro, Roberto Carlos, Cássia Eller, Jorge Ben, Roberto Menescal, Guinga, entre outros. Em 2013, lançou o álbum Phantom Fish. Dedica-se à composição de trilhas para programas de TV.

Vinicius Dorin: o saxofonista iniciou sua carreira com a Orquestra Sambrasil de Itu e no conjunto Makros. Em 1993, passou a integrar o grupo de Hermeto Pascoal. Em 2004, lançou seu primeiro CD, Revoada, com participações de Hermeto Pascoal e Arismar do Espírito Santo.
Leandro Cabral: pianista, tecladista, compositor e arranjador. Aos 22 anos uniu-se à banda de Ed Motta. Fez parte da última formação do grupo instrumental do trompetista Márcio Montarroyos.
Sidiel Vieira: o contrabaixista e compositor já atuou na Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Jazz Sinfônica de Diadema e na Bissamblazz Big Band, com quem acompanhou artistas como Johnny Alf, Alaíde Costa, Filó Machado, Theo de Barros, Dominguinhos, Francis Hime, Proveta, Bocato e Vinicius Dorin.

Cuca Teixeira: o baterista já fez parte das bandas de Marina Lima, Maria Rita (com quem participou do renomado Montreux Jazz Festival) e Paula Lima. Lançou, em 2009, o álbum instrumental Neural Code, ao lado do guitarrista Kiko Loureiro e do baixista Thiago Espírito Santo.




SOBRE KIND OF BLUE, DE MILES DAVIS

Na gravação original, Miles Davis (trompete) contou com John Coltrane (sax tenor), Julian “Cannonball” Adderley (sax alto), Jimmy Cobb (bateria), Paul Chambers (baixo acústico) e Bill Evans (piano), além da participação de Wynton Kelly (piano) na faixa Freddie Freeloader. Lançado em 17 de agosto 1959, Kind of Blue marcou o início do Jazz modal. Todas as composições do álbum viraramstandards do gênero, utilizados constantemente até os dias de hoje por músicos para estudo e  performance.

Os títulos das músicas foram dados depois das gravações. So What reúne ideias tradicionais, como a melodia baseada em pergunta e resposta, e inovações como a melodia no baixo  e a harmonia modal. Freddie Freeloader foi a primeira a ser gravada, uma homenagem a Freddie, um barman amigo de Miles que assistia a todos os shows. Por muitos anos se questionava a autoria de Blue in Green, se de fato seria só de Miles, com tantos elementos de Bill Evans. Em 1986, Miles Davis assumiu para seu biógrafo oficial, Quincy Troupe, que Bill e ele escreveram juntos. All Blues foi escrita em andamento 4/4 e no estúdio Miles decidiu que deveria ser 6/8. Flamenco Sketches reflete influência clássica e impressionista, e em alguns momentos a sonoridade ibérica.

Kind of Blue foi muito bem recebido por críticos e público. O álbum foi um dos eventos mais provocativos no Jazz desde os anos 40, tocando sem parar em todas jukeboxes, estações de rádio e jazz clubs. E mesmo sendo uma banda impecável, ela foi desfeita em 1960 e os integrantes formaram seus próprios grupos, seguindo suas carreiras como líderes.

Dos músicos que participaram desse álbum, Jimmy Cobb é o único ainda vivo. John Coltrane foi o primeiro a morrer em 1967 de câncer no fígado. Paul Chambers morreu em 1969 de tuberculose, com 34 anos e da mesma forma Wynton Kelly em 1971 com 40 anos. Cannonball morreu de derrame em 1975, Bill Evans faleceu em 1980 de pneumonia e úlcera. Miles Davis morreu em 1991, após sofrer um derrame.


AUDIÇÕES HISTÓRICAS – KIND OF BLUE             
Local: Teatro Paulo Autran (1.010 lugares)
Dia: 16 de outubro (sexta-feira), às 21h
Duração: 60 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira). R$ 20,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência). R$ 12,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). Ingressos à venda pelo Portalsescsp.org.br a partir de 6/10 (terça-feira), às 16h30, e nas bilheterias do SescSP a partir de 7/10 (quarta-feira), às 17h30. Venda limitada a quatro ingressos por pessoa. Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.



SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 6,00.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SESC PINHEIROS: Com Canal Aberto | Márcia Marques | Fernanda Araujo Contatos: (11) 2914 0770 / 99126 0425 marcia@canalaberto.com.br | fernanda@canalaberto.com.br Com Poliana Queiroz | Érica Georgino | Isabela Lisboa Contatos: (11) 3095.9423, 3095-9446 ou 3095.9425 imprensa@pinheiros.sescsp.org.br SESC PINHEIROS NAS REDES: www.facebook.com/sescpinheiros www.twitter.com/sescpinheiros www.youtube.com/sescpinheiros www.instagram.com/sescpinheiros CANAL ABERTO ASSESSORIA DE IMPRENSA MÁRCIA MARQUES Fones: 11 2914 0770 Celular: 11 9 9126 0425 Email: CANAL.ABERTO@UOL.COM.BR