quinta-feira, 20 de abril de 2017

DOUTORES DA ALEGRIA APRESENTA MOSTRA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

A associação Doutores da Alegria realiza, nos dias 26 27 de abril (quinta e sexta-feira, 19h) mais uma edição de sua Mostra de Criação Artística dos Ex-Alunos e Alunos(MOCREA). As apresentações, com entrada franca mediante retirada de senha com uma hora de antecedência, serão no Auditório da Biblioteca Oswald de Andrade, Centro, emSão Paulo.

O evento abre espaço para que jovens artistas em formação e profissionais formados pelo Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ) da Escola dos Doutores da Alegria possam compartilhar sua produção artística.

Assim, reúne cenas criadas a partir de processos de pesquisa em sala de aula e cenas inéditas, desenvolvidas fora da Escola. A troca de experiências entre os artistas e a interação com o público abrem caminho para a reflexão da arte e revelam o pensamento de uma escola comprometida em formar e difundir com excelência a linguagem do palhaço.
Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ)
O PFPJ completa 13 anos em 2017 e já formou 161 jovens. É uma iniciativa de cunho artístico e social que permite jovens de 17 a 23 anos, oriundos de comunidades populares, iniciem uma carreira artística voltada para a linguagem do palhaço. Durante dois anos e meio, os jovens artistas recebem uma bolsa-auxílio mensal para custear transporte. O processo de seleção, por meio de edital, é bianual.

Com metodologia única e abrangente, os artistas em formação experimentam diversas manifestações artísticas inerentes à linguagem do palhaço. O programa oferece ainda a disciplina de elaboração de projetos culturais e sociais. Neste período, também oferece espaço para a realização de encontros artísticos abertos ao público, onde os alunos podem mostrar seus trabalhos e experimentos e contar sobre seus percursos artísticos e profissionais. 

Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 25 anos utiliza a arte do palhaço para qualificar relações humanas em hospitais. Além das visitas contínuas, entre suas atividades destacam-se a formação, a ampliação do acesso à cultura e a geração de conteúdo para a sociedade. O trabalho da ONG, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas.

MOCREA – MOSTRA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA DOS EX-ALUNOS E ALUNOS
Data: 26 e 27 de abril – Quarta e quinta-feira, 19h.
Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo (SP).
Entrada Gratuita – Retirar senha com uma hora de antecedência. Acessibilidade.
Coordenador Artístico e do PFPJ: Heraldo Firmino
Palhaços: Amanda Massaro, Dario França, David Casanova, Denner Barbosa,
Elton Modesto, Fabiano Santos, Felipe Fernandes, Fernando Proença,
Jean Salustiano, Jean Rocha, Jéssica Ferreira, Jussara Freitas, Leninha Silva,
Letícia Fornagiero, Lucas Guilherme Soares, Mariá Guedes, Naiana Padial,
Paloma Pedroso, Priscyla Klepscke, Rafael Santos, Robert Durval, Roger Querubin,
Rogério Nascimento, Tiago Bispo, Ton Moura e Wil Souza.


Espetáculo "Aeroplanos" em Santo André