sexta-feira, 17 de julho de 2015

15 lugares para visitar que revelam a história de São Paulo

"Viaduto do Chá e Praça da Sé são só alguns dos lugares representativos e históricos de São Paulo", afirma a estudante Nathalia Gorga, que visitou o centro de São Paulo por dois dias e ficou encantada com o que encontrou por lá. "A Catedral da Sé e o Theatro Municipal também contam muita história", completa. 

A capital paulista, fundada em 1554, ainda conserva espaços e construções emblemáticas que contam a sua trajetória até alcançar o posto de maior metrópole do Hemisfério Sul. Isabela Rossi trabalhou seis meses no centro da cidade e afirma que foi o suficiente para respirar a história de São Paulo. "Sempre que chegava à (rua) Libero Badaró, eu era remetida a várias épocas diferentes", diz.

Confira uma linha do tempo com lugares que contam um pouco dos 461 anos da cidade:

1. 1554 - A data não podia ser melhor representada do que pelo Pateo do Collegio, local emblemático, localizado no centro da São Paulo, onde teve a cerimônia oficial de fundação. 

2. 1598 - Quer regressar para este ano, visite o Mosteiro de São Bento. Ele faz referência aos beneditinos que chegaram à cidade neste ano. Em 1634, foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. Foi nele que o Papa Bento XVI ficou hospedado durante sua visita ao país.


3. 1825 - Passear pela Rua 25 de Março não é só prazeroso por encontrar muita variedade de produtos, que vai de roupas a enfeites, a preços populares! A rua remete ao ano 1825, data de seu surgimento, quando imigrantes árabes abriram as primeiras lojas no local. Além disso, o nome faz alusão à data da criação da primeira constituição brasileira outorgada pelo imperador D. Pedro I.

4. 1827 - Com um Brasil já independente (1822), a cidade de São Paulo ganha uma importante instituição, a Academia de Direito, localizado no Largo São Francisco. Foi responsável por formar figuras públicas importantes, que protagonizaram movimentos que marcaram a história do país, como as Diretas já. 

5. 1834 - Quem visita o Solar da Marquesa, no centro da capital paulista, faz uma viagem a 1834, data em que a marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, comprou o sobrado.

Solar da Marquesa 
(Foto: José Cordeiro/SPTuris.)


6. 1890 - A data marca a fundação da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Hoje é considerado o maior centro de negociação com ações da América Latina. 

7. 1891 - É neste ano que é inaugurada a avenida mais famosa da cidade, Avenida Paulista, local onde os barões do café - ouro negro que movimentou a economia brasileira no século XIX - construíram suas mansões. Algumas dessas construções foram consideradas Patrimônios Históricos, como a residência de Joaquim Franco de Mello construída em 1905 (fica no número 1919 da Avenida) e a Casa das Rosas, que era a casa de Ernesto Dias de Castro, com a primeira construção datada em 1935. (fica no número 37).

8. 1901- A data também é marcada pela fundação da Estação da Luz, inspirada na Abadia de Westminster, de Londres. Por ela, passaram figuras ilustres e os imigrantes que chegaram à cidade no século XX. Bem próximo a ela, está o Museu da Língua Portuguesa. 

9. 1910 - A data é um marco entre a velha e a nova cidade de São Paulo, delimitada pelo Vale do Anhangabaú. Até a data de independência do país (1822), a área era uma chácara de propriedade do Barão de Itapetininga, onde os moradores vendiam chá e agrião. Para chegar ao outro lado do morro era preciso atravessar a Ponte de Lorena, que em 1855 se transformou na Rua Formosa. A urbanização veio com o projeto de construção do Viaduto do Chá, em 1877.

Anhangabaú 
(Foto: José Cordeiro/SPTuris. )
 
10. 1929 - Uma visita ao Edifício Martinelli, idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli, faz uma alusão a data, que marca a fundação do primeiro arranha céus da América Latina. A construção fica no centro de São Paulo, entre as ruas São Bento, a famosa Avenida São João e a Rua Libero Badaró.

11. 1932 - Uma passada pelo jardim que aponta para a Avenida 23 de Maio, onde está localizado o Obelisco do Ibirapuera (Obelisco Mausoléu) é voltar para o ano de 1932 e recordar a Revolução Constitucionalista. O monumento foi inaugurado em 1955 e guarda os corpos de alguns dos combatentes. O nome da Avenida também faz referência à data que marca a morte dos quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).

Obelisco do Ibirapuera 
(Foto: José Cordeiro/SPTuris. )

12. 1933 - A data traz a imagem de um delicioso sanduíche de mortadela. Foi neste ano que foi inaugurado o Mercado Municipal de São Paulo, o conhecido Mercadão, que funciona na Rua 25 de Março. 

13. 1938 - A data remete ao surgimento da Estação Júlio Prestes, importante via para o transporte dos produtos da indústria cafeeira. O nome faz alusão ao ex-presidente do Brasil, Júlio Prestes.Hoje, ela abriga a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e a Sala São Paulo. 

14. 1954 - É o ano que comemora os 400 anos da cidade de São Paulo. Por esse motivo, a capital inaugurou o Parque Ibirapuera, o mais conhecido e frequentado parque da cidade. Junto a ele, foi inaugurado o Monumento às Bandeiras.

15. 1954 - O 4º centenário da capital também é comemorado com a inauguração da Catedral e da Praça da Sé. Em frente à Catedral, está o Marco Zero, monumento de mármore em forma de hexágono com um mapa das estradas que partem de São Paulo a outros estados.

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação - São Paulo Turismo (SPTuris)
Lilian Natal, Beatriz Oliveira e Marcelo Iha
Contato: (11) 2226-0409 / 0679 / 0420 - imprensa@spturis.com
Sala de imprensa: www.imprensa.spturis.com.br

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Orquestra Filarmônica de São Caetano realiza concerto com grupo Saxofonia

O quarteto Saxofonia é o ilustre convidado do quarto programa da Temporada 2015 da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, sob a regência do maestro titular Geraldo Olivieri Jr. O concerto, que tem o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, ocorrerá neste sábado (18/7), a partir das 20 horas, no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria). A entrada é gratuita – obrigatória apresentação de ingressos, que podem ser retirados na sede da pasta, na Avenida Goiás, 600, 4º andar, no Bairro Santo Antônio. 




Na audição, será demonstrado um contraste musical que poderá ser notado entre as melodias de Beethoven (será apresentada a primeira sinfonia do ciclo de nove compostas por ele) e dos brasileiros Antônio Guerrero e Liduino Pitombeira. Do compositor Guerrero será executada a obra Chorata, enquanto que de Pitombeira, o público poderá apreciar seu popular quarteto de sax com orquestra. 


Saxofonia – O quarteto, criado em 1990 por ocasião do Festival de Inverno de Campos do Jordão, tem em sua formação Marcos Pedroso (sax soprano), Milton Vito (sax alto), Ramiro Marques (sax tenor) e Ederson Marques (sax barítono). Em sua trajetória, o Saxofonia conquistou prêmios em concursos de música de câmara e foi responsável por estreias mundiais e latino-americanas à frente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra de Sopros Brasileira. Participou ainda de três edições do Encontro Internacional de Saxofonistas, realizado pelo Conservatório de Tatuí, ao lado dos maiores nomes do saxofone mundial como Claude Delangle, Eugene Rousseau e Dale Underwood. 

Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, pelos telefones 4232-1237 e 4232-1294. 

Secretaria de Cultura 
15/7/2015 

Legenda das fotos: 
Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul – Filarmônica de São Caetano fará apresentação na companhia do grupo Saxofonia (foto: Helber Aggio) 
Saxofonia – O quarteto de saxofonistas participará como solista em concerto realizado pela Filarmônica de São Caetano (foto: divulgação)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

40ª edição do Encontro de Carros Antigos foi dedicado à Dodge


Nesta última terça-feira, dia 14 de julho, o ParkShoppingSãoCaetano promoveu a 40ª edição do tradicional Encontro de Carros Antigos. O evento, gratuito e organizado pelo Automóvel Clube de São Caetano do Sul, homenageou os carros esportivos da marca Dodge.





Com motores conhecidos por sua potência, a marca possui uma legião de fãs pelo mundo e é venerada. Ela já foi fabricada no Brasil e conta com uma longa história que vem desde a década de 1970, com os desejados modelos Dart e Charger, que hoje são modelos reverenciados pelos colecionadores. Os carros da Dodge são conhecidos por seu alto desempenho e potência dos seus motores. Um dos mais lembrados é o motor V8, de combustão interna muito utilizada em automóveis de grande porte.













Além da oportunidade de conhecer outros modelos de veículos, os expositores puderam compartilhar suas experiências e amor pelos carros. Os interessados devem se inscrever no Automóvel Clube de São Caetano do Sul por e-mail (acscs@acscs.com.br) e contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul.

O encontro sempre acontece nas segundas terças-feiras de casa mês.
Fotos: Divulgação.



terça-feira, 14 de julho de 2015

Inaldo Lima lança novo CD e DVD

Apadrinhado pelo cantor Marciano, Inaldo Lima lança novo CD e DVD

O cantor Inaldo Lima, está trabalhando o novo CD e DVD da carreira totalmente produzido pelo amigo, cantor e compositor Marciano, da antiga dupla com João Mineiro e dono dos sucessos "Ainda Ontem Chorei de Saudades", "Seu Amor Ainda é Tudo", "Aline", entre outros. Em tempos de modernidade e transformação, ainda é possível manter as raízes e a essência do som que sempre moldou seu talento e o dom na trajetória artística. Completando 20 anos de carreira, passou por algumas parcerias em duplas, gravou alguns CD's, participou de programas de TV e Rádio por todo o Brasil e, agora, em carreira solo, apresenta seu novo álbum.

Foto: Divulgação.

Apadrinhado por Marciano, Inaldo Lima teve a honra da produção e direção de seu novo DVD pelo renomado cantor. "O Marciano, além de amigo e grande ídolo, me deu a honra na produção desse novo trabalho, inclusive, dividindo o palco comigo. Espero que vocês conheçam e também gostem deste álbum. Nele, trago uma mistura das músicas de raiz e também as mais atuais e universitárias." afirma Inaldo Lima.

Nascido em Manaíra (PB), seguiu para Irecê, na Bahia, local em que viveu parte de sua adolescência e logo começou a cantar. Aos 15 anos viajou para São Paulo, em São Caetano do Sul, cidade em que reside até hoje, e começou a trilhar novos projetos após anos trabalhando em diversas duplas.

Para contratar o show do cantor Inaldo Lima entre em contato (11) 9 9729-7820 l (11) 4227-5337

Exposição inédita "Guerreiros – os Maiores da História" em SCS

Empreendimento será o primeiro de São Paulo a exibir a mostra com mais de 150 peças, como, por exemplo, uma armadura do Rei Arthur

De 29 de junho a 30 de julho de 2015, o ParkShoppingSãoCaetano apresenta a exposição inédita "Guerreiros – os Maiores da História". Os visitantes poderão conferir de perto as curiosidades e detalhes dos cavaleiros medievais, samurais e grandes guerreiros de todos os tempos. A mostra é gratuita e reunirá mais de 150 peças, entre originais e réplicas, como espadas, armaduras, escudos, roupas, capacetes, peças arqueológicas, representação de famosas batalhas, entre outros objetos que ficarão expostos na Praça de Eventos do shopping.

"A atração apresenta uma diversidade cultural muito rica que, certamente, vai agradar o frequentador do ParkShoppingSãoCaetano. Além disso, por ser inédita em São Paulo, a mostra deve atrair visitantes de diferentes regiões da capital e do Grande ABC", comenta Beatriz Alves, superintendente do empreendimento.

Exibindo ParkShoppingSãoCaetano - Guerreiros Os Maiores da História (13).jpg
Foto: Divulgação.

A exposição está dividida em áreas classificadas segundo antigas civilizações: Gregos, Medievais, Persas, Egípcios, Romanos, Samurais e Vikings. Fazem parte da mostra, por exemplo, réplicas das armaduras do Rei Arthur e de "Alexandre, o Grande", uma espada medieval original do século XIV, machados de ferro originais dos vikings, uma ponta de lança romana original, armaduras originais dos samurais, uma réplica de um escudo persa e muito mais.
O acervo, pertencente à agência chilena Agosin, reúne peças de uma coleção privada e foi adquirido em países como Egito, Estados Unidos, Japão, Bulgária, Reino Unido, Tailândia, Espanha, Lituânia, China, entre outros. Os objetos mais antigos da exposição são moedas romanas, datadas dos anos 1600 a 1700 a.C., e os machados vikings que datam de 800-1000 d.C., e as katanas (espadas típicas usadas pelos Samurais) pertencentes ao Período Edo (1600-1800).

Exibindo ParkShoppingSãoCaetano - Guerreiros Os Maiores da História (6).jpg
Foto: Divulgação.

A mostra "Guerreiros", exibida com exclusividade pela Multiplan, faz parte da estratégia da empresa de levar a seus empreendimentos atrações culturais internacionais inéditas e gratuitas. " É uma exposição que tem o objetivo de levar cultura e conhecimento aos nossos clientes, além de entreter e divertir as pessoas de todas as idades. A exposição foi desenhada em parceria com a Multiplan que já possuiu uma ampla experiência em aliar as compras a lazer e diversão, com mais de dez mostras internacionais exibidas em nossos shoppings nos últimos quatro anos", afirma o gerente de marketing da Multiplan, Rodrigo Peres.

Guerreiros – os Maiores da História no ParkShoppingSãoCaetano
Gratuito
Período: De 29 de junho a 30 de julho de 2015
Endereço: Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h30 às 22h30, e aos domingos, das 14h às 20h.
Informações: 4003-4174 e www.parkshoppingsaocaetano.com.br  
      /pssaocaetano /parkshoppingsaocaetano


Estacionamento: Até 3 horas: R$ 6,00 + R$ 2,00 por hora adicional
Estacionamento VIP (Somente as sextas, sábados, domingos e feriados): Até 1 hora: R$ 13,00 + R$ 5,00 por hora adicional.
Estacionamento de Motos: Até 3 horas: R$ 3,00 + R$ 1,00 por hora
PROMOÇÃO ESTACIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA (EXCETO FERIADO)
*De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h às 15h, será cobrado R$ 3,00 pelo primeiro período. (exceto para o serviço de VALET).

Shopping Butantã com programação especial

Entre julho e agosto, o Shopping Butantã garante momentos de muito lazer e aprendizagem para pais e filhos. Além do tradicional Ponto do Piano, o empreendimento promove cursos gratuitos, a Feira do Livro e o quiosque New Games.

Até 02 de agosto, a Feira do Livro disponibiliza mais de 6 mil títulos que podem ser adquiridos com até 80% de desconto. Com entrada gratuita, a ação é organizada pela Toy Books e tem como objetivo tornar o hábito da leitura mais acessível. Dentre as opções estão livros infantis e infanto-juvenis, ficção estrangeira e nacional, autoajuda, romances e religiosos, além de clássicos da literatura brasileira e estrangeira como Willian Shakespeare e Júlio Verne. Ganham destaque também obras especializadas com foco em educadores, pais e professores, que abordam temas como sustentabilidade, hábitos de higiene ebullying. Participam da feira 15 editoras como Companhia das Letras, Ciranda Cultural, Girassol, Vale das Letras e Todo Livro. A Feira do Livro está situada em loja no Piso L1.

Para aqueles que curtem vídeo game, o quiosque New Games oferece uma variedade de jogos para os consoles Playstation, Xbox, Nintendo Wii, dentre outros. Clássicos e lançamentos podem ser encontrados a preços especiais, como ResidentEvil, Mortal Kombat X, Watch Dogs, Battlefield e CallofDuty. A New Games está situada no Piso L1.

Para os adultos, os cursos do Shopping Butantã estão com inscrições abertas. A programação inclui aulas de gastronomia, além de artesanato, beleza, estética, saúde e bem-estar.Para participar, basta trazer um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

Ao longo das próximas semanas, otradicional Ponto do Piano reúne trilhas sonoras de desenhos animados, além de MPB, Pop Rock e outros estilos.Mais informações podem ser encontradas no site:www.shoppingbutanta.com.br.Confira abaixo a programação completa.

Central de Cursos | JULHO

Gastronomia
- Polenta com molho especial
Data: 14/07/2015
Horário: 14h30

- Sopas famosas para o inverno: Vichyssoise e RedVelvet
Data: 15/07/2015
Horário: 14h30

- Massa básica de fogaccia de calabresa com farinha Nita
Data: 20/07/2015
Horário: 14h30

- Lindos biscoitos decorados com Mago
Data: 27/07/2015
Horário: 14h30

- Rocambole com recheio e rocambole com mousse de frutas com Marvi
Data: 31/07/2015
Horário: 14h30

Beleza e Estética: trazer a própria maquiagem
- Cuidados para a pele madura
Data: 17/07/2015
Horário: 14h30

- Look ombré
Data: 24/07/2015
Horário: 14h30

Artesanato:  trazer meia calça, meia ¾ e tesoura
- Bijuterias feitas com meia calça
Data: 21/07/2015
Horário: 14h30

Saúde e Bem Estar
- Samba
Data: 17/07/2015
Horário: 15h15

- Rumba, bolero e cia
Data: 24/07/2015
Horário: 15h15

- Emagrecer: reeducação alimentar
Data: 29/07/2015
Horário: 14h30

Central de Cursos | AGOSTO

Gastronomia
- Salgados e folhados com Mococa
Data: 03/08/2015
Horário: 14h30

- Cupcakes decorados para o dia dos Pais com Mago
Data: 04/08/2015
Horário: 14h30

- Massa de bolo de churros, massa de churros caseiro e creme de confeiteiro gourmet Mavalerio
Data: 05/08/2015
Horário: 14h30

- Sensação de legumes com Daucy
Data: 07/08/2015
Horário: 14h30

- Salgados para festa - Módulo 2: empadinhas e mini quiches
Data: 10/08/2015
Horário: 14h30

- Curso de Confeitaria Xamego Bom
Data: 11,19 e 25/08/2015
Horário: 14h30

- Rondelle feito com massa de semolina e uma deliciosa sobremesa
Data: 12/08/2015
Horário: 14h30

- Massas caseiras com molhos inovadores: nhoque de arroz com molho de alho e ervas, fetuccini com molho de manteiga, cebolas carameladas e sementes tostadas
Data: 13/08/2015
Horário: 14h30

- Delícias do Mar com Gomes da Costa
Data: 18/08/2015
Horário: 14h30

- Bolo naked de leite em pó, massa com delicioso recheio de leite em pó e farinha Nita
Data: 24/08/2015
Horário: 14h30

Beleza e Estética: trazer a própria maquiagem
- Manchas: cuidados, truques e maquiagem
Data: 14/08/2015
Horário: 14h30

- Maquiagem elegante para senhoras
Data: 21/08/2015
Horário: 14h30

Cuidados para a pele madura
Data: 28/08/2015
Horário: 14h30

Artesanato (20 vagas): trazer uma agulha de crochê nº 3 ou 3,5mm
- Cachecol de lá tricotado nos dedos
Data: 06/08/2015
Horário: 14h30

Saúde e Bem Estar
- Reviva o rock dos anos 50
Data: 14/08/2015
Horário: 15h15

- Fox, a dança mais elegante do mundo
Data: 21/08/2015
Horário: 15h15

- Glúten é um bom alimento?
Data: 26/08/2015
Horário: 14h30

- Divirta-se dançando o merengue
Data: 28/08/2015
Horário: 15h15

Mundo Verde: como emagrecer de forma saudável
Data: 31/08/2015
Horário: 18h30

Ponto do Piano


 - Chorinho, Samba-Canção, Adoniran Barbosa
Data: 24/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

- Pop Rock, temas de filmes e novelas, Henrique Iglesias, Shakira e Rick Martin
Data: 13/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

 - Rock Internacional, Temas infantis e Beatles
Data: 14/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h
- Atuais
Data: 15/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

- Temas do Oscar
Data: 16/07/2015
Horário: das 18h às 19h30

 - Latinas: Carlos Santana e Alejandro Sanz
Data: 17/07/2015
Horário: das 18h às 19h30

- Bossa Nova e Temas infantis
Data: 20/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

- Pop Rock- Temas de filmes e novelas
Data: 21/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

 - Rock: Titãs, Rita Lee e Lulu Santos
Data: 22/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

- Pop Rock Nacional: Kid Abelha e Adriana Calcanhoto
Data: 23/07/2015
Horário: das 18h às 19h30

- Bossa, Samba-Canção e Adoniran Barbosa
Data: 24/07/2015
Horário: das 18h às 19h30

 - MPB/ Bossa Nova e Samba-Canção
Data: 27/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h

- Atuais e Chorinho
Data: 28/07/2015
Horário: das 15h30 às 17h