quinta-feira, 23 de julho de 2015

Caffé Noturno, inspirado nas novelas de Pirandello, estreia no Viga Espaço Cênico

Dentre as muitas obras literárias de Pirandello, o espetáculo "Caffé Noturno"  reúne duas novelas do dramaturgo, poeta e romancista siciliano: "Com a morte em cima" e "O medo". E foi a partir do interesse do diretor Fabio Caniatto  pelas novelas de Pirandello – por considerar que certas informações na narrativa original apresentavam caminhos mais significantes – que surgiu o Caffé Noturno, que estreia dia 05 de agosto de 2015 às 21h no Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo, SP).
A primeira obra, "Com A Morte Em Cima", trata do encontro entre uma mulher e um homem em um café. Perspicaz observador do comportamento humano, o homem provoca em sua ouvinte - até então mais preocupada com seus compromissos sociais - pensamentos sobre a brevidade da vida e as relações entre as pessoas, bem como a reflexão sobre a condição humana diante do inevitável: a morte. No decorrer do diálogo, a mulher descobre que aquele homem foge de sua vida mediana e busca outro sentido para sua existência pulverizada e sem rumo.

Figura 1 – Os atores Aguinaldo Gabarrão e Keila Taschini – Foto: Diego Urbaneja

"O medo", a segunda novela, apresenta um casal de amantes torturados pela possibilidade de terem sido descobertos. Aterrorizado por supostos gestos e sinais reveladores do marido traído, Antonio age de forma ridícula e coloca em xeque a sua relação com Lilina, a mulher do amigo. Movido pelo medo, derruba a máscara social e apresenta-se como um homem frágil, condenado por suas próprias mentiras e sofrendo o escárnio da amante que, de forma inusitada, encontra uma saída perfeita, uma vez que o marido está prestes a chegar.
​​As duas narrativas possuem um aspecto comum: as personagens se relacionam de forma bastante particular com o fator tempo, que existe de forma dilatada e angustiante, ou o tempo que se esvai rapidamente. Em ambas as situações, esse tempo assume outra dimensão: ele reúne o passado que se afasta, mas precisa tornar-se palpável, tornar-se o presente que reserva o "agora", o qual as personagens desejam afastar. 

"Diante de uma porta fechada, um cachorro senta e espera, paciente, que lhe abram; no máximo, ergue de vez em quando uma pata e a arranha, emitindo uns gemidos baixinhos. Sendo cão, sabe que não pode fazer mais do que isso." (trecho extraído da novela "Cinci", de Pirandello)

​Esse trecho acima, extraído da novela "Cinci", de Pirandello, pode sintetizar, sem pretensão, o teorema lançado pelo autor a partir de vasta produção literária, base de desenvolvimento de suas 43 peças teatrais: um modo de ser da condição humana que não conhece mais as suas razões de existir, num mundo em profunda transformação.
O jogo mental dos personagens impõe a necessidade de tentar controlar fisicamente esse tempo psicológico, embora seus sentidos e percepções os enganem. Dessa forma, Caniatto insere um metrônomo mecânico posicionado no espaço cênico, que permite aos atores a manipulação de acordo com essa expectativa de tempo, para que cada segundo dure uma eternidade, ou para que as horas passem num simples pulsar.
​A delimitação do tempo também é expressa na cenografia: crua, quase inexistente, demarcada por fita adesiva, para que o expectador enxergue quais são os embates interiores dessas personagens e seus espaços de confronto ou aproximação.
​A iluminação e a operação do som são igualmente sutis, que permeiam a encenação e se tornam elementos dramatúrgicos elaborados pelos próprios atores, ressaltando o jogo estabelecido pelo encenador. 
​A base de estudo para a escolha das novelas veio por meio do livro "40 Novelas de Luigi Pirandello", selecionadas, traduzidas e com prefácio de Maurício Santana Dias, que, por esse trabalho, recebeu em 2008 o Prêmio Paulo Rónai da Fundação Biblioteca Nacional. Em 2010, Maurício foi finalista do Prêmio Jabuti com a tradução do livro "Trabalhar Cansa" de Cesare Pavese.

Sinopse 1
Duas novelas de Pirandello revelam o inusitado das relações humanas: um homem foge de casa para observar o mundo e, na sequência, um casal de amantes teme ter sido descoberto.

Sinopse 2
​Duas novelas de Pirandello trazem o tempo como elemento de ligação, angústia e tortura. Num café, um homem conversa com uma mulher sobre a brevidade da vida e as relações entre as pessoas, bem como sobre o inevitável da condição humana: a morte. No decorrer do diálogo, a mulher descobre que aquele homem fugiu de sua vida mediana e busca outro sentido para sua existência pulverizada e sem rumo.
​A segunda novela apresenta um casal de amantes temerosos com a possibilidade de terem sido descobertos. Preocupado com supostos gestos e sinais reveladores do marido traído que está prestes a chegar, Antonio age de forma ridícula e coloca em xeque a sua relação com Lilina, mulher de seu amigo, com quem ele trabalha. 
Sobre o autor
Luigi Pirandello foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e originalidade. Dedicado à literatura, de início escolheu a poesia, mas logo optou pela narrativa e pelo romance realista. Foi com o teatro, entretanto, que Pirandello tornou-se célebre. Após o êxito com "Assim É, Se Lhe Parece" (1917), foi consagrado com "Esta Noite Se Representa de Improviso", "Cada Um a Seu Modo" e "Seis Personagens à Procura de Um Autor", três peças que deram origem ao chamado "metateatro" ou "teatro dentro do teatro". Pirandello ganhou o Prêmio Nobel de literatura de 1934. O dramaturgo morreu em Roma, em 10 de dezembro de 1936. 

O diretor Fábio Caniatto
Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela UNICAMP, atualmente é orientador Artístico do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.  Foi Orientador de Artes Cênicas do SESI Rio Claro-SP, formador de professores do CENPEC- SP, Orientador Artístico do Programa Teatro Vocacional e Ademar Guerra, Diretor de Cena do Programa Fábricas de Cultura e docente no Grupo Educacional HOTEC. Como diretor, assinou 22 espetáculos. É ator da Pia Fraus Teatro há doze anos e participou de festivais nacionais e internacionais. Atuou na série infantil "Que Monstro te Mordeu" (TV Cultura/Primo Filmes-2014).
Os atores
Aguinaldo Gabarrão é ator formado em Artes Cênicas pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Responsável pelos seguintes projetos de formação de público: 2005 - "Projeto Mutirão14"; 2007 - "Projeto Ação Cênica Uninove". Principais peças: "O Alienista", dirigida por Eugênia Thereza; "Tributo a Bertold Brecht", "A serpente", "Gertrude Stein", "O professor" e "O Inspetor Geral", dirigidas pelo diretor Antônio Abujamra. Premiado como melhor ator coadjuvante da FEPAMA com o espetáculo "Bodas de Lata" em 2001. Foi dirigido também por Jayme Compri, diretor artístico do grupo "Boi voador", no processo do espetáculo "O Olimpo dos Orixás", e por Hamilton Saraiva.
Keila Taschini é bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (1996). Fez parte do Primeiro Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI. No teatro, foi dirigida por Hugo Possolo, Jairo Mattos, Luiz Valcazaras, Débora Dubois, Luciana Barone, Tiche Vianna e José Geraldo Rocha. No cinema, atuou em mais de 10 curtas-metragens, entre eles "A Estrutura da Bolha de Sabão", dirigido por Tarsila Nakamura, exibido no festival Kinoforum em 2013 e em Cannes (Short Film Corner) em 2014; "Desconsolo", dirigido por Jardel Tambani, exibido em vários festivais pelo país. Atualmente, trabalha na montagem do curta/documentário "Atadas", contemplado no edital Carmem Santos de Cinema para Mulheres do Ministério da Cultura. 
Ficha Técnica
Novelas: Luigi Pirandello/ Direção: Fábio Caniatto/ Elenco: Aguinaldo Gabarrão e Keila Taschini/ Concepção da Luz e Cenografia: Fábio Caniatto/ Figurinos e adereços: Ana Griz/ Tradução das novelas: Maurício Santana Dias/ Produção Executiva e Gestão do Projeto: Aguinaldo Gabarrão/ Revisão de Texto: Nathalia Fernandes/Fotografias de cena e ensaios: Diego Urbaneja/ Projeto Gráfico: Waldeli Roberto Serachiani/ Produção:Espaço Incerto

Serviço
"Caffé Noturno"
De 05 de agosto a 08 de outubro de 2015
Quartas e quintas-feiras às 21h               
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Piscina
Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo (próximo ao Metrô Sumaré – Linha Verde).
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada R$ 20,00)
Telefone: (11) 3801-1843 / facebook.com/vigaespacocenico
Duração: 60 minutos/ Lotação: 40 lugares/ Recomendação: 14 anos
O espetáculo começa rigorosamente no horário. Não será permitida a entrada após o início da sessão.

Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques: canal.aberto@uol.com.br
Fones: 11. 2914-0770 / 11. 9. 9126-0425

Daniele Valério: daniele@canalaberto.com.br
Fones: 11. 9. 6705-0425/ 11. 9. 8435-6614

É amanhã! Adolar Marin no Sesc São Caetano



O cantor e compositor Adolar Marin apresenta um show em clima intimista e revisita a carreira no show Voz, Violão e Piano amanhã, dia 24 de julho, no Sesc SCS. Além de canções de seus três CDs, novas releituras da música brasileira e também músicas que estarão presentes em seu quarto álbum, em fase de pré-produção. 



Além Dali, com letra de Lúcia Santos, é uma das novidades. A canção, de 2014, embora inédita em disco, estreou bem nos palcos: Adolar a cantou como convidado da Orquestra Sinfônica de Santo André. Também no repertório, Meu Choro Seu Riso, música com a qual ganhou o Prêmio Sesc de Música Tom Jobim em 2013 e Miguilim, canção baseada em conto de Guimarães Rosa. Adolar, além dos violões de aço e nylon, terá o acompanhamento do pianista Pedro Amuí.




Amanhã: sexta-feira, 24 de julho, 20h

Local: Sesc São Caetano

Rua Piauí, 554 - Bairro Santa Paula - São Caetano do Sul

Ingressos disponíveis

www.sescsp.org.br


terça-feira, 21 de julho de 2015

Doutor Lubrifica inaugura em São Caetano do Sul

No último dia 16 de julho foi realizado no Jardim São Caetano o evento que determina o início da expansão da marca na região do Grande ABC. Fixada na cidade de São Caetano do Sul, convidados especiais, formadores de opinião, empresários e imprensa, todos passavam pelo tapete vermelho que os direcionava à apresentação do primeiro carro da frota.  

Foto: Divulgação.


A marca delivery, que já iniciou as atividades no dia seguinte, garante um serviço classe A com preço popular. Com seu jargão:
 " Simplifique, chame a Doutor Lubrifica" promete agilidade, preço e qualidade sem sair de sua casa ou escritório. E o mais interessante: sem custo de mão de obra e visita.

Foto: Divulgação.

Dos serviços realizados:
Troca de óleo
Troca de filtro de: óleo, combustível, Ar do motor e Ar de cabine
Higienização do Ar Condicionado
Lavagem Ecológica





Histórico do proprietário: Thiago Brito

Envolvido com o setor automobilístico desde criança, sua experiência na indústria automotiva se iniciou quando tinha apenas 14 anos de idade. Empresas importantes como: Stevaux, Brosol e Dana fortaleceram sua carreira de Engenheiro até entrar na MWM. Com formação em Engenharia de Controle e Automação e MBA em Gestão de Negócios, atuou por muitos anos fora do Brasil em alguns países da Ásia, Europa e Américas, no qual gerenciou a Engenharia de Serviços localizada no México - onde residiu por 2 anos. Com esta experiência, surgiu uma oportunidade melhor na empresa Brasmeck Juntas Automotivas,no qual Thiago gerencia a Engenharia de Desenvolvimento e Processo e também uma nova planta do grupo.



A ideia da Dr. Lubrifica surgiu por experiência própria quando em uma ocasião um de seus amigos quase fundiu o motor por ter esquecido de trocar o óleo e, também, quando por necessidade percebeu que não conseguia tempo suficiente para uma troca de qualidade de alguns itens de seu carro.

Realização e produção: 
Base Comunicação
(11) 2534-2204
Ana Silvia E.Barroso
Diretora de Planejamento
(11) 9 9359-2779





segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dinâmica da Quietude é tema de vernissage fotográfica

Até o dia 28 de julho  Mercearia São Roque recebe a exposição fotográfica de Alê Rodrigues, Dinâmica da quietude, em que em suas fotos expressam muitas emoção e mostra um olhar tranquilo e quase silencioso das conexões entre a praia e o mar.

Essa série de fotografias mostra uma nova leitura poética da paisagem litorânea, buscando uma contemplação silenciosa e reflexiva. Procurando observar o contraste entre o dinâmico e o estático para expressar o sentimento do tempo passando devagar, onde você está verdadeiramente conectado com o momento presente. Representa o quão importante é estar observando o mar e as dinâmicas envolvidas - vento, maré, ondas e como isso se reflete como nossos pensamentos. 

As perturbações e noticiários sensacionalistas e também sentimentos ruins, raiva e inveja são passageiros e dinâmicos, como as ondas, ou o vento. “Se tivermos a quietude para observarmos e aprendermos com o mar, seremos seres humanos melhores e mais pacíficos. Assim, veremos mais paz no mundo, consequentemente“, aponta o fotógrafo Alê Rodrigues.
Todos os quadros na exposição estão a venda. Contatos com o fotógrafo pelo site http://www.alerodrigues.com

Serviço:
Vernissage Dinâmica da Quietude
Data: de 13 a 28 de julho
Local: Mercearia São Roque - Rua Amauri, 35, São Paulo - SP.

Sobre Alê Rodrigues
Formado em Engenharia Mecânica pela FEI. Nascido em São Paulo, Brasil; começou a fotografar com filme em 2006 numa câmera Yashica, um presente de seu pai.
Possui um estilo “Em busca da profundidade” que o levou a especializar-se em paisagens , natureza e surf para seus trabalhos autorais.
Por meio de sua arte, está o interesse de levar uma mensagem adiante em estimular as pessoas para a conscientização de preservação da paz interior, com a emoção gerada pelas fotografias. Possui fotografias autorais expostas nas galerias Photoarts Brasil, uma galeria com preços mais acessíveis onde parte do faturamento vai para o TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer.
Sua inspiração vem do mar, dos momentos em que está em contato com a natureza, dos livros que lê, dos filmes que assiste, das músicas que ouve, dos lugares por onde viaja e da frase: "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Mais informações no site: http://www.alerodrigues.com