segunda-feira, 13 de maio de 2013

´Pessoa´



PESSOA
O espetáculo, agora repaginado, porque novas páginas entraram no seu texto e porque novas cenas nasceram dessas páginas, revela a intimidade do escritor português Fernando Pessoa e descreve sua visão de mundo, traduzindo um homem angustiado e um artista incansável. Originalmente o texto que tinha sido compilado a partir de notas de rodapé do poeta, traz agora alguns apontamentos do Livro do Desassossego. Com Marcos Lemes, direção de Silvio Vieira e assistência de Paulo Sarri.

"...Eu não te quereria para nada senão para não te ter. Eu não saberia nunca como ajeitar a minha alma a levar o meu corpo a possuir o seu. Dentro de mim, mesmo ao pensar nisso, tropeço em obstáculos que não vejo, enredo-me em teias que não sei o que são. Nada mais tenho a dizer-lhe. Creia que a admiro tanto quanto posso. Ia me ser agradável que pensasse em mim às vezes..."

Marcos Lemes, DRT 18.004/SP, é pós-graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (São Paulo) e em Jornalismo Cultural pela Universidade Metodista de São Paulo, formado como ator e diretor pela Escola Livre de Teatro (Santo André), graduado em Artes Plásticas pela FATEA (Santo André), formado em Iluminação Cênica pelo Centro de Pesquisa Teatral (São Paulo). Estudou Acrobacia Aérea com Rodrigo Matheus, Comédia Dell'Arte com Tiche Vianna, Iluminação com Guilherme Bonfanti e Direção Teatral com Antônio Araújo e teve também como professores Cacá Carvalho, Maria Lúcia Pereira, Marco Antônio Guerra, Márcio Tadeu, Hamilton Saraiva, Luis Fernando Ramos, entre outros. Trabalha como diretor, ator, light designer, professor e escritor. Recentemente coordenou as atividades do projeto teatral Teatro Insano, Companhia Expressa de Theatro, Companhia do Erro, Companhia da Brisa e Teatro No Meio-Fio e Teatro Extremo. Atualmente dirige os espetáculos Pandolfo Pereba, Quase Em Casa e Macbeth.Lady e atua como ator nos monólogos Pessoa e Glória. É autor do livro de contos Pedro, pela editora Alpharrábio.

"Saudades! Tenho-as até do que me foi nada, por uma angústia da fuga do tempo e uma doença do mistério da vida. Caras que via habitualmente nas minhas ruas habituais – se deixo de vê-las entristeço; e não me foram nada, a não ser o símbolo de toda a vida..." 

Cia Expressa de Theatro - Criada em 1996 tem como proposta a investigação e realização de espetáculos solos. Em suas montagens destacamos os espetáculos PESSOA, dirigido por Silvio Vieira, RECADO, dirigido por Silvio Vieira, CONFIDÊNCIAS MASCULINAS, dirigido por Paulo Sarri, FRANKENSTEIN, dirigido por Cleiton Pereira. Todos os espetáculos acima com o ator Marcos Lemes.

"...O ponto central da minha personalidade como artista é que sou um poeta dramático; tenho continuamente em tudo o quanto escrevo a exaltação íntima do poeta e a despersonalização do dramaturgo. Voo outro, eis tudo..."

Ficha Técnica
Atuação, compilação de textos e iluminação: Marcos Lemes
Assistência de direção, sonoplastia e operações: Paulo Sarri
Direção: Silvio Vieira
Produção: Companhia Expressa de Theatro