sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Roupa Nova em São Caetano em dezembro!

Depois de um ano INCRÍVEL, nada melhor do que fechar com Roupa Nova na cidade que mais fizemos shows em 2015.
Será dia 19 de dezembro, no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano do Sul.
Você não pode ficar fora desse show. Os ingressos ainda não estão à venda, mas a UP Eventos, assim que divulgar, vocês saberão em primeira mão, aqui pelo Telas e Palcos!


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CAIXA CULTURAL SP APRESENTA ‘GALANGA, CHICO REI’

No mês da consciência negra, o espetáculo de teatro musical afro-brasileiro fala das raízes africanas em composições inéditas


            "Chico Rei" é um espetáculo de teatro musical afro-brasileiro. A partir da história da figura mítica de Chico Rei, a peça retoma a sonoridade do congado com composições inéditas de Paulo César Pinheiro. Este, que sempre trabalhou com raízes africanas, vem se aprofundando no teatro e em composições inéditas para ritmos tradicionais como já foi o caso da capoeira em "Besouro Cordão-de-Ouro". Com direção do consagrado João das Neves, narração do músico e ator Maurício Tizumba, e patrocínio da CAIXA, a fabulosa história de ‘Galanga, Chico Rei’ é contada em apresentações gratuitas de 12 a 22 de novembro, de quinta a domingo, às 19h15.

            A peça traça um panorama da história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para no Brasil tornar-se herói. Na peça, usa-se a congada - bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejo, cavalgadas e levantamento de mastros e muita música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos. Estes rituais são dedicados à protetora tradicional dos negros no Brasil, Nossa Senhora do Rosário, e vários santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia.
            Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do nosso país e da cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. E usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contadas, muitas vezes, de forma simultânea. O cenário reproduz cenicamente um quartel de congadeiro, local onde se faz as festas e cerimônias, apresentando algumas formas dos 7 termos fundamentais do congado e suas coreografias.  
            O espetáculo repete a parceira entre Paulo César Pinheiro, João das Neves e Maurício Tizumba iniciada no premiado Besouro Cordão-de-Ouro em 2006, e dá continuidade à pesquisa e à linguagem desenvolvidas naquele musical – que mostrou inovação na temática, na música e na linguagem cênica e que recebeu ainda, em uma turnê de quatro anos, o prêmio Shell de melhor música e diversas críticas entusiasmadas em todo país.

            Ao longo da temporada, a equipe aprofundou a relação com a linguagem. O trabalho em conjunto resulta agora nesse segundo projeto.
LINKS (Vídeo - Youtube):
Espetáculo Musical "Galanga, Chico Rei"- Parte 01

Espetáculo Musical "Galanga, Chico Rei"- Parte 02

Espetáculo Musical "Galanga, Chico Rei"- Parte 03

EQUIPE TÉCNICA
Texto e música: Paulo César Pinheiro
Direção e cenário: João das Neves
Direção musical: Titane
Figurinos: Rodrigo Cohen
Iluminação: Paulo César Medeiros
Técnico de Luz: Orlan Sabará   
Programação visual: Marcos Correa
Direção de Produção: JLM Produções Artísticas
Elenco: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Cimara Fróis, Felipe Gomes, Kátia Aracelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia, Rodrigo Jerônimo e Wellison Pimenta.









Serviço:
Espetáculo ‘Galanga, Chico Rei’
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Data: 12 a 22 de novembro (quinta-feira a domingo)
Hora: 19h15
Informações: (11) 3321-4400 
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 80 lugares

Duração: 90 minutos
Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Oficina gratuita
“O tambor e a música afro-mineiros e seus desdobramentos corporais”
MinistrantesArtistas do espetáculo Galanga Chico Rei 
Data e horário: 11/11/2015 às 14h
Vagas: 25
Inscrições: de 30/10/2015 a *04/11/2015 mediante carta de intenção para o e-mail: oficinagalanga@gmail.com
Duração: 04 horas
Modalidades: percussão, canto e dança
Público-alvo: Artistas com facilidade rítmica e interesse pela dança

*Inscrições para oficina prorrogadas até dia 08/11/2015
Assessoria de Imprensa do espetáculo
Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787


Lisbela e o Prisioneiro leva clima circense ao Teatro Promon a partir de 7 de novembro

O tom lúdico marca a encenação do espetáculo Lisbela e o Prisioneiro - adaptação da obra literária do escritor pernambucano Osman Lins (1924- 1978) -, que volta em cartaz na cidade depois de temporadas no Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Uberlândia e Ribeirão Preto. A reestreia é dia 7 de novembro, sábado, 21h, no Teatro Espaço Promon, com temporada até 6 de dezembro.

A trama - que já rendeu várias montagens e a versão cinematográfica de Guel Arrais - envolve o artista mambembe Leléu (Luiz Araújo) que chega a cidade de Vitória de Santo Antão com seu circo, após se engraçar com a mulher de um matador de aluguel, o vilão Vela de Libra (Fernando Prata). Na cidade Leléu conhece Lisbela (Ligia Paula Machado), que está de casamento marcado com Douglas (Luccas Garcia), porém ambos se apaixonam, tornando-se prisioneiros deste amor.

Com direção de Dan Rosseto e Ligia Paula Machado, com supervisão artística de Francisca Braga, a encenação promove o encontro do real com a fábula. Assim, o espectador acompanha a história desse amor apresentada como uma peça do circo de Leléu.

Além de interpretar e cantar, o elenco de 8 atores participa de números de circo ao lado de 5 acrobatas (que também atuam em cena), além de 8 músicos, que interpretam as 14 canções selecionadas em pesquisa. Todos apresentam diversos números de circo como trapézio, lyra, tecido acrobático, corda indiana, malabares, clown, mágica e acrobacias de solo, coordenados pelo artista circense Roger Pendezza, que optou por uma concepção baseada no artista mambembe brasileiro.  O espetáculo ainda tem coreografias de ballet, roller dance, samba e ballet contemporâneo, também assinadas por Ligia Paula Machado.

Música - Os músicos interpretam ao vivo canções de Zé Ramalho, Pixinguinha, Dominguinhos, Filipe Catto, Caetano Veloso e João Pernambuco, entre outros, com os arranjos do maestro e diretor musical Dyonisio Moreno, que trabalhou as músicas regionais dando uma levada pop rock, mesclando instrumentos regionais com eletrônicos.


foto: Divulgação.


Cenário e Figurino - A criação do espaço cênico foi inspirada nos circos itinerantes do século passado, que eram totalmente móveis, permitindo diversas combinações cenográficas durante a peça, como uma grande caixa surpresa. Já os figurinos foram pensados como uma atualização dos tipos clássicos do circo teatro, com o cômico, a trapezista, o apresentador entre outros, só que em um novo desenho, de acordo com as personagens e aproveitando materiais essencialmente brasileiros: rendas, cordas e bordados. Essa criação será feita pelo premiado cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro.


Sobre o elenco

Lisbela: Ligia Paula Machado (28 anos)
Atriz, produtora, diretora, coreógrafa, cantora, bailarina clássica e sapateadora. Há 8 anos trabalha produzindo espetáculos em São Paulo com sua empresa, a MP - Produção Cultural. Há 14 anos está na carreira artística, durante este tempo atuou em 11 espetáculos, dentre eles 7 foram suas produções. 

Na MP - Produção Cultural além de dirigir a empresa, Ligia ainda realiza a elaboração dos projetos nas leis de incentivo a cultura e a captação dos recursos. Durante estes 08 anos de produção garantiu grandes patrocinadores para seus projetos, como: Banco Bradesco, Lojas Riachuelo, Aché Farmacêutica, Tokio Marine Seguradora e SCANIA do Brasil. Também formada em Fonoaudiologia e especialista em voz profissional concilia sua vida artística com o consultório e o trabalho de fono empresarial. 

Leléu: Luiz Araújo
Formado pela Escola de Artes Dramáticas da USP, já atuou em mais de 15 peças de teatro com destaque para HECUBA de Eurípedes, dirigido por Gabriel Villela, ZORRO, O MUSICAL com direção de Roberto Lage, TIETA DO AGRESTE, O MUSICAL de Jorge Amado, com direção de Christina Trevisan, TOM E VINICIUS, O MUSICAL de Daniela Pereira de Carvalho, dirigido por Daniel Herz e GAROTA GLAMOUR com texto e direção de Wolf Maya, MANIA DE EXPLICAÇÃO de Adriana Falcão, dirigido por Gabriel Vilela. Foi indicado ao PREMIO QUALIDADE BRASIL na categoria Melhor Ator de Musicais, por TIETA DO AGRESTE, O MUSICAL. Na TV atuou na minissérie DALVA & HERIVELTO de Maria Adelaide Amaral. No cinema participou dos filmes JOVENS TARDES, CAMA DE GATO, CODA, NÃO VAI SE FÁCIL e DESATINO. 

FICHA TÉCNICA:   
Autor: Osman Lins  
Adaptação e supervisão geral: Francisca Braga  
Direção Geral: Dan Rosseto e Ligia Paula Machado 
Direção Musical: Dyonisio Moreno  
Supervisão Circense: Roger Pendezza  
Repertório Musical: Francisca Braga 
Elenco: Luiz Araújo (Leléu), Ligia Paula Machado (Lisbela), Luccas Garcia (Douglas), Maria Bia(Inaura), Nill de Pádua (Tenente Guedes), Fernando Prata (Vela de libra/Frederico Evandro), Jonatan Motta (Cabo Citonho), Milene Vianna (Francisquinha).
Acrobatas: Roger Pedenzza, Tarik Henrique e Lucas Garavatti
Músicos: João Paulo Pardal (guitarra e violão), Renan Cacossi (pífano e flauta transversal), Maristela Silvério (piano), Jonatan Motta (violino), Azael Rodrigues (bateria e percussão), Daniel Warchauer (acordeon), Augusto Brambilla (baixo acústico e elétrico)
Coreografias: Ligia Paula Machado e Roger Pendezza
Instrutor de Roller Dance: Alex Bonanza
Cenografia, figurinos e designer de luz: Kleber Montanheiro
Técnico de Som: André Breda
Técnico de Luz: Jackson Oliveira
Aderecista: Michele Rolandi
Costureira: Euda Alves de Souza
Fotos: Caio Gallucci
Assistentes de Produção: Luccas Garcia e Bruno Santos
Direção de Produção: Ligia Paula Machado  
Realização: MP - Produção Cultural   

SERVIÇO:
LISBELA E O PRISIONEIRO – O MUSICAL

TEATRO ESPAÇO PROMON
Av Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Itaim Bibi - Cep: 04543011 - São Paulo /SP

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia-entrada)

Direito à meia entrada:  Idosos com 60 anos ou mais, professor da rede pública e privada, estudante, cliente Tokio Marine Seguradora (até 4 ingressos), cliente ACHÉ Farmacêutica (até 4 ingressos), classe artística com DRT (2 ingressos),Funcionário Público, funcionários do Condomínio São Luiz.

Obs.: Estacionamento no local. / Acessibilidade.

Horário: sábados 21h00 / domingos 16h00 e19h00
Data: Reestreia 07/11/2015 até 06/12/2015 (exceto dia 05/12).
Classificação: Livre.
Duração: 105 Minutos.
Capacidade do Teatro: 290 lugares
Site:www.lisbelaeoprisioneiro.com.br
Vendaswww.ingressorapido.com.br / 11. 4003 – 1212
Valores diferenciados para Grupos:contato@mpproducaocultural.com.br


Horário de funcionamento da Bilheteria do Teatro:
Quarta a Sábado das 14:00 às 20:00
Domingo das 14:00 às 19:00.
*Dias de espetáculo 2h antes do início da sessão.

Formas de Pagamento:
Amex, Diners, Dinheiro, Hipercard, Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.

#CHday – Um dia de homenagem ao eterno Chaves

No dia 28 de Novembro, completará 1 ano do falecimento do criador, roteirista e ator, Roberto Goméz Bolaños, que é o eterno protagonista das séries Chaves e Chapolin, exibidas há mais de trinta anos no Brasil. Como forma de homenagear o ídolo de milhões de pessoas em todo o mundo, o Fã Clube Chaves e sua Turma realizará na data o #CHday, um evento com entrada gratuita em São Caetano do Sul/SP.





Por ser um seriado cômico, o #CHday trará um dia de alegria, encontro entre fãs, exibição de episódios inéditos e de depoimentos gravados com celebridades que são fãs; além de concurso de fantasias, quiz e lojinhas com produtos relacionados ao tema CH. Em meio às atrações, está ainda um encontro de Food-Trucks com temas relacionados ao México e ao seriado, com: comidas mexicanas, sanduíches de presunto, churros, paletas, cafés especiais e refrescos (inclusive de tamarindo). 





O evento terá a presença da dubladora da personagem Chiquinha na série, a Cecilia Lemes, e também do artista Paulo Terra que, juntamente com sua equipe, fará um grafite ao vivo. 








Mas o ponto forte do #CHday será às 17h, com a soltura de balões brancos em homenagem ao mestre Chespirito. E, além desta programação, o Fã Clube Chaves e Sua Turma garante que o dia será cheio de surpresas para os fãs presentes.









Serviço
Evento: #CHday – Chespirito eterno em nossos corações
Público: fãs, admiradores e fanáticos por CH
Local: Estação Jovem – São Caetano do Sul (Rua Serafim Constantino s/n PISO SUPERIOR – Modulo II do Terminal Rodoviário Nicolau Delic)
Horário: 11 às 18h
Realização: Fã Clube Chaves e Sua Turma
Obs.: os participantes que levarem 1 Kg de alimento para o evento estarão ajudando o fundo social da cidade e ganharão 01 brinde do evento.





Teatro Municipal de Santo André recebe exposição sobre a Copa Libertadores

O Teatro Municipal de Santo André receberá de 05 de novembro a 06 de dezembro a exposição “Libertadores – Paixão que nos une”. Realizada pela Bridgestone, patrocinadora máster da Copa Libertadores e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a mostra apresenta fotos e infográficos que trazem o resgate histórico da principal competição futebolística das Américas. O projeto, organizado pela Cultura Sustentável, é inspirado no livro homônimo de Nicholas Vital e conta com as fotografias de Alexandre Battibugli.

A exposição é itinerante e já esteve em diversas estações de metrô da capital paulista (estação Paraíso, estação Corinthians - Itaquera e estação Clínicas). “Libertadores – Paixão que nos une”conta com diversas imagens inéditas que mostram os principais momentos ao longo das décadas de disputa da Copa Bridgestone Libertadores.

Livro “Libertadores – paixão que nos une”

Chegando a sua segunda edição, o livro “Libertadores – paixão que nos une”, que inspirou a exposição, é um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – com apoio do Ministério da Cultura. A obra mostra a história do campeonato, os grandes craques, infográficos, com dados detalhados de tudo o que o apaixonado por futebol gostaria de saber sobre a Libertadores e curiosidades de todas as edições da competição.

O livro terá toda a arrecadação das vendas doada para a Fundação Cafu e pode ser encontrado nas livrarias Cultura, Saraiva, Nobel, Livraria da Vila e Travessa RJ, na Apple Store e pelo sitewww.paixaoquenosune.com.br

Serviço:
Exposição: Libertadores – Paixão que nos une.
Data: 05 de novembro a 06 de dezembro.
Local: Teatro Municipal de Santo André (saguão) - Praça IV Centenário - Centro - Santo André.

Sobre a Bridgestone
Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo.Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.
No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Saiba mais em  www.bridgestone.com.br

Sobre a Cultura Sustentável

A Cultura Sustentável é uma empresa especializada em consultoria e produção de projetos culturais, sociais, ambientais e esportivos. Com ampla experiência no mercado apresenta as melhores soluções no uso das leis de incentivo, por meio de estratégias personalizadas para cada área, aliando comunicação, economia e visibilidade às empresas.

Saiba mais em www.culturasx.com.br

Grupo Máquina PR
Igor Taborda - igor.taborda@grupomaquina.com - Tel: +55 11 4433-1021/ +55 11 98539-7761
Wagner Gomes - wagner.gomes@grupomaquina.com – Tel: +55 11 3147-7426
Fernando Kadaoka -fernando.kadaoka@grupomaquina.com - +55 11 3147-7498

Luiza Caspary, Tânia Khalill e Jair Oliveira em prol da acessibilidade cultural

Projetos "Abra os Olhos" e "Desafio Acessível" buscam colocar em pauta os problemas encontrados por pessoas com deficiências entusiastas de eventos culturais


Três artistas em nome de uma causa nobre: a acessibilidade cultural. Assim surge mais uma causa do “Movimento Abra Os Olhos”, com a missão de tornar a cultura e a música acessíveis para todos. Em uma série de vídeos, Luiza, Jair e Tânia chegam propõem um bate papo para a conscientização sobre o tema. O primeiro vídeo da série já foi lançado nessa semana e está disponível no link:https://youtu.be/9bcyB3OBDQQ. O “Movimento Abra Os Olhos” é uma realização da Sentidos Produções.
Além do bate papo, os artistas também lançam uma novidade: o “Desafio Acessível”. Assim como vários desafios que já viralizaram nas redes sociais, a intenção desse é especial: mostrar e incentivar artistas a se aproximarem do público com deficiência, realizando pequenas ações. Nessa primeira etapa, artistas que forem desafiados devem se descrever fisicamente em um vídeo para pessoas cegas e, ao final, desafiar uma nova pessoa.

Foto: Divulgação.

A preocupação com a acessibilidade é de grande importância para os dias atuais. Segundo o censo do IBGE de 2010, cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, sendo que essas pessoas muitas vezes deixam de ir a eventos culturais por falta de acessibilidade, deixando de exercer o direito de usufruírem, criarem e participarem das políticas culturais. Espaços públicos, políticos e culturais sofrem diariamente com a falta de recursos para as deficiências, que são várias: auditiva, visual, motora e intelectual. O objetivo do Movimento é conscientizar a população para que pessoas com ou sem deficiência possam ocupar o mesmo espaço, desfrutando de maneira justa o mesmo espetáculo.
Um exemplo disso é a Luiza Caspary, única cantora do Brasil a fazer música para cegos e surdos. Suas apresentações contam com recursos de audiodescrição, libras, legenda e acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Tudo isso começou com a audiodescrição do clipe “O caminho certo”, o primeiro a ser lançado com esse recurso no país: https://youtu.be/9M33bGKXF5I.

Fonte| Movimento Abra os Olhos
Atendimento | Juliana Gaspar – 11 9 9200-2911 – julianag@tudoempauta.com.br
Coordenação de Atendimento | Leandro Giometti - 11 9 9200-5404 - leandro@tudoempauta.com.br
Diretora de operação| Patrícia Saraiva – patricia@tudoempauta.com.brDireção Executiva| Erika Digon - erika@tudoempauta.com.br