segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CAIXA CULTURAL SP APRESENTA ‘GALANGA, CHICO REI’

No mês da consciência negra, o espetáculo de teatro musical afro-brasileiro fala das raízes africanas em composições inéditas


            "Chico Rei" é um espetáculo de teatro musical afro-brasileiro. A partir da história da figura mítica de Chico Rei, a peça retoma a sonoridade do congado com composições inéditas de Paulo César Pinheiro. Este, que sempre trabalhou com raízes africanas, vem se aprofundando no teatro e em composições inéditas para ritmos tradicionais como já foi o caso da capoeira em "Besouro Cordão-de-Ouro". Com direção do consagrado João das Neves, narração do músico e ator Maurício Tizumba, e patrocínio da CAIXA, a fabulosa história de ‘Galanga, Chico Rei’ é contada em apresentações gratuitas de 12 a 22 de novembro, de quinta a domingo, às 19h15.

            A peça traça um panorama da história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para no Brasil tornar-se herói. Na peça, usa-se a congada - bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejo, cavalgadas e levantamento de mastros e muita música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos. Estes rituais são dedicados à protetora tradicional dos negros no Brasil, Nossa Senhora do Rosário, e vários santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia.
            Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do nosso país e da cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. E usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contadas, muitas vezes, de forma simultânea. O cenário reproduz cenicamente um quartel de congadeiro, local onde se faz as festas e cerimônias, apresentando algumas formas dos 7 termos fundamentais do congado e suas coreografias.  
            O espetáculo repete a parceira entre Paulo César Pinheiro, João das Neves e Maurício Tizumba iniciada no premiado Besouro Cordão-de-Ouro em 2006, e dá continuidade à pesquisa e à linguagem desenvolvidas naquele musical – que mostrou inovação na temática, na música e na linguagem cênica e que recebeu ainda, em uma turnê de quatro anos, o prêmio Shell de melhor música e diversas críticas entusiasmadas em todo país.

            Ao longo da temporada, a equipe aprofundou a relação com a linguagem. O trabalho em conjunto resulta agora nesse segundo projeto.
LINKS (Vídeo - Youtube):
Espetáculo Musical "Galanga, Chico Rei"- Parte 01

Espetáculo Musical "Galanga, Chico Rei"- Parte 02

Espetáculo Musical "Galanga, Chico Rei"- Parte 03

EQUIPE TÉCNICA
Texto e música: Paulo César Pinheiro
Direção e cenário: João das Neves
Direção musical: Titane
Figurinos: Rodrigo Cohen
Iluminação: Paulo César Medeiros
Técnico de Luz: Orlan Sabará   
Programação visual: Marcos Correa
Direção de Produção: JLM Produções Artísticas
Elenco: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Cimara Fróis, Felipe Gomes, Kátia Aracelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia, Rodrigo Jerônimo e Wellison Pimenta.









Serviço:
Espetáculo ‘Galanga, Chico Rei’
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Data: 12 a 22 de novembro (quinta-feira a domingo)
Hora: 19h15
Informações: (11) 3321-4400 
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 80 lugares

Duração: 90 minutos
Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Oficina gratuita
“O tambor e a música afro-mineiros e seus desdobramentos corporais”
MinistrantesArtistas do espetáculo Galanga Chico Rei 
Data e horário: 11/11/2015 às 14h
Vagas: 25
Inscrições: de 30/10/2015 a *04/11/2015 mediante carta de intenção para o e-mail: oficinagalanga@gmail.com
Duração: 04 horas
Modalidades: percussão, canto e dança
Público-alvo: Artistas com facilidade rítmica e interesse pela dança

*Inscrições para oficina prorrogadas até dia 08/11/2015
Assessoria de Imprensa do espetáculo
Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787


Nenhum comentário:

Postar um comentário