quinta-feira, 2 de julho de 2015

Theatro São Pedro recebe o Ballet Stagium em Figuras e Vozes

O espetáculo Figuras e Vozes, do Ballet Stagium, faz curtíssima temporada - de 08 a 10 de julho de 2015 - no Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo. Nessa coreografia, a companhia se lança no desafio de investigar o estado de espírito dadaísta, como ele emergiu e suas implicações na nossa contemporaneidade. Essa produção da companhia tem o apoio do programa O BOTICÁRIO NA DANÇA.
A pesquisa do Stagium caminhou pelos conflitos da primeira grande guerra mundial, quando o Dadaísmo surgiu com a clara intenção de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo. Como ideologia, o dadaísmo agregava forte conteúdo anárquico, opondo-se a qualquer tipo de equilíbrio e racionalidade. Nesse sentido, a criação artística da época também adentrava em um novo olhar, que obrigava o espectador a mudar o ângulo de visão.
Em Figuras e Vozes, o aleatório e o acaso brotam como provocação num mundo totalmente institucionalizado e movido pela rapidez das informações, colocando em questão a finalidade das nossas ações. O espetáculo propõe uma nova perspectiva do olhar, com o intuito de recriar nossos valores e rever o nosso universo simbólico, instigando assim a busca das muitas respostas para as nossas eternas perguntas.

Foto: Divulgação.


Para Décio Otero, idealizador da companhia, "o fato de criar uma companhia independente em 1971 foi um ato de heroísmo no Brasil. Hoje, nesse trabalho, tratando da filosofia do Dadaísmo, nos transportamos para início do grupo, quando do nada criamos uma companhia atuante, consistente e referencial. E assim continuamos, mais de quarenta anos depois, transformando o nada em algo que sempre acaba nos surpreendendo". Márika Gidali, também fundadora do Stagium, complementa: "É divertido ter liberdade total de criação e ao mesmo tempo nos darmos o direito de brincar com esta utopia. O respaldo veio, logicamente, da bagagem consistente desses anos todos, que foi um aprendizado diário". Sobre a persistência da companhia em estrear trabalhos e continuar na estrada, o diretor conclui que o romantismo talvez seja o motivo de estarem lutando sempre: "Desde o nosso encontro em 1971, sempre fomos românticos em todos os sentidos, acreditamos que a nossa opção de vida atua de alguma forma na sociedade que estamos inseridos, daí a nossa insistência".

Ballet Stagium - histórico
O Ballet Stagium é uma companhia de dança contemporânea, reconhecida nacionalmente por seu projeto de engajamento político. Fundada por Marika Gidali e Décio Otero, em outubro de 1971, na cidade de São Paulo, contou com o apoio e influência da classe teatral local.
A companhia foi fundada em plena ditadura militar, uma época de censura, repressões e violência, de severas punições a qualquer manifestação artística de cunho político, econômico e/ou social.
Temas como o racismo, violência, opressões e genocídios foram retratados em seu repertório, que em parceria com Ademar Guerra, desafiou a censura dançando textos proibidos na época como Navalha na carne, de Plínio Marcos, sob o título Quebras do mundaréu, em 1975.
O Ballet Stagium foi a primeira companhia a utilizar música popular brasileira em sua trilha sonora, e desde sua criação, fez inúmeras viagens por todo o Brasil, do extremo norte ao extremo sul do país, num convés da barca Juarez Távora, durante quinze dias, no Rio São Francisco ou no chão batido das terras indígenas do Alto Xingu, sempre incorporando em seus espetáculos as linguagens dos locais por onde passava, não se restringindo ao eixo Rio de Janeiro - São Paulo.
Com coreografias adaptáveis a qualquer cenário, fizeram e fazem apresentações em pátios de escolas públicas das periferias dos grandes centros, favelas, igrejas, praias, hospitais, estações de metrô ou em presídios.
A companhia conta em sua história com mais de 80 coreografias no decorrer desses 44 anos. Realizou aproximadamente 3359 (três mil trezentos e cinquenta e nove) espetáculos, assistidos por aproximadamente 1 851 692 (um milhão, oitocentas e cinquenta e uma mil, seiscentas e noventa e duas) pessoas, só nos dados estatísticos entre os anos de 1971 e 2009.

Ficha Técnica
Direção: Marika Gidali e Decio Otero/ Ideia e Coreografia: Décio Otero/ Direção Teatral: Marika Gidali/ Roteiro Musical: Décio Otero/ Músicas: Rene Aubry, Meredith Monk, Marlui Miranda,Tetê Spindola, Yann Tiersen, Wim Mertens, Arthur Honegger, Hugo Ball e Germaine Albert Birot/Desenho de Luz: Edgard Duprat/ Edição Trilha Sonora: Aharon Gidali e Decio Otero/ Direção de Arte e Figurino: Marcio Tadeu/ Assitência de Figurinos: Sebastiana Maria dos Santos /Graffite Arte: Augusto (Ueny)/ Produção: Marika Gidali/ Grupo de Pesquisa: Marika Gidali, Decio Otero, Ademar Dornelles, Marcos Veniciu e Fabio Villardi/ Poemas: "Karawane" de Hugo Ball e "A Batalha" de Ludwig Kassar/ Voz: Marcio Tadeu/ Fotógrafos: Arnaldo J.G. Torres/ Professores: Decio Otero, Áurea Ferreira e Eduardo Bonnis/ Secretários: Jose Luis Santos Oliveira e Yolanda Gidali/ Agradecimentos: Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura e Douglas Canjani/ Elenco:Paula Perillo, Eugenio Gidali, Ariadne Okuyama, Glaucio Malheiro, Camila Lacerda, Márcia Freire, Eduardo Mascheti, Renata Medeiros, Roberta Silva, John Santos, Bruno Fortunato, Rodolfo Goulart, Cristiano Souza e Fabio Villardi

Serviço
FIGURAS E VOZES - De 08 a 10 de julho de 2015 - Quarta a sexta, às 20h
THEATRO SÃO PEDRO  
Endereço: Rua Doutor Albuquerque Lins, 207 - Barra Funda - São Paulo/ SP
Capacidade da Sala: 636 lugares
Ingressos: R$ 20,00/ R$ 10,00 (meia) / Duração - 60 min / Faixa etária - LIVRE
Tel.: (11) 3661-6600
Bilheteria: (11) 3667-0499 Horários para venda antecipada: das 10hs as 20hs ( Terça a Domingo)
Vendas pela internet no site www.ingressorapido.com.br. Tel: 4003 1212
Cartões: Visa e Visa Electron/ Ar-condicionado/ Bar & Café/ Acessibilidade para Pessoas com Deficiência

Urbana Legion celebra "Dia do Rock" em grande festival no ABC


O Urbana Legion, um dos maiores tributos já prestados ao lendário Legião Urbana, segue com a agenda bastante movimentada e sempre marcando presença em eventos importantes. 
 
O supergrupo formado por Egypcio (vocal – Tihuana), Marcão (guitarra – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca), Lena (baixo – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca) e PG (bateria – Tihuana) é uma das atrações do festival #MIXAOVIVO, que celebra o Dia Mundial do Rock. O evento acontece, no próximo dia 12 de julho (domingo), no Parque Central, em Santo André, e também contará com a participação de grandes nomes como NX Zero, Detonautas e Camisa de Vênus. A entrada é gratuita!
 
O Urbana Legion mostra revisitações para os clássicos de um dos maiores ícones do rock nacional. Com uma pegada mais "moderna", mas "sem sair do original", o grupo, selecionou aproximadamente 30 músicas retiradas dos quatro primeiros discos dos brasilienses para sair em turnê pelos quatro cantos do país.
 
O repertório composto por "Tempo Perdido", "Geração Coca-Cola", "Pais e Filhos", Que País é Esse?", "Índios", "Monte Castelo", "Será", "Faroeste Caboclo", entre outras composições, tem comovido fãs de todas as idades.
 
Os próximos compromissos do grupo são os seguintes:
12/07 – #MIXAOVIVO | Parque Central – Santo André/SP
15/08 – Chevrolet Hall – Belo Horizonte/MG
21/08 – TBA – Macapá/AP
17/09 – Los Angeles – EUA
30/09 – Educadora FM – Campinas/SP
 
A ideia de reunir esse time partiu de Egypcio, que já havia feito a seleção musical baseada nos quatro primeiros álbuns da Legião Urbana para serem apresentados na forma de um show tributo. Porém, o atual momento do país, com a nação em sua maioria de jovens clamando por mudanças, a ideia ganhou força e rapidamente ganhou os palcos.
 
O principal intuito do Urbana Legion é levar aos jovens de hoje a incontestável e magnifica obra do Legião Urbana com suas letras poéticas e contestadoras, mantendo a fidelidade musical, além de relembrar a energia que essa banda tinha e que muitas pessoas¸ infelizmente, não tiveram o privilégio em assistir. 
 
O estilo roqueiro e despojado da banda-tributo vem invadindo as principais rádios de rock do país. Após "Tempo Perdido", o novo single a explodir no dial é "Andrea Doria", que já integra a programação da 89,1 FM em São Paulo, Rádio Cidade 102,9 FM no Rio de Janeiro, Ipanema FM 94,9 em Porto Alegre, Educadora FM 91,7 de Campinas e região, e muitas outras espalhadas por todo Brasil.
 
Links relacionados:
https://www.facebook.com/radiomixfm
https://www.facebook.com/urbanalegion
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR
 
Serviço Santo André
#MIXAOVIVO – Em comemoração ao Dia Mundial do Rock
Bandas: NX Zero, Detonautas, Urbana Legion, Camisa de Vênus
Dia: 12 de julho (domingo)
Local: Parque Central
End: R. José Bonifácio, s/nº - Vila Assunção
Início do evento: 12h
Entrada Gratuita
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1644462349101307/
Cartaz: 
 
Próximas divulgações THE ULTIMATE MUSIC – PR:
10/07 – Bullet For My Valentine – Vanilla Music Hall – Curitiba/PR
11/07 – Bullet For My Valentine – Via Marquês – SP/SP
19/07 – Opeth – Carioca Club – SP/SP
22/07 – Strange Days – A Tribute to The Doors – Teatro Mars – SP/SP
31/07 – SuidAkrA – Stonehenge Rock Bar – BH/MG
01/08 – SuidAkrA – ThorHammerFest 2015 – Inferno Club – SP/SP
02/08 – Sampa Music Festival 13 – Espaço Victory – SP/SP
08/08 – Taake | Agosto Negro – Clash Club – SP/SP
09/08 – Taake | Agosto Negro – Teatro Odisseia – RJ/RJ
15/08 – The Adolescents – Hangar 110 – SP/SP
23/08 – Matanza – Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Osasco/SP
05/09 – Overload Music Festival – Via Marquês – SP/SP
06/09 – Overload Music Festival – Via Marquês – SP/SP
13/09 – At the Gates – Clash Club – SP/SP
24/09 – Faith No More – Espaço das Américas – SP/SP
25/09 – Faith No More – Rock in Rio 2015 – RJ/RJ
25/09 – Nightwish – Rock in Rio 2015 – RJ/RJ
26/09 – Nightwish – HSBC Brasil – SP/SP
12/10 – Blind Guadian + Circle II Circle – HSBC Brasil – SP/SP
17/10 – Skillet – Music Hall – BH/MG
23/10 – Skillet – Vanilla Music Hall – Curitiba/PR
24/10 – Skillet – Audio Club – SP/SP
31/10 – CJ Ramone – Hangar 110 – SP/SP
14/11 – Millencolin – Carioca Club – SP/SP
12/12 – NOFX – Via Marquês – SP/SP
Mais informações em sobre os shows acima em http://theultimatemusic.com.
 
Atenciosamente,
Costábile Salzano Jr
The Ultimate Music – PR
11 4241.7227 | 11 964.197.206
press@theultimatemusic.com
http://theultimatemusic.com
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR
http://twitter.com/ultimatemusicpr
https://www.facebook.com/costabile.salzano

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Banda Vinho e Vinil lança novo disco no Garrafas Bar

No sábado (04), o Garrafas Bar recebe a banda mineira Vinho e Vinil que mistura Rock com elementos da Música Popular Brasileira.

A banda foi formada em Belo Horizonte e reside em São Paulo desde 2006. Em sua discografia constam 03 CDs e 01 DVD, todos autorais, sendo dois CDs gravados em estúdio, um CD ao vivo e um DVD duplo que registra show gravado no final de 2014 em São Paulo. O Vinho e Vinil é formado pelos músicos: Sãozinho(voz), Leo Giorni (guitarra), David Esteves (baixo) e Amynthas Coura (bateria). O grupo já participou de festivais nacionais importantes de música autoral pelo país, como o Festival Certame da Canção em Tatuí, oFestival de Ilha Solteira e o Festival Fun Music 2009, onde conquistou o primeiro lugar com a música "Brazilian Music”. Também esteve presente em importantes veículos como: “Vitrine do Faustão”- Globo, trilha sonora de dois episódios de “A Fazenda” - Record, entrevista no programa “Cesta de Música”- Rádio CBN e emplacou música no “Temos Vaga” da Rádio 89FM.

No show deste sábado a banda traz o show do DVD “Ao vivo em São Paulo” lançado no final de 2014 e que já passou por diversas cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Buenos Aires-AR. No repertório, músicas autorais como “Senzala” e “Saudade” e releituras de Caetano Veloso e Os Mutantes.

Para ver alguns vídeos da banda, só clicar aqui e ir ao canal oficial no Youtube.


Sobre o bar:

Localizado no coração da Vila Madalena, o Garrafas Bar foi criado em 2013 por 6 amigos. É um bar de ambiente descontraído que procura celebrar a interação entre as pessoas e que promove semanalmente shows musicais, exposições de arte e fotos e ações culturais para troca de livros.

Serviço:
Garrafas Bar
Rua Wizard, 252 -  Vila Madalena – São Paulo/SP
Fone: (11) 4301-9800
Banda Vinho e Vinil – Sábado (04) - Entrada: Até 19hs: GRÁTIS - Após 19hs: R$20. Horário do Show: 21h30
Estacionamento: Não
Acesso e banheiro para deficientes: Sim
Forma de Pagamento: Dinheiro, Débito (Visa, Mastercard e ELO) e Crédito (Visa, Mastercard e American Express)
Capacidade do Local: 150 pessoas




Câmara das artes: exposição em São Bernardo do Campo


Vamos prestigiar nossos artistas!
É amanhã, a partir das 18h.
Não percam!


Fundação Pró-Memória lança livro sobre sociedade de amparo aos migrantes nordestinos em São Caetano

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul lançará na próxima terça-feira (7/7), às 19h30, no prédio da instituição (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula) o livro Migrantes Amparados: a atuação da Sociedade Beneficente Brasil Unido junto a nordestinos em São Caetano do Sul (1950-1965), de autoria de Cristina Toledo de Carvalho.

A publicação apresenta os principais aspectos da política de amparo empreendida pela Sociedade Beneficente Brasil Unido. Fundada no dia 2 de julho de 1950, em São Caetano do Sul, no contexto dos intensos processos de urbanização e industrialização da cidade e região, a entidade tinha como propósito precípuo a prestação de assistência a migrantes nordestinos, a partir de ações de natureza filantrópica e mutualista.

“Consideramos esta publicação uma importante contribuição à história local, tendo em vista a seriedade com que os documentos são analisados e o ineditismo do tema ao apresentar outros personagens característicos de nosso meio”, afirma a presidente da Pró-Memória, Sonia Xavier.

Cristina é graduada em História pela Universidade do Grande ABC (2002) e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2012). Desde 2003, é historiadora da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. É também autora de mais de 40 artigos publicados na revista Raízes, publicação semestral da instituição, além de ser integrante de seu Conselho Editorial.

Projeto Editorial – Esta é a vigésima sexta publicação da Fundação Pró-Memória e integra o Projeto Editorial da instituição, uma de suas linhas de atuação. A produção editorial teve início em 1998, com o livro Diário de Fim de Século. Notas sobre o Núcleo Colonial de São Caetano no Século XIX, de autoria do sociólogo José de Souza Martins, e consiste em um dinâmico instrumento de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural de São Caetano do Sul.



A produção de informação histórica e de memória, enquanto ação de preservação, e disseminada ao público, contribui para a construção da identidade social do município, democratizando e valorizando aspectos do passado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780 ou pelo email 

1/7/2015
Marília Tiveron
Fundação Pró-Memória