quarta-feira, 5 de junho de 2013

Festival Gastronômico de Santo André terá inicio com: “Sabores na Rua”

Restaurantes participam de evento gastronômico na rua inédito no ABC
                A arte e alquimia, empregados em receitas e pratos cuidadosamente elaborados por profissionais experientes e renomados, não está mais limitada ao espaço físico dos restaurantes, isto porque seus proprietários estão aderindo cada vez mais aos eventos gastronômicos de rua.
O projeto “Chefs na Rua” (tipo de uma feira em que restaurantes vendem versões mais baratas de seus pratos), por exemplo, já é realizado com sucesso na capital paulistana, compondo inclusive, a programação da Virada Cultural.  
As feiras de alimentação ao ar livre, em suas muitas versões, atraem um número significativo de pessoas dispostas inclusive, a enfrentarem filas.
A oportunidade de saborear um prato mais requintado e elaborado por um preço menor  e conhecer o Chef ou o restaurante são os principais atrativos e motivo de adesão a esse tipo de evento, além disso, a possibilidade de acompanhar bem de perto a elaboração das refeições, para muitos, consiste numa experiência tão agradável e prazerosa quanto a degustação, afinal, o simples hábito da alimentação, já não nos satisfaz...
Trajetória histórica
...A história da gastronomia não é diferente das outras. Passou de uma resposta à simples necessidade de alimentação para um processo de evolução que envolveu descobertas, aprimoramento de técnicas e emprego de ingredientes que, até hoje, vão dos simples aos mais exóticos e representam antes de tudo a trajetória do homem e seu estado de espírito....
Ingredientes, formas e sabores são elaborados nas formas mais variadas que se possa imaginar para diferentes ocasiões e grupos. Tão diversificada quanto a cultura, hoje, a gastronomia com todas as suas particularidades, procura ocupar um espaço mais democrático.  Eventos como Sabores na Rua sintetizam muito bem esse anseio. 
Sabores nas Rua  de Santo André
Os festivais de natureza gastronômica estão se tornando cada vez mais comuns em diversas regiões do país e não poderia ser diferente em Santo André.   O ABC também é celeiro rico e importante no segmento, sendo inclusive muito bem representado por grandes chefs e restaurantes, portanto, não poderia deixar de ingressar nesse projeto.
O projeto Sabores na Rua de Santo André terá sua primeira edição em junho e vai compor a primeira etapa do Festival Gastronômico de Santo André – 2013,  evolução do grande sucesso que foi o Festival de Comida de Botequim (2002 – 2007), justificado pela busca de qualidade nos estabelecimentos participantes.
Esse mesmo sucesso, somado à visibilidade crescente do mercado gastronômico junto às diversas mídias e público tornaram imprescindível a criação do Festival que não poderia ter nessa versão 2013 um inicio mais receptivo e saboroso.
Com apoio da Prefeitura de Santo André e de várias entidades, o evento contará com a participação de reconhecidos restaurantes, bares, pizzarias e demais casas de Santo André que compõem o segmento.

Eles organizarão a elaboração de pratos sofisticados, preparados em barracas instaladas no estacionamento da Prefeitura Municipal de Santo André, a preço moderado e popular, atendendo assim um público que sempre quis conhecer e experimentar uma culinária mais refinada.  Os pratos (diferenciados) custarão entre R$ 5 e R$ 25 reais.

O evento tem como foco principal a atração de um público que, por motivos variados não tiveram ainda a oportunidade de conhecer e frequentar estabelecimentos conceituados pela qualidade e requinte de seus pratos.

Sabores na Rua será, antes de tudo, um evento que abrirá novas expectativas e oportunidades para empreendedores e clientes.

Estrutura

O local contará com estrutura necessária e adequada ao evento como:  gerador,  área para limpeza de utensílios e espaço para circulação técnica, além da estrutura individual e interna (organizada por cada participante).

O projeto conta com uma adesão inicial para esta 1ª edição de 17 barracas, 15 restaurantes participantes e estima-se que cada um deles sirva até 300 refeições durante o evento.

Restaurantes participantes

Empório D´vino     
Prato:   Raviolli de Cacau

Botequim Carioca
Prato :  Sanduiche de Lascas de Pernil

Edo Sushi  
Prato:  Temaki  e Yakissoba

O melhor pudim do Mundo
Sobremesa:  Pudim de leite condensado

Pizzaria Quartiere
Prato:  Pizzas

Cachaçaria Água doce:
Prato:  Escodidinho de carne seca e frango

Alfarre
Prato:  Risoto de bacalhau

Adega do jabá
Prato :  Jabá Completo

Meio Natural
Prato :  Batata recheada com Strogonof de frango

Pastel Edson e Emilia
Prato:  Pastel salgado e doce

Boteco Petiscaria
Prato:  Espetinhos

Cachaçaria Central
Prato:  Polenta Rústica com ragu de costela

New York Burger
Prato:  Chili Dog

Estação Cavern Club - Paranapiacaba
Prato:   Costela suína com geleia de cambuci  e arroz negro

Entidade beneficente – Economia Solidária
Prato:   Caldo de Kenga


Serviço  

Sabores na Rua

Data    : 08 de junho de 2013 das 10 às 22hrs
Local   : Estacionamento da Prefeitura de Santo André – Praça IV Centenário s/n