sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Gibiteca de São Bernardo forma grupo de estudo da história das HQs


A Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, está formando grupo de estudo da história das Histórias em Quadrinhos (HQs) por meio de seu acervo, que conta hoje com 25 mil exemplares de gibis, mangás e fanzines. Podem participar também moradores de outras cidades, com idade acima de 12 anos. Os encontros acontecem sempre aos sábados, nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro e 1º e 8 de novembro, das 14h às 16h.  As atividades são gratuitas.



Conforme explicou Thiago Cruz Domingues, 28 anos, auxiliar de biblioteca, a ideia é estudar e discutir como surgiu determinada história, seu contexto e a trajetória de suas personagens. Como exemplo, citou como se deu a concepção da HQ "Persépolis", da iraniana Marjane Satrapi. "Nessa história (romance biográfico), ela narra a história de uma menina que cresce durante a ditadura islâmica. Ela se inquietou porque não entendia por que não podia, por exemplo, ouvir determinado tipo de música ou vestir certos tipos de roupas."
A obra de Marjane Satrapi foi premiada como melhor HQ na Feira do Livro de Frankfurt, em 2004, e, em 2007, se tornou um filme (francês) de animação com título homônimo. A animação, com dublagem de Sean Penn, Iggy Pop e Gena Rowlands, é dirigido pela própria autora e por Vincent Paronnaud. "Persépolis" - hoje situada no Irã - era uma antiga cidade que a partir de 522 A.C. passou a ser capital do Império Aquemênida.
Formado em Psicologia, Thiago Domingues conta que a partir do grupo de estudo a intenção é, a longo prazo, criar salão de humor com base nas HQs e promover encontros e workshops para os fãs do gênero. "Com essas iniciativas, queremos criar condições para que os interessados também produzam suas próprias HQs."



A Gibiteca de São Bernardo completou 15 anos em agosto e conta em seu arquivo com exemplares antigos, como Flintstones e Mickey Mouse, de 1958, e "A Caixa da Bondade", de Maurício de Souza, do fim da década de 1960.
Serviço - A Gibiteca de São Bernardo fica nas dependências da Cidade da Criança, com entradas pela Rua Tasman, 301, e Rua Karas, 105, e funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mailgibitecasbcampo@gmail.com.

Festa de 10 anos do Jornal União do ABC

Sucesso, comemorações, alegria, boa comida e boa música. Esse foi o resultado da noite de 26 de setembro. A festa de comemoração aos 10 anos do Jornal União do ABC sempre traz boas vibrações.

Tudo organizado e aconchegante.



O Jornal União do ABC teve mais um ano de muito trabalho, de compromisso profissional com o Jornalismo e mereceu todas as homenagens a ele prestadas.
Parabéns a toda equipe do Jornal que contribuiu para que essa festa fosse memorável.

Um parabéns mais que especial para José de Lima, diretor do Jornal. Pessoa especial, que não dispensa comentários elogiosos. Une o profissionalismo com a humildade.










Texto: Vanessa Cimino
Fotos: Antonio de Lima Ribeiro

Teatro da Vertigem em A Última Palavra é a Penúltima – 2.0

Nem novidade, nem repetição. O espetáculo A Última Palavra é a Penúltima, encenado pela primeira vez em 2008 por três companhias teatrais (Vertigem/SP, Kikzira/MG e LOT/Peru), é revisitado agora, apenas pelo Teatro da Vertigem, para a 31Bienal São Paulo (03/10 a 07/12) e propõe, com o distanciamento do tempo, rever o já feito, refletir e reocupar um mesmo espaço de outrora: o acesso subterrâneo da Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo.


Seis anos depois, as questões relativas ao esgotamento, a partir do texto O Esgotado, de Gilles Deleuze, que inspiraram A última palavra é a penúltima, em 2008, parecem ter se potencializado para o Teatro da Vertigem, em especial, às condições sociais e suas perspectivas de futuro, aos horizontes de expectativas do que é possível.  Um momento de problematizar a ideia de que no próprio esgotamento seria possível encontrar uma força de transformação. Nessa situação, então, como será trabalhar com o mesmo espaço e referencial textual, agora, nessas outras condições e em outro contexto histórico?



Para refletir essas questões,  na construção do trabalho, o elemento  do trabalho colaborativo, característico do processo de criação do Vertigem, participará significativamente. A intervenção contará com a participação do público ocorrendo de duas diferentes formas: espontaneamente, reutilizando o espaço como passagem entre o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo, e como espectador/ator que participa de um jogo cênico dentro de vitrines. Público, transeuntes e atores se misturam. Todos são colocados em relação, veem e são vistos, ao mesmo tempo em que ocupam um espaço de passagem atualmente inutilizado.
O Teatro da Vertigem conta com o patrocínio da Petrobras há nove anos.



Ficha Técnica
Diretor artístico: Antônio Araújo/ Diretora artística: Eliana Monteiro/ Diretor técnico e light designer: Guilherme Bonfanti/ Elenco: Roberto Audio, Miriam Rinaldi, Lucienne Guedes, Sérgio Pardal, Mawusi Tulani, Kathia Bissoli, Daniel Farias, Nicolas  Gonzales, Luís Mármora e Sérgio Siviero/ Preparação corporal: Miriam Rinaldi, Lucienne Guedes e Sérgio Siviero/ Ator colaborador: Sérgio Siviero/ Direção de arte: Laura Vinci/ Trilha sonora original: Erico Theobaldo/ Engenharia de som: Kako Guirado/ Vídeo mapping e operação de vídeo: Grissel Piguillem/ Figurinista: Arianne Vitale Cardoso/ Assistência de cenografia: Marília Teixeira/ Direção de palco: Isabella Neves/ Operação de som: Joana Flor/ Operação de vídeo: Kuka Batista/ Operação de luz: Gabriela Araújo/ Contra-regra: Daniel Roque/ Direção de produção:Roberta Val e Teatro da Vertigem/ Produtora: Beatriz Cyrineo/ Assistência de produção: Marcelo Leão/ Serviços gerais: Idacy  Sousa Lopes e Dalva  Cardoso/ Design gráfico: Amanda Antunes/ Assessoria de imprensa: Canal Aberto.
Fotos: Divulgação.

Intervenções Cênicas
A Última Palavra é a Penúltima – 2.0
Data: 3 de outubro a 7 de dezembro de 2014
Horários: às 19h00 e 21h00 de sexta à domingo
Local: Passagem Subterrânea Viaduto do Chá X Praça Ramos de Azevedo.
Lotação50 pessoas Recomendação: Livre Duração: 50 min
Ingresso: Entrada Franca - Retirar ingressos no local meia hora antes
Fone: 11 3255 2713
Sem acesso para Portadores de Necessidades Especiais