quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Caffé Noturno estreia no Viga Espaço Cênico

Dentre as muitas obras literárias de Pirandello, o espetáculo "Caffé Noturno"  reúne duas novelas do dramaturgo, poeta e romancista siciliano:"Com a morte em cima" e "O medo". E foi a partir do interesse do diretor Fabio Caniatto  pelas novelas de Pirandello – por considerar que certas informações na narrativa original apresentavam caminhos mais significantes – que surgiu o Caffé Noturno, que estreia dia 05 de agosto de 2015 às 21h no Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros).


A primeira obra, "Com A Morte Em Cima", trata do encontro entre uma mulher e um homem em um café. Perspicaz observador do comportamento humano, o homem provoca em sua ouvinte - até então mais preocupada com seus compromissos sociais - pensamentos sobre a brevidade da vida e as relações entre as pessoas, bem como a reflexão sobre a condição humana diante do inevitável: a morte. No decorrer do diálogo, a mulher descobre que aquele homem foge de sua vida mediana e busca outro sentido para sua existência pulverizada e sem rumo.
"O medo", a segunda novela, apresenta um casal de amantes torturados pela possibilidade de terem sido descobertos. Aterrorizado por supostos gestos e sinais reveladores do marido traído, Antonio age de forma ridícula e coloca em xeque a sua relação com Lilina, a mulher do amigo. Movido pelo medo, derruba a máscara social e apresenta-se como um homem frágil, condenado por suas próprias mentiras e sofrendo o escárnio da amante que, de forma inusitada, encontra uma saída perfeita, uma vez que o marido está prestes a chegar.
​​As duas narrativas possuem um aspecto comum: as personagens se relacionam de forma bastante particular com o fator tempo, que existe de forma dilatada e angustiante, ou o tempo que se esvai rapidamente. Em ambas as situações, esse tempo assume outra dimensão: ele reúne o passado que se afasta, mas precisa tornar-se palpável, tornar-se o presente que reserva o "agora", o qual as personagens desejam afastar. 

"Diante de uma porta fechada, um cachorro senta e espera, paciente, que lhe abram; no máximo, ergue de vez em quando uma pata e a arranha, emitindo uns gemidos baixinhos. Sendo cão, sabe que não pode fazer mais do que isso." (trecho extraído da novela "Cinci", de Pirandello)

​Esse trecho acima, extraído da novela "Cinci", de Pirandello, pode sintetizar, sem pretensão, o teorema lançado pelo autor a partir de vasta produção literária, base de desenvolvimento de suas 43 peças teatrais: um modo de ser da condição humana que não conhece mais as suas razões de existir, num mundo em profunda transformação.
O jogo mental dos personagens impõe a necessidade de tentar controlar fisicamente esse tempo psicológico, embora seus sentidos e percepções os enganem. Dessa forma, Caniatto insere um metrônomo mecânico posicionado no espaço cênico, que permite aos atores a manipulação de acordo com essa expectativa de tempo, para que cada segundo dure uma eternidade, ou para que as horas passem num simples pulsar.
​A delimitação do tempo também é expressa na cenografia: crua, quase inexistente, demarcada por fita adesiva, para que o expectador enxergue quais são os embates interiores dessas personagens e seus espaços de confronto ou aproximação.


 Os atores Aguinaldo Gabarrão e Keila Taschini.
Foto: Diego Urbaneja



​A iluminação e a operação do som são igualmente sutis, que permeiam a encenação e se tornam elementos dramatúrgicos elaborados pelos próprios atores, ressaltando o jogo estabelecido pelo encenador. 
​A base de estudo para a escolha das novelas veio por meio do livro "40 Novelas de Luigi Pirandello", selecionadas, traduzidas e com prefácio de Maurício Santana Dias, que, por esse trabalho, recebeu em 2008 o Prêmio Paulo Rónai da Fundação Biblioteca Nacional. Em 2010, Maurício foi finalista do Prêmio Jabuti com a tradução do livro "Trabalhar Cansa" de Cesare Pavese.

Sinopse 1
Duas novelas de Pirandello revelam o inusitado das relações humanas: um homem foge de casa para observar o mundo e, na sequência, um casal de amantes teme ter sido descoberto.

Sinopse 2
​Duas novelas de Pirandello trazem o tempo como elemento de ligação, angústia e tortura. Num café, um homem conversa com uma mulher sobre a brevidade da vida e as relações entre as pessoas, bem como sobre o inevitável da condição humana: a morte. No decorrer do diálogo, a mulher descobre que aquele homem fugiu de sua vida mediana e busca outro sentido para sua existência pulverizada e sem rumo.
​A segunda novela apresenta um casal de amantes temerosos com a possibilidade de terem sido descobertos. Preocupado com supostos gestos e sinais reveladores do marido traído que está prestes a chegar, Antonio age de forma ridícula e coloca em xeque a sua relação com Lilina, mulher de seu amigo, com quem ele trabalha.

Sobre o autor
Luigi Pirandello foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e originalidade. Dedicado à literatura, de início escolheu a poesia, mas logo optou pela narrativa e pelo romance realista. Foi com o teatro, entretanto, que Pirandello tornou-se célebre. Após o êxito com "Assim É, Se Lhe Parece" (1917), foi consagrado com "Esta Noite Se Representa de Improviso", "Cada Um a Seu Modo" e "Seis Personagens à Procura de Um Autor", três peças que deram origem ao chamado "metateatro" ou "teatro dentro do teatro". Pirandello ganhou o Prêmio Nobel de literatura de 1934. O dramaturgo morreu em Roma, em 10 de dezembro de 1936. 

O diretor Fábio Caniatto
Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela UNICAMP, atualmente é orientador Artístico do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.  Foi Orientador de Artes Cênicas do SESI Rio Claro-SP, formador de professores do CENPEC- SP, Orientador Artístico do Programa Teatro Vocacional e Ademar Guerra, Diretor de Cena do Programa Fábricas de Cultura e docente no Grupo Educacional HOTEC. Como diretor, assinou 22 espetáculos. É ator da Pia Fraus Teatro há doze anos e participou de festivais nacionais e internacionais. Atuou na série infantil "Que Monstro te Mordeu" (TV Cultura/Primo Filmes-2014).

Os atores
Aguinaldo Gabarrão é ator formado em Artes Cênicas pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Responsável pelos seguintes projetos de formação de público: 2005 - "Projeto Mutirão14"; 2007 - "Projeto Ação Cênica Uninove". Principais peças: "O Alienista", dirigida por Eugênia Thereza; "Tributo a Bertold Brecht", "A serpente", "Gertrude Stein", "O professor" e "O Inspetor Geral", dirigidas pelo diretor Antônio Abujamra. Premiado como melhor ator coadjuvante da FEPAMA com o espetáculo "Bodas de Lata" em 2001. Foi dirigido também por Jayme Compri, diretor artístico do grupo "Boi voador", no processo do espetáculo "O Olimpo dos Orixás", e por Hamilton Saraiva.
Keila Taschini é bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (1996). Fez parte do Primeiro Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI. No teatro, foi dirigida por Hugo Possolo, Jairo Mattos, Luiz Valcazaras, Débora Dubois, Luciana Barone, Tiche Vianna e José Geraldo Rocha. No cinema, atuou em mais de 10 curtas-metragens, entre eles "A Estrutura da Bolha de Sabão", dirigido por Tarsila Nakamura, exibido no festival Kinoforum em 2013 e em Cannes (Short Film Corner) em 2014; "Desconsolo", dirigido por Jardel Tambani, exibido em vários festivais pelo país. Atualmente, trabalha na montagem do curta/documentário "Atadas", contemplado no edital Carmem Santos de Cinema para Mulheres do Ministério da Cultura. 

Ficha Técnica
Novelas: Luigi Pirandello/ Direção: Fábio Caniatto/ Elenco: Aguinaldo Gabarrão e Keila Taschini/ Concepção da Luz e Cenografia: Fábio Caniatto/ Figurinos e adereços: Ana Griz/ Tradução das novelas: Maurício Santana Dias/ Produção Executiva e Gestão do Projeto:Aguinaldo Gabarrão/ Revisão de Texto: Nathalia Fernandes/ Fotografias de cena e ensaios: Diego Urbaneja/ Projeto Gráfico: Waldeli Roberto Serachiani/ Produção: Espaço Incerto

Serviço
"Caffé Noturno"
De 05 de agosto a 08 de outubro de 2015
Quartas e quintas-feiras às 21h               
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Piscina
Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo (próximo ao Metrô Sumaré – Linha Verde).
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada R$ 20,00)
Telefone: (11) 3801-1843 / facebook.com/vigaespacocenico
Duração: 60 minutos/ Lotação: 40 lugares/ Recomendação: 14 anos
O espetáculo começa rigorosamente no horário. Não será permitida a entrada após o início da sessão.

Shopping Butantã recebe o músico Derico Sciotti

Músico fará parte de programação especial do tradicional Ponto do Piano

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Ponto do Piano do Shopping Butantã recebe o músico Derico Sciotti, integrante do “ Quarteto do Jô” do Programa do Apresentador Jô Soares da Rede Globo. Durante cerca de cinquenta minutos, o profissional irá interpretar grandes sucessos da música, com seu irmão Sergio Sciotti na formação Duo Sciotti, Piano e Saxofone respectivamente. A apresentação acontece hoje (06), às 17 horas, e a entrada é gratuita.


Serviço
Ponto do Piano
Data: 06/08/2015
Horário: 17h
Local: Shopping Butantã, piso G2 - Avenida Francisco Morato, 2.718 - São Paulo/SP
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriados, das 10h às 20h

Derico do Jô em Duo Sciotti
Multi-instrumentista de carreira nacional e internacional, Derico atua como solista na Orquestra de Belo Horizonte (MG) e também faz parte da Orquestra Filarmônica Bachiana Jovem de São Paulo, regida pelo Maestro João Carlos Martins. O profissional também é contratado da Rede Globo, onde atua junto com “O Quarteto” no Programa do Jô, além de ministrar palestras e workshops sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone) e a profissionalização do mercado de trabalho para o músico brasileiro.

Sobre o Shopping Butantã
O Shopping Butantã, um dos principais empreendimentos da zona Oeste de São Paulo, recebe cerca de um milhão de visitantes por mês. São mais de 30 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) e um mix variado de lojas e serviços para garantir a praticidade, comodidade e o conforto de seus clientes. O shopping também conta com uma programação especial, como o Ponto do Piano, além da Central de Cursos gratuitos, Teatreira do Butantã e o Programa de Fidelidade Butantã Prime, que oferece diversos benefícios aos consumidores. O centro de compras possui aproximadamente 170 lojas satélites, 14 redes de fastfood, 11 quiosques e um restaurante, além de quatro lojas âncoras: Carrefour, Lojas Americanas, Preçolândia e Ponto Frio. O local ainda conta com três salas de cinema Playarte e três pisos de estacionamento.