quarta-feira, 1 de julho de 2015

Fundação Pró-Memória lança livro sobre sociedade de amparo aos migrantes nordestinos em São Caetano

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul lançará na próxima terça-feira (7/7), às 19h30, no prédio da instituição (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula) o livro Migrantes Amparados: a atuação da Sociedade Beneficente Brasil Unido junto a nordestinos em São Caetano do Sul (1950-1965), de autoria de Cristina Toledo de Carvalho.

A publicação apresenta os principais aspectos da política de amparo empreendida pela Sociedade Beneficente Brasil Unido. Fundada no dia 2 de julho de 1950, em São Caetano do Sul, no contexto dos intensos processos de urbanização e industrialização da cidade e região, a entidade tinha como propósito precípuo a prestação de assistência a migrantes nordestinos, a partir de ações de natureza filantrópica e mutualista.

“Consideramos esta publicação uma importante contribuição à história local, tendo em vista a seriedade com que os documentos são analisados e o ineditismo do tema ao apresentar outros personagens característicos de nosso meio”, afirma a presidente da Pró-Memória, Sonia Xavier.

Cristina é graduada em História pela Universidade do Grande ABC (2002) e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2012). Desde 2003, é historiadora da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. É também autora de mais de 40 artigos publicados na revista Raízes, publicação semestral da instituição, além de ser integrante de seu Conselho Editorial.

Projeto Editorial – Esta é a vigésima sexta publicação da Fundação Pró-Memória e integra o Projeto Editorial da instituição, uma de suas linhas de atuação. A produção editorial teve início em 1998, com o livro Diário de Fim de Século. Notas sobre o Núcleo Colonial de São Caetano no Século XIX, de autoria do sociólogo José de Souza Martins, e consiste em um dinâmico instrumento de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural de São Caetano do Sul.



A produção de informação histórica e de memória, enquanto ação de preservação, e disseminada ao público, contribui para a construção da identidade social do município, democratizando e valorizando aspectos do passado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780 ou pelo email 

1/7/2015
Marília Tiveron
Fundação Pró-Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário