sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Atividade no zoo de SBC faz crianças terem dia de tratador

Sempre acompanhadas por monitores, público poderá preparar alimento e até entrar no recinto dos animais
Vivenciar um dia de trabalho dos tratadores que atuam no zoológico do Parque Natural Municipal Estoril. Essa é a atividade proposta para as crianças e seus pais que visitarem o espaço neste sábado (17), a partir das 14h. A ideia é que o público aprenda mais sobre a rotina e os hábitos alimentares dos animais e, inclusive, tenham a oportunidade de preparar as refeições e até entrar nos recintos.


Como explica Marcelo da Silva Gomes, veterinário do zoo, tudo é feito de forma muito criteriosa e levando em conta a idade dos visitantes. “Todas as atividades são monitoradas pela equipe do zoológico. Dividimos as crianças em pequenos grupos, de mais ou menos três pessoas, e vamos explicando a rotina de cuidados dos bichos”, conta.


 A atividade, que é permanente no parque, neste mês é voltada às crianças em função do Dia das Crianças, 12 de Outubro.  O veterinário ainda ressalta que esta é uma das ações mais procuradas do local. “As pessoas ficam alucinadas, adoram o contato com os animais e a possibilidade de entrar nos recintos. Quem participa sempre quer voltar”, conta.
Alguns dos produtos utilizados na alimentação dos animais são legumes, frutas, carnes e grãos. Como parte desses alimentos já está parcialmente cortado e preparado, o trabalho dos tratadores mirins fica facilitado. 



“No momento de dispor os alimentos nos recintos dos animais, nós selecionamos os que não oferecem risco ao público, que tem baixo nível de agressividade. Os mais comuns são o tucano, veado, ouriço, mas vai variando de acordo com as fases dos animais. Por exemplo, os papagaios estão em período de procriação, então não é recomendado entrar no espaço deles nesse momento”, explica Marcelo.


Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição previamente pelo telefone 4354-9318. No dia, o visitante deverá usar calça comprida e calçado fechado.

Bicho do mês - No domingo, também no Zoológico, será apresentado o Bicho do Mês. Em celebração à primavera, o eleito foi o jabuti, um grande dispersor de sementes e que contribui para a proliferação de espécies vegetais.
Como parte da atividade, haverá um stand com informações sobre o jabuti ao lado do recinto do animal no zoo. Nesse local, os visitantes poderão conhecer mitos populares ligados ao bicho, assim como sobre seus hábitos, curiosidades e papel na manutenção do meio ambiente.
A atividade é aberta ao público do zoológico. Não é necessário fazer inscrição. O Parque Estoril fica na Rua Portugal, 1.100, no Riacho Grande.

Informações à Imprensa
Secretaria de Comunicação – Divisão de Jornalismo
Telefone: 11 4348-1043
Aglaupe Grana
16/10/2015
Fotos: Raquel Toth

Nenhum comentário:

Postar um comentário