terça-feira, 3 de novembro de 2015

A expressividade musical das linhas de Perelman

São Paulo vai receber entre os dias 14 e 30 de novembro exposição do músico e artista plástico Ivo Perelman. Radicado nos Estados Unidos há mais de 30 anos, o saxofonista é também artista plástico. Reconhecido internacionalmente como um dos melhores saxofonistas do mundo, sua obra plástica exprime os mesmos princípios que o faz ser um expoente do free jazz. Maestria técnica, improvisação e surpresa soam nos movimentos sutis e vigorosos dos traços e linhas que compõem seus quadros. De acordo com o renomado crítico de jazz Gary Giddins, "pessoas que trabalham com arte, frequentemente trabalham em mais de uma arte, mas não necessariamente elas se desenvolvem igualmente nas duas a ponto de poder mostrá-las ao mesmo tempo como Ivo faz".

Sem expor no Brasil desde 2008, nesta individual, Ivo apresenta 15 novos trabalhos na Galeria Arte Aplicada em São Paulo. As obras, nas dimensões de 1,10m X 0,80m, são em gesso ou óleo sobre papel, nas cores branco sobre branco e preto sobre branco. A curadoria é de Sabina de Libman.

Frequentemente comparado a John Coltrane e outros grandes nomes do Jazz, Perelman tem mais de 60 CDs gravados e nesse ano de 2015 lançou outros seis. No primeiro semestre, TenorhoodCallas e Counterpoint e, em outubro,Complementary CollorsVilla-Lobos Suite e Butterfly Whispers, todos pela Leo Records.  Sua produção visual tem uma intensidade correlata com exposições realizadas em Nova York, Paris, Estocolmo, Genebra, Pequin, Viena, Valparaíso, Dubai, Florença, Chicago, entre outros. Nas artes plásticas, Perelman cita o expressionismo abstrato como forte referência. No entanto, o desenvolvimento do seu trabalho mostra o modo singular de construir sua gestualidade musical beirando às vezes o minimalismo e, ao mesmo tempo, explorando surpreendentemente todas as possibilidades físicas da linha como do material que as concretiza — a ponto de nos fazer imaginar a mão que as rege: "Descobri que a linha é a força motriz do pensamento pictórico. Troquei os periféricos, fugi do aquarelável e me concentrei na linha", afirma Perelman.

Apesar da independência e autonomia das duas formas artísticas desenvolvidas por Ivo, artes plásticas e música, o diálogo entre elas é notável e notado. O poeta e editor da revista Art in America Raphael Rubinstein diz sobre Perelman: "Há muitos indivíduos criativos que buscam formas alternativas de arte, músicos que pintam, escritores que fazem música, artistas que escrevem poesia. Na maioria dos casos, o nosso interesse na modalidade 'secundária' deriva do seu sucesso na atividade primeira. Em raras instâncias, contudo, os resultados são igualmente arrebatadores. Poderíamos pensar no escritor Henri Michaux, cujos desenhos alucinatórios de tinta são tão interessantes como sua inovadora prosa e poesia, ou John Cage, cujos desenhos e escritos mesósticos efetivamente complementam sua música. Ivo Perelman é outro desses artistas que podem acessar profundamente seus poderes criativos em diferentes meios, ele é tão bem sucedido e corajoso em manipular ondas de luz quanto ele o é em lançar ondas de som".





Serviço:
Mostra: Um musico. Um pintor. Um artista.
Local: Galeria Arte Aplicada – Rua Haddock Lobo, 1.405, São Paulo – SP – Brasil
Vernissage: 14 de novembro, das 11h às 15h
Exposição: 15 à 30 de novembro de 2015
Curadoria: Sabina de Libman
Harário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 19h; sábado das 10h às 14h
Informações para imprensa: VN Comunicação – contato@vivianenunes.com.br (11) 2925-0339
Mais informações sobre o artista podem ser encontradas em seus sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário