quinta-feira, 5 de março de 2015

Circuito Cultural Paulista retoma grade de atrações deste ano com 103 palcos por todo o Estado


O Circuito Cultural Paulista, inicia a programação 2015 levando espetáculos gratuitos a 103 cidades do Estado de São Paulo, entre os meses de março e abril. Artistas de todo o país estarão nos palcos do interior e litoral com consagradas produções de diversas linguagens – música, teatro, dança, circo e infantil. O projeto da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras dos municípios, tem como objetivo a formação de público e acesso da população à diversidade artística. Todos os espetáculos tem entrada gratuita. 

Entre março e abril, sobem ao palco do Circuito nomes de peso dentro do cenário musical contemporâneo, como a banda Bixiga 70, a cantora Bárbara Eugenia e o músico Rafael Castro, que acaba de voltar de uma turnê na Europa com o show de seu último álbum,"Um Chopp e um Sundae", carregado de beats eletrônicos e sintetizadores. Para quem gosta de teatro, um dos destaques é o espetáculo "Elza & Fred", com os atores Suely Franco (a Dona Benta do Sítio Picapau Amarelo) e Umberto Magnani. 

Em sete anos de existência o projeto totaliza mais de 1 milhão de espectadores e cada município participante recebe um espetáculo por mês, de março a novembro. A curadoria é de Valmir Santos (teatro), Alexandra Itacarambi (dança), Dib Carneiro (infantil), Marina Guzzo (circo) e Pena Schmidt (música). Veja a programação completa emwww.cultura.sp.gov.br. 



Destaques do Circuito Cultural Paulista em março e abril: 
Shows 
Bixiga 70 – A banda paulistana Bixiga 70 apresenta o show de último disco, "100% 13". Como sugere o próprio título, que faz uma alusão a uma das principais ruas do bairro do Bixiga, em São Paulo, o show reúne todos os elementos que elevaram a banda ao lugar de destaque na cena musical atual. O público pode esperar um groove pesado, com guitarras 
e teclados na linha de frente, junto com os metais. Uma mistura de terreiro, Jamaica, dinâmicas jazzísticas, Pará, Etiópia e afrobeat. 

Cidades e datas: Monte Aprazível (06.04), Buritama (07.03), Lençóis Paulista (08.03), Avaré (20.03), Ourinhos (21.03) e Bariri (22.03) 
Classificação: Livre 
Duração: 90 minutos 

Bárbara Eugenia – A cantora apresenta canções de seus dois elogiados discos: "É o que temos" e "Journal de bad". Bárbara Eugenia é carioca, mas mora em São Paulo desde 2005 e foi na paulicéia que ela iniciou sua carreira musical efetivamente de maneira excepcional: em 2007 foi convidada pelo produtor musical Apollo 9 para participar da trilha sonora do filme "O Cheiro do Ralo", do premiado cineasta Heitor Dahlia. No ano seguinte, ela conheceu o músico Edgard Scandurra e juntos – contando com as participações de Arnaldo Antunes, Henrique Alves, Chris Hidalgo, Juliana R., entre outros – iniciaram o projeto musical "Les Provocateurs", que presta homenagem ao cantor francês Serge Gainsbourg até hoje. 

Cidades e datas: Barretos (07.03), Guaíra (08.03), Itapetininga (20.03), Piraju (21.03) e Botucatu (22.03)

Classificação: Livre 
Duração: 60 minutos 

Teatro 
"Elza & Fred" – Com direção de Elias Andreato, a peça é uma adaptação para o teatro do filme argentino, que foi sucesso mundial em 2006. A montagem brasileira desta história de amor na melhor idade traz nos papéis centrais os premiados atores Suely Franco e Umberto Magnani, um casal de 80 e poucos anos que redescobrem o amor. Uma divertida crônica sobre o envelhecimento em suas diversas nuances. 

Cidades e datas: Buritama (09.04), Fernandópolis (10.04), Santa Fé do Sul (11.04), Lorena (24.04), Guaratinguetá (25.04) e Pindamonhangaba (26.04) 
Classificação: 12 anos 
Duração: 80 minutos 

Infantil 
Terremota – Escrita e dirigida por Marcelo Romagnoli, "Terremota" recebeu os prêmios da Femsa e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de "Melhor Texto" em 2012. A peça conta a história da menina Maria, interpretada pela atriz Jackie Obrigon (que por este trabalho foi vencedora do Prêmio Femsa 2012 de "Melhor Atriz"), que mora com o tio metódico e solteirão Bigode (Guto Tognizazzolo) e o gato Platão, mas passa grande parte do dia sozinha em casa. Sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Em um feriado, o tio resolve viajar, mas uma forte chuva atrapalha os planos. Indignada, cheia de ideias e transbordando liberdade a menina prepara uma revolução: inventa outro mundo na sala de casa e funda a República Terremota. 

Cidades e datas: Lorena (28.03), Pindamonhangaba (29.03), Assis (17.04), Paraguassu Paulista (18.04), Santa Cruz do Rio Pardo (19.04), Ourinhos (23.04), Palmital (24.04) e Garça (25.04) 
Classificação: Livre 
Duração: 50 minutos 

Os municípios participantes são: Adamantina, Agudos, Americana, Andradina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Avaré, Bananal, Barretos, Bariri, Batatais, Bertioga, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Buritama, Cabreúva, Capela Do Alto, Capivari, Catanduva, Carapicuíba, Cubatão, Diadema, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo Do Pinhal, Francisco Morato, Franco Da Rocha, Fernandópolis, Garça, Guaíra, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Ibitinga, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Itaí, Itanhaém, Itapeva, Itapetininga, Itapira, Itararé, Itatiba, Jaguariúna, Jaú, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Lucélia, Mairiporã, Martinópolis, Matão, Miguelópolis, Miracatu, Mirandópolis, Mococa, Mogi Das Cruzes, Monte Alto, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Nova Odessa, Orlândia, Ourinhos, Ouroeste, Palmital, Paraibuna, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Piedade, Pindamonhangaba, Piraju, Pirassununga, Pompéia, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Promissão, Regente Feijó, Registro, Ribeirão Pires, Rio Claro, Santa Bárbara D'oeste, Santa Cruz Do Rio Pardo, Santa Fé Do Sul, Santa Rosa De Viterbo, Santana De Parnaíba, São Bento Do Sapucaí, São José Do Rio Pardo, São Manuel, São Sebastião, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Suzano, Taquarituba, Teodoro Sampaio, Torrinha, Tupã, Valparaíso, Vargem Grande Do Sul e Votuporanga. 



Informações à imprensa: 
Luciana Branco Comunica – Tel: (11) 3881. 9903 

Assessoria da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo 
Gabriela Carvalho - gabrielacarvalho@sp.gov.br – Tel: (11) 3339-8070 
Natalia Inzinna – ninzinna@sp.gov.br – Tel: (11) 3339-8162

Nenhum comentário:

Postar um comentário