terça-feira, 5 de maio de 2015

O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só

Heinz Limaverde é um ator atípico, em muitos sentidos. Nascido no Crato, cidade cearense na fronteira com Pernambuco, se projetou como grande ator na longínqua capital do Rio Grande do Sul. Podia ter optado pelo meio do caminho como São Paulo ou Rio de Janeiro, mas foi em Porto Alegre que construiu sua carreira, firmou-se como grande ator e emociona plateias.  O talento de Limaverde é múltiplo e extenso, sua experiência é vasta tanto no teatro, como na performance, cinema e TV, e seus personagens vão da mulher barbada, inspirada nos circos das feiras populares, até shows de drag, passando por Petruchio e Botton, dos textos de Shakespeare. A arte de Heinz Limaverde é reinventar esses universos todos e combiná-los com sua paixão pelo teatro, humor, música, cabarés e shows.
Em maio, a partir do dia 7, a cidade de São Paulo recebe pela primeira vez o espetáculo "O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só"no Espaço Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação, São Paulo – SP). Em cena, no palco que se transforma em picadeiro, Limaverde transita por vários tipos do imaginário circense - a mulher barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço - além de expor sua própria persona. O texto foi escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes. A temporada, curta, vai até 25 de junho.
A Cia Rústica nasceu em 2004, em Porto Alegre/RS – Brasil, e de lá para cá viajou muito pelo Brasil. Só em 2013 e 2014, dentro do no projeto Palco Giratório, do Sesc Nacional, o grupo esteve em quase 20 cidades do país. O grupo, após mais de uma década de trajetória, reafirma seu objetivo de criar uma zona autônoma de trabalho entre artistas plurais. É um dos núcleos teatrais mais significativos da cidade de Porto Alegre, desenvolvendo um caminho de investigação consistente, projetos relevantes, espetáculos premiados e reconhecidos pelo público.

O espetáculo
O jogo com a teatralidade é um recurso importante da montagem; o ator transforma-se continuamente diante do público, joga com diferentes possibilidades de atuação, canta, dança, narra, confessa, brinca, opera o som. A iluminação incorpora luzes de ribalta, camarim e várias pequenas lâmpadas coloridas, compondo esse picadeiro que reúne presença e memória, tradição e contemporaneidade, arte e vida.
Inspirando-se na estrutura polifônica do espetáculo circense, a dramaturgia combina o universal com o pessoal, através de referências do circo com memórias e experiências do ator. A montagem, com financiamento FUMPROARTE (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), foi indicada em todas as categorias do Prêmio Açorianos 2011, sendo contemplado nas categorias Melhor Direção e Figurino.
O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, da Cia Rústica
O espetáculo propõe a celebração da potência vital e social que o teatro nos oferece, enriquecida pela referência do universo dos pequenos circos de interior. Em meio a tantos efeitos e luzes fluorescentes, o fantástico pode nascer especialmente do simples, do próximo, do lúdico, da memória de coisas que parecem quase já não existir...
Desde o início do século XX, o modelo do circo - fragmentado, híbrido, popular e polifônico - interessa e fascina a todas as artes, as quais recebe e serve sem preconceito.
O próprio circo é um gênero espetacular plural. Abertura, diversidade e multiplicidade - não é esse o modelo celebrado pela arte atual? Nada mais velho e mais novo que o circo. Longe das bilheterias milionárias e recursos sofisticados dos grandes circuitos mundiais, a tradição do circo sobrevive através de pequenas trupes que transitam pelo interior do Brasil. À margem dos grandes centros e da soberania dos meios de comunicação de massa, integrando várias expressões da arte popular, os pequenos circos articulam interstícios sociais diferenciados, espaços de convivência, socialização e encontro onde o real e o sonho dançam no picadeiro, onde o riso, o medo e o fantástico se alteram em um movimento de ruptura efêmera do cotidiano. O circo errante pelos cantos das cidades, o combate contra a gravidade que diz que toda arte lança um desafio. Saltimbancos e palhaços, seu destino escreve a beleza e a precariedade da aventura criadora, a ironia da existência sob seu nariz...
O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só estreou em outubro de 2011, na Sala Álvaro Moreyra em Porto Alegre, com financiamento do Fundo Municipal de Apoio a Cultura (Fumproarte). Em 2012, participou do Circuito Arte SESC no interior do Rio Grande do Sul, do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Gaúcha em Goiânia, Gama, Ceilândia, Taguatinga e Brasília, Mostra Cia Rústica, realizando apresentações no Teatro de Câmara, em Porto Alegre, Projeto Dulcina Abraça o Sul, realizando temporada no Teatro Dulcina, Rio de Janeiro, da Abertura da II Mostra de Teatro de Bento Gonçalves, Festival Internacional Porto Alegre em Cena, Mostra Zezito de Circo em Brasília/DF, Abertura da Mostra Cena Breve em Curitiba e Encontro Internacional de Palhaços da Cia. Anônimos.
Em 2013, realizou apresentações em 16 estados brasileiros, dentro do projeto Palco Giratório, do Sesc Nacional. Além do significativo circuito, foi o espetáculo de inauguração do Teatro Municipal de Uruguaiana e participou do Festival de Artes Cênicas do Ceará, em Fortaleza.
Em 2014 participou da Mostra de Repertorio da Cia Rústica em Residência Artística no Festival Palco Giratorio do Sesc RS, da Mostra de Monólogos em Caxias do Sul, e da abertura da Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá.
Em 2015, foi contemplado no edital nacional da Caixa Cultural, realizando apresentações no Teatro da Caixa de Curitiba.

O espetáculo é cômico e lírico, engraçado mas reflexivo, um dos grandes momentos de nossa cena teatral [de Porto Alegre]. Antônio Hohlfeldt, crítico do Jornal do Comércio (RS)
PATRÍCIA FAGUNDES
Diretora da Cia Rústica e professora de Direção Teatral no Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Doutora em Humanidades/Ciências do Espetáculo pela Universidad Carlos III de Madrid, com a tese A Ética da Festividade na Criação Cênica (bolsa Capes). Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres. Bacharel em Direção Teatral pelo DAD/ UFRGS. Além da atividade acadêmica, Patrícia Fagundes sempre manteve intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos, entre eles: Feito Criança (dança na rua – 2015), Natalício Cavalo (2013 - indicação ao Prêmio Açorianos de Direção e Espetáculo), Cidade Proibida (intervenção urbana - 2013), Coração Randevú (2012 - indicação ao Prêmio Açorianos de Direção e Espetáculo), O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só (2011 – Prêmio Açorianos de Melhor Direção), Clube do Fracasso (Indicação ao Açorianos 2010 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Melhor Espetáculo Júri Popular), Desvios Em Trânsito (intervenção urbana), A Megera Domada (Indicação ao Açorianos 2008 de Melhor Direção, Espetáculo e Produção), Sonho de Uma Noite de Verão (Prêmio Açorianos Quero-Quero e Braskem 2006 de Melhor Direção, Espetáculo e Trilha Sonora), Macbeth (Indicação ao Açorianos 2004 de Melhor Direção e Produção), Pandolfo (Indicação ao Tibicuera 2005 de Melhor Direção e Espetáculo), O Beijo no Asfalto (Indicação ao Açorianos 1998 de Melhor Direção e Espetáculo, Prêmio de Melhor Produção), O Bandido e o Cantador (Indicação ao Açorianos 1996 de Melhor Direção), O Jantar (1995), Até Segunda Ordem (1993).

HEINZ LIMAVERDE
Em 20 anos de trabalho profissional, Heinz se tornou um dos atores de maior destaque na cena gaúcha, com ampla experiência em teatro, performance, cabaret, cinema e tv. De shows de drag a Shakespeare, da rua à sala, do palco do Theatro São Pedro as casasnoturnas. No teatro, participou mais de 15 espetáculos, entre eles: O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (2011 – Indicação ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator), Clube do Fracasso (2010), A Megera Domada (Prêmio Açorianos e Braskem 2008 de Melhor Ator), Sonho de Uma Noite de Verão (Prêmio Braskem 2006 de Melhor Ator), O Gordo e o Magro vão para o Céu (direção de Liane Venturella e Nelson Diniz, prêmio Braskem Melhor Ator), O Hipnotizador de Jacarés (Prêmio Tibicuera 2006 de Melhor Ator, direção Dilmar Messias), O Pagador de Promessa, O Auto da Compadecida (ambos com direção de Roberto Oliveira) e Romeu e Julieta (direção de Zé Adão Barbosa). Integrou o elenco fixo da renomada festa/teatro BAGASEXTA. No cinema, se destacam o longa metragem Ainda Orangotangos e o curta Outros, ambos com direção de Gustavo Spolidoro. Dublou personagens nos longas metragens de animação Wood & Stock- Sexo, orégano e rock'nroll e Fuga em ré menor, ambos dirigidos por Otto Guerra, uma produção da Otto Desenhos. Na TV, além de participações em séries e curtas para a RBS TV e FOX, participou também da série Animal, com direção de Paulo Nascimento, para o canal GNT, e ainda esteve na série Doce de Mãe e no telefilme Homens de Bem, ambas produções dirigidas por Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo.

(...) Enquanto se prepara, saúda a plateia, brinca, descontrai. E quando verdadeiramente em cena, vamos assistir a uma simbiose poética entre o "eu" verdadeiro do ator e o "ele" ficcional da personagem por ele encenada. (...) Ao final a gente deixa o teatro enlevado e agradecido: que bom que este jovem artista escolheu Porto Alegre." Antônio Hohlfeldt, crítico do Jornal do Comércio (RS)

FICHA TÉCNICA
Elenco: Heinz Limaverde Direção: Patrícia Fagundes Dramaturgia: Heinz Limaverde e Patricia Fagundes Produção executiva: Rochele Beatriz Cenário: Juliano Rossi Adereços, pintura de cenografia e programação visual: Paloma Hernandez Iluminação: Lucca SimasOperação de Luz: Fernando Pecoits Figurinos: Daniel Lion Trilha Sonora e Preparação Vocal: Simone Rasslan Preparação Corporal:Cibele Sastre Fotos de divulgação e cena: Leon Federico Kiran e Fernanda Chemale Realização: Cia Rústica e Guria Q ProduzAssessoria de Imprensa: Canal Aberto

SERVIÇO
O FANTÁSTICO CIRCO TEATRO DE UM HOMEM SÓ
Estreia 07 de maio de 2015, às 21h
Temporada: 07 de maio a 25 de junho de 2015, quintas às 21h.
Espaço Parlapatões - Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação, SP
Telefone: (11) 3258-4449
Duração: 70 min/ Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia

INFORMAÇÕES A IMPRENSA
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Fone: 11 2914 0770

Márcia Marques - Celular: 11 9 9126 0425

Daniele Valério - Celulares: 11 9 6705 0425 | 9 8435 6614

Nenhum comentário:

Postar um comentário