terça-feira, 7 de abril de 2015

O BuZum! estaciona em parques e praças de São Paulo

O BuZum!, projeto que leva o teatro de bonecos ás escolas públicas do Brasil, e completa cinco anos neste ano, chega aos parques e praças de São Paulo. Durante os finais de semana do mês de abril, por meio do Prêmio Zé Renato, a companhia realiza o BuZum! na Cidade!. Apresentando Darwin Br, eMundo Português, produções que tratam sobre a viagem de Charles Darwin ao Brasil, e sobre o caminho da língua portuguesa pelo mundo, respectivamente.
Relatos sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo país são contados de forma lúdica no espetáculo Darwin Br. O cientista deixou alguns escritos sobre o país em diversos registros de viagem, no qual revela o impacto que a diversidade biológica brasileira teve sobre ele. Dirigida por Wanderley Piras e escrita por Beto Andreeta, durante os vinte minutos de apresentação, são representadas as  impressões de Darwin sobre a religião e a sociedade brasileira da época, por meio da manipulação de bonecos e cenários criados pela companhia.

Em Mundo Português, o BuZum! leva ao público infantil a história da língua portuguesa ao redor do mundo, e como nosso idioma também sofreu influências de outras línguas – expressões indígenas e africanas, por exemplo – trazendo para a cultura brasileira uma globalização que começou muito antes do que imaginávamos. Mundo Português resgata nossas origens, e ressalta a importância de saber de onde viemos e como se deu nosso processo de colonização, aproximando-nos de nossa cultura por meio do teatro de bonecos. 

Em parceria com os Bosques de Leitura, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, a companhia realiza apresentações na Biblioteca Monteiro Lobato, no Lions Clube Tucuruvi, Parque Anhanguera, e no Parque Rodrigo de Gásperi. Com incentivo do Prêmio Zé Renato, o BuZum! realiza 23 dias  de apresentações em diversos  parques e praças das quatro regiões da cidade, até o mês de julho.

​Foto: Brunel Galhego

BuZum!
A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em 520 escolas, num total de mais de 150 mil quilômetros rodados. Nos quatro anos em que está na ativa, e 4.450 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de cerca de 180 mil crianças e professores em 200 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 45 espectadores por sessão.

Em 2014, o BuZum! conquistou com a peça Intolerância os prêmios de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original, no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa). Os espetáculos escolhidos para a premiação receberam a avaliação de um corpo de jurados formado por Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa. Para concorrer ao Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem é necessário que as peças tivessem estreado entre o primeiro e o segundo semestre de 2014, com no mínimo 14 apresentações.

Prêmio Zé Renato
Em sua primeira edição neste ano, o Prêmio Zé Renato, criado pela Prefeitura de São Paulo, visa incentivar projetos teatrais de produção ou de apresentação, desenvolvidos por núcleos artísticos de pequenos e médios produtores, por meio de aportes financeiros.
Serviço:
BuZum! apresenta BuZum! na Cidade! em parques e praças de São Paulo.
Dia 11/04 –Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485. Vila Buarque
Espetáculo: Mundo Português
Horários: 10h/11h/12h - 14h/15h/16h


Dia 12/04 - Lions Clube Tucuruvi
Rua Alcindo Bueno de Assis, nº 500- Tucuruvi
Espetáculo Mundo Português
Horários: 10h/11h/12h - 14h/15h/16h

Dia 18/04 - Praça Cornélia
Rua Clélia - Altura do n. 76 Vila Romana
Espetáculo Mundo Português
Horários: 11h/13h/14h/15h/16h/17h

Dia 19/04 - Pq Anhanguera
Estrada de Perus, 1000- Perus
Espetáculo Mundo Português
Horários: 10h/11h/12h - 14h/15h/16h

Dia 25/04 - Pq Rodrigo de Gásperi
Av. Miguel de Castro, 321- Vila Zati
Espetáculo Mundo Português
Horários: 10h/11h/12h - 14h/15h/16h


Gratuito
Classificação: Livre


Mais informações em www.buzum.com.br


Informações para a imprensa:
Paula Corrêa
11 2892-4867 | 11 9 8339-4867
Nathalia Moraes
11 2892 4867/ 2476-3291

Nenhum comentário:

Postar um comentário