segunda-feira, 6 de abril de 2015

Buraco d´Oráculo apresenta Cuzcuz Fedegoso, grátis, no Tatuapé

Dia 10 de abril de 2015 às 13h, o grupo Buraco d´Oráculo apresenta o espetáculo Cuzcuz Fedegoso, na programação do projeto 2º BaZar de Espetáculos do Tatuapé, GRÁTIS, na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé.





Sinopse
Dona Maria do Cuscuz vende seus quitutes nas ruas. Entre as guloseimas está o cuscuz feito com fedegoso, um  matinho cheiroso. Como não encontra comprador, oferece o tal cuscuz  a um pedinte, que ao se deliciar com a iguaria, finge passar mal para não ter de pagar. Desesperada, dona Maria  pede ajuda a Mãezinha do Quixadá, uma raizeira que vende ervas medicinais. A raizeira irá aplicar toda sua charlatanice para identificar a suposta doença do pedinte, de forma que possa arrebanhar mais fregueses para seus miraculosos produtos. Fica armada uma grande confusão, que só acaba com a presença dos guardas de plantão, que chegam para estabelecer a ordem e os bons costumes.
O grupo
O Buraco d´Oráculo é um grupo de teatro de rua da cidade de São Paulo e está pelas ruas desde 1998, apresentando-se principalmente para um público periférico. O teatro de rua, desde o começo foi uma opção. Entre os projetos já realizados constam Circular Cohab´s, Buraco nas Praças, Projeto 10 anos e tantos outros, chegando a centenas de milhares de cidadãos. Desde junho de 2010 o grupo mergulhou em nova pesquisa: as narrativas de trabalho.


 

Sobre o 2º bazar de Espetáculos

2º BaZar de Espetáculosmostra idealizada e realizada pelo Núcleo Cênico ProjetoBaZar da Cooperativa Paulista de Teatro. A segunda edição da mostra é uma das ações propostas pelo projeto “O Início, o Meio, o Fim, e o Depois?” (contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo) e contará com12 espetáculos teatrais gratuitos de grupos da capital e do interior paulista. A novidade está no novo formato: uma mostra de teatro realizada ao longo de 11 meses, mantendo uma constante programação cultural na região, visando uma troca artística com grupos convidados e a interação destes grupos com o público do Tatuapé.
A programação foi feita pensando em grupos que dialogam com as questões abordadas no projeto fomentado. O 2º BaZar de Espetáculos conta ainda com o importante apoio das Bibliotecas Municipais Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen.

Histórico do ProjetoBazar
Depois de cinco anos pesquisando, criando, ensaiando, o grupo estreou em 2006 o seu primeiro espetáculo teatral, “IRA” - inspirado na teatralização do livro “Xadrez, Truco e Outras Guerras” de José Roberto Torero. IRA serviu de base para nortear a  pesquisa cênica que desenvolvem desde então: a teatralização de textos literários nacionais, tendo a narrativa como a principal característica. O Teatro passou a ser o projeto de vida desse grupo de pessoas que hoje formam o Núcleo Cênico ProjetoBaZar.

Em 2010 o grupo passou a ensaiar na Praça José Moreno, onde estão localizadas as Bibliotecas. Em um destes ensaios, foram convidados a participar dos Saraus, e a parceria foi aos poucos se consolidando.

Tendo em vista que a pesquisa cênica do núcleo está diretamente ligada à literatura, e o teatro ser uma linguagem em que a música é peça importante, firmar parceria com a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo (temática em música) foi fundamental para aprimorar ainda mais os trabalhos do grupo que atualmente tem em seu repertório sete espetáculos.


PROGRAMAÇÃO

10 de abril de 2015 – Sexta – 13h
Cuzcuz Fedegoso com o grupo Buraco d´Oráculo
Local: Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo. (Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé).
Duração: 50 min. Classificação: 14 anos Lotação: 50 lugares. (sem acesso para PNE)

Ficha Técnica
Direção: Elizete Gomes/ Texto: Edson Paulo/ Elenco: Edson Paulo, Nataly de Oliveira (atriz convidada), Lu Coelho e Humberto Teixeira / Preparação corporal: Elizete Gomes/ Preparação e arranjos musicais: Rafa da Rabeca/Cenotécnico: Romison Paulo/ Cenário e adereços: Romison Paulo e Buraco d`Oráculo/ Figurinos: Buraco d`Oráculo/ Confecção de boneco: Fabio Supérbi
Haverá troca de experiência com o Buraco d´Oráculo às 14h30.
SERVIÇO
Mostra 2º BaZar de Espetáculos
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200. Tatuapé - 03064-000. São Paulo, SP
Tel. (11) 2092-4570 e (11) 2942-9952
Entrada franca – retirar ingressos com 15 minutos de antecedência

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques
Fones: 11 2914 0770/ 3798 9510/ Celular: 11 9 9126 0425

Daniele Valério
Fones: 11 9 6705 04 2511 9 8435 6614

Nenhum comentário:

Postar um comentário