terça-feira, 23 de agosto de 2016

“Uma louça quebrada e nenhuma roupa lavada”

Para comemorar os dez anos de vigência da Lei Federal 11.340/2006 – a Lei Maria da Penha -  o núcleo artístico  Meraki Cia.Teatral, da Cooperativa Paulista de Teatro,  volta em cartaz em São Paulo com a peça teatral  Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada. A dramaturgia, assinada pela atriz e produtora Cléo Moraes, expõe casos de violência contra a mulher, com base em pesquisas e depoimentos colhidos na vida real.
O espetáculo foi premiado no 7º Festival de Teatro de Mogi Guaçu – SP, na categoria de MELHOR ILUMINAÇÃO,  MELHOR ATRIZ e 2º MELHOR ESPETÁCULO.
No palco, Cléo Moraes e a atriz Rosa Freitas (que reveza o papel com atriz Rita Lacerda) se multiplicam em outras inúmeras mulheres, numa narrativa não-linear. Por meio de cenas curtas e fragmentadas, com jogos teatrais intensos, as personagens relatam, sem pré-julgamentos, passagens de suas vidas e agressões sofridas.
A ideia de encenar Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada, de acordo com a companhia, é tornar visíveis as diversas formas de violência presentes no cotidiano das mulheres. A montagem não apenas leva ao reconhecimento das várias formas de agressão (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual), mas expõe fatores que contribuem para o silêncio das vítimas, como o medo, a vergonha, a falta de apoio de familiares e amigos, a discriminação social e o desconhecimento dos canais de defesa.
Segundo os criadores do espetáculo, essas violações dos direitos humanos que afetam mulheres no mundo todo, de todas as idades e condições sociais, “não podem ser banalizadas, vistas como corriqueiras e, muito menos, tratadas apenas como assunto privado”. “O silêncio”, lembram eles, “é cúmplice da violência”. E o teatro, entre todas as suas outras qualidades, torna-se “um instrumento para a reflexão, o debate público, a prevenção e o enfrentamento”.

Sobre a Meraki Cia. Teatral: Meraki é uma palavra grega que significa “fazer algo com alma, criatividade ou amor. A companhia surgiu em 2013, quando profissionais que atuam na área teatral há mais de 25 anos, oriundos de diversos núcleos teatrais da Cooperativa Paulista de Teatro, decidiram se organizar para aprofundar seus debates e pesquisas teatrais. Entre as tantas inquietações sociais, a opção foi por dedicar-se às questões relacionadas à “violência contra a mulher” e ao universo feminino. Desde então, o grupo vem pesquisando o tema, entrevistando e colhendo depoimentos de vitimas de agressão de gênero. O material desse estudo resultou no processo de criação do espetáculo Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada.

Ficha Técnica Completa
Espetáculo: Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada
Criação: Meraki Cia. Teatral, em processo colaborativo

Texto: Cléo Moraes 
Elenco: Cléo Moraes, Rosa Freitas e Rita Lacerda  
Direção geral: Eduardo Osório 
Assistente de Direção, Preparadora Corporal e Coreógrafa: Jo Gomes 
Trilha Sonora: Eduardo Osório 
Vinhetas e Gravações: Wilson Sukorski 
Música composta: Marcos Munrimbau 
Projeto de Luz: Thiago Toledo 
Confecção boneca:  Milton Machado e Maisa Aché
Vídeos e fotografia: Alex Missaka 
Designer gráfico: Pedro Penafiel 
Produção executiva: Eduardo Mancini 
Direção de produção e administração: Cléo Moraes

“UMA LOUÇA QUEBRADA E NENHUMA ROUPA LAVADA”
·        Venda antecipada a partir de 25 de agosto no site https://www.ingressorapido.com.br/

SERVIÇO
LOCAL: TOP TEATRO
Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista - São Paulo – SP  
Telefone: (11) 2309-4102 - 50 lugares
TEMPORADA:  02 a 24 de Setembro / 2016
Sextas e Sábados às 21 horas
Ingressos -  Inteira:  R$ 40,00 (Quarenta Reais) 
Meia Entrada:  R$ 20,00 (Vinte Reais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário