quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Nova exposição de Juliana Veloso, na OMA | Galeria

Dentro de livros de autores distintos, artista visual criou séries de desenhos em que se coloca oposta à banalidade e apelo sexual
O que pode acontecer com um livro depois de lido? Depende. Para a artista visual Juliana Veloso, alguns deles tornam-se um suporte, um questionamento, uma coleção que vai se formando por meio de seus desenhos, pinturas, colagens e costuras. Em sua nova exposição, intitulada Sem Culpa, aberta no próximo dia 14 de agosto, na OMA | Galeria, ela apresenta oito de seus livros em que o expectador pode contemplar páginas com desenhos de corpos femininos livres, em traços simples e puros, representando a leveza e a naturalidade do nu. Como em uma brincadeira de corte e colagem, jovens desconhecidas são representadas de forma realista, intimista e não idealizadas. O processo do trabalho transforma o livro em uma nova obra, repleta de novos significados.
Livros são a tela das obras de Juliana Veloso.
Explorando a feminilidade e as questões do corpo em representações que fogem ao senso estético ideal do corpo feminino, Juliana faz um jogo com o livro, transformado-o em telas e aproveitando o fato de não serem brancas. 
Obras de Juliana Veloso exploram a feminilidade.
Através da pesquisa de materiais, imagens, conceitos e formas que constituem o cotidiano feminino, a artista investiga o erótico, o corpo, a pele, o sexo e o universo. 
Juliana Veloso recria livros e os transforma em obras de arte.
As afirmações da sociedade contemporânea a respeito da mulher e seu corpo são transmitidas em forma de desenhos e pinturas. "Busco trazer à tona conceitos clássicos, destacar os tabus contemporâneos sobre o corpo da mulher, mas principalmente, discutir a perspectiva da mulher na sociedade de hoje", afirma.
A artista
Juliana Veloso, 23 anos, nasceu e cresceu em Porto Alegre (RS). Formada em Artes Visuais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), trabalha em atelier próprio, ministra oficinas de desenho e participa de exposições desde 2009.
Serviço
Exposição Sem Culpa, na OMA | Galeria
Visitação gratuita
De 14 de agosto a 12 de setembro
De terça a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h
Endereço: Rua Carlos Gomes, 69 – Centro – São Bernardo do Campo
Classificação Livre 
Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário