sexta-feira, 15 de julho de 2016

Projeto 'Espalha Brasa' leva cultura às estações da CPTM

Santo Amaro e Tatuapé são alguns dos locais que receberão shows de forró nos próximos dias
São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil fora do Nordeste. Aqui vivem muitos forrozeiros que ainda lutam e defendem o forró autêntico, segundo levantamento  realizado pelo Projeto Espalha Brasa. Com o passar do tempo, pelo modismo e também pelas novas tendências musicais, o forró tradicional perde espaço na mídia e nas contratações para o forró eletrônico e demais estilos que estão em evidência. 
Por conta deste cenário, surgiu o projeto 'Espalha Brasa', idealizado por Zé Geraldo, produtor cultural, pesquisador e radialista, para resgatar, preservar e divulgar o forró tradicional por meio de shows gratuitos, debate, programas de rádio e da 'Forroteca Espalha Brasa', novo projeto de estímulo à leitura em bibliotecas que mescla forró com  literatura.

Ao longo dos últimos anos o Espalha Brasa já realizou ações com os nomes mais importantes do forró tradicional, como Edson Duarte e Tiziu do Araripe em temporada no SESC, Anastácia, Trio Nordestino, os 3 do Nordeste, Trio Sabiá, dentre outros. 
Este ano o projeto leva 24 trios de forró tradicional para apresentações gratuitas nas estações da CPTM. Serão ao todo 24 horas de forró. O projeto é patrocinado pela Prefeitura de São Paulo através do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), e conta também com outras duas ações: a gravação de 40 programas de rádio Espalha Brasa, hoje já veiculado na web rádio Mano Véio Mano Novo e nas rádios UFSCar e  Taperoá FM, e uma mesa de debate para o próximo semestre com produtores de forró e forrozeiros de São Paulo para aprofundar o diálogo sobre o cenário atual das produções visando fortalecer a presença do forró na cena cultural da cidade.

Trio Marrom 
Divulgação 

O Programa VAI é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que tem o objetivo de apoiar financeiramente atividades artístico-culturais na cidade, fomentando e desenvolvendo o segmento cultural e, por consequência, oferecendo aos cidadãos novos horizontes.
A estação Brás da CPTM recebeu no último dia 29/06,  dia de São Pedro, um dos santos do “São João”,  os dois primeiros shows com dois nomes tradicionais do genero: Trio Amizade e Bernadete França.

Nininho de Uauá 
Divulgação

As próximas atrações ja possuem data para acontecer, desta vez no mês de julho, os shows acontecerão na zona sul, na estação Santo Amaro com shows de Nininho de Uauá e Dedé Florêncio ás 16h30 e Trio Marrom ás 18hs e no mês de Agosto as atrações voltam para a zona leste de SP, na estação Tatuapé, com shows de Gilberlândio, ás 16h30 e Gaviões do Nordeste ás 18hs. 

Espalha Brasa - Estação Santo Amaro da CPTM 
Dia 27de julho de 2016
Endereço: Av. Guido Caloi, 2221 - Santo Amaro 
Shows: Nininho de Uauá e Dedé Florêncio ás 16h30
Trio Marrom ás 18hs 
Evento Gratuito dentro da estação CPTM 

Espalha Brasa - Estação Tatuapé da CPTM 
Dia 31 de Agosto de 2016
Endereço: Rua Melo Freire, S/N Esquina com a Rua Tuiuti -  
Shows: Gilberlândio ás 16h30 
Gaviões do Nordeste ás 18hs. 
Evento Gratuito dentro da estação CPTM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário