terça-feira, 14 de outubro de 2014

Arte e xepa: Projeto Voodoohop promove performances na Feira Livre do Bom Retiro

Oficina Cultural Oswald de Andrade promove, a partir de 20 de outubro, o Projeto Voodoohop, em parceria com a Casa do Povo. São três workshops que propõem intervenções artísticas no bairro – e com o bairro. A ideia é apurar o olhar dos transeuntes, residentes e trabalhadores para as particularidades do Bom Retiro, tão diverso em culturas e etnias, valorizando a ideia do cidade como lugar de encontro. As inscrições para o Workshop: Construção de Mobiliário, o Workshop: Introdução ao DJ Set e Produção Musical e oWorkshop: Fotogincana - Edição Bom Retiro  podem ser feitas a partir de 7 de outubro no site das Oficinas Culturais.

Composto por performers, produtores musicais, artistas visuais e DJs, o coletivo cultural Voodoohop emergiu em 2009 a partir de uma ideia do alemão Thomas Haferlach – que reside no Brasil desde então – para reavivar o centro velho de São Paulo por meio de encontros itinerantes de arte e música. A convite do projeto Nossa Voz, da Casa do Povo, os artistas do coletivo Caroline Barrueco, Daniel Lie e Florence Moles, coordenarão uma intervenção no Bom Retiro para envolver a comunidade. E o local escolhido foi a feira livre que acontece na Rua Antônio Coruja, todas as quintas-feiras.



Por meio de três workshops, os participantes poderão colaborar com o projeto desde o início do processo criativo para a preparação das intervenções em um dos mais tradicionais pontos de encontro das gerações, etnias e personagens do bairro paulistano. 

Workshop: Construção de Mobiliário terá como matéria-prima madeiras descartadas no entorno da Oficina Cultural Oswald de Andrade. As mesas, cadeiras e bancos construídos serão dispostos em um ambiente de descanso que fará parte da intervenção da Voodoohop na feira livre do Bom Retiro, que acontece todas as quintas-feiras. A atividade acontece entre 20 de outubro e 10 de novembro.

Entre 21 de outubro e 11 de novembro acontece o Workshop: Introdução ao DJ Set, com Ableton Live, e de Produção Musical, com Mpc 2000. A proposta é realizar uma pesquisa de músicas e sons baseada nas multietnias do Bom Retiro. A atividade oferecerá uma introdução ao programa Ableton Live e ao MPC 2000, seguido de discussão e prática da construção de um DJ set autoral utilizando o conceito de colagem e mixagem de músicas escolhidas pelos participantes. 

Após pesquisa e vivência no bairro, a artista Caroline Barrueco orientará o Workshop: Fotogincana – Edição Bom Retiro entre 22 de outubro e 5 de novembro. A atividade proporá uma espécie de gincana fotográfica para apresentar um Bom Retiro sob a perspectiva de seus próprios residentes. Cada participante receberá uma câmera fotográfica descartável juntamente com uma lista de tarefas. Cada tarefa dará origem a uma fotografia. Todo o processo será conduzido pela ministrante em encontros que abordarão noções básicas de fotografia e formas de explorar a cidade.



As fotografias produzidas no workshop resultarão em uma exposição que visa, além de apresentar o bairro e seus moradores, chamar a atenção para a pluralidade existente no Bom Retiro, bem como para as semelhanças entre seus moradores, apesar de suas diferentes histórias e origens.

Todas as inscrições para as atividades da Oficina Cultural Oswald de Andrade devem ser feitas no site das Oficinas Culturais – unidades da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. As 22 unidades estão com inscrições abertas para centenas de atividades em todo o Estado:www.oficinasculturais.org.br

Serviço:
PROJETO VOODOOHOP
Realização: Oficina Cultural Oswald de Andrade e Casa do Povo/ Projeto Nossa Voz
Coordenação: Caroline Barrueco, Daniel Lie e Florence Moles (Coletivo Voodoohop)

► WORKSHOP: CONSTRUÇÃO DE MOBILIÁRIO
Coordenação: Jan Nehring e Elliot Fouchy

20/10 a 10/11 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: artistas e público em geral

Inscrições: 1 a 16/10
Seleção: carta de interesse e currículo
16 vagas
Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina Cultural Oswald de Andrade)
Gratuito


► WORKSHOP: INTRODUÇÃO AO DJ SET, COM ABLETON LIVE, E DE PRODUÇÃO
MUSICAL, COM MPC 2000
Coordenação: Marina Sarno (Urubu Marinka) e Walter Abud (DJ Abud)
21/10 a 11/11 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: artistas
Inscrições: 1 a 16/10
Seleção: carta de interesse e currículo. Pré-requisito: ter laptop próprio, fones e controladora
(este último item é opcional)
16 vagas

Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina Cultural Oswald de Andrade)
Gratuito

► WORKSHOP: FOTOGINCANA – Edição Bom Retiro
Coordenação: Caroline Barrueco
22/10 a 5/11 – quartas-feiras – 18h30 às 21h

Público: moradores do bairro
Inscrições: 1 a 17/10
Seleção: carta de interesse e currículo
16 vagas
Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina Cultural Oswald de Andrade)

Gratuito

Saiba mais sobre o Projeto Nossa Voz: http://jornalnossavoz.wordpress.com/about/

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário