sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Gibiteca de São Bernardo forma grupo de estudo da história das HQs


A Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, está formando grupo de estudo da história das Histórias em Quadrinhos (HQs) por meio de seu acervo, que conta hoje com 25 mil exemplares de gibis, mangás e fanzines. Podem participar também moradores de outras cidades, com idade acima de 12 anos. Os encontros acontecem sempre aos sábados, nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro e 1º e 8 de novembro, das 14h às 16h.  As atividades são gratuitas.



Conforme explicou Thiago Cruz Domingues, 28 anos, auxiliar de biblioteca, a ideia é estudar e discutir como surgiu determinada história, seu contexto e a trajetória de suas personagens. Como exemplo, citou como se deu a concepção da HQ "Persépolis", da iraniana Marjane Satrapi. "Nessa história (romance biográfico), ela narra a história de uma menina que cresce durante a ditadura islâmica. Ela se inquietou porque não entendia por que não podia, por exemplo, ouvir determinado tipo de música ou vestir certos tipos de roupas."
A obra de Marjane Satrapi foi premiada como melhor HQ na Feira do Livro de Frankfurt, em 2004, e, em 2007, se tornou um filme (francês) de animação com título homônimo. A animação, com dublagem de Sean Penn, Iggy Pop e Gena Rowlands, é dirigido pela própria autora e por Vincent Paronnaud. "Persépolis" - hoje situada no Irã - era uma antiga cidade que a partir de 522 A.C. passou a ser capital do Império Aquemênida.
Formado em Psicologia, Thiago Domingues conta que a partir do grupo de estudo a intenção é, a longo prazo, criar salão de humor com base nas HQs e promover encontros e workshops para os fãs do gênero. "Com essas iniciativas, queremos criar condições para que os interessados também produzam suas próprias HQs."



A Gibiteca de São Bernardo completou 15 anos em agosto e conta em seu arquivo com exemplares antigos, como Flintstones e Mickey Mouse, de 1958, e "A Caixa da Bondade", de Maurício de Souza, do fim da década de 1960.
Serviço - A Gibiteca de São Bernardo fica nas dependências da Cidade da Criança, com entradas pela Rua Tasman, 301, e Rua Karas, 105, e funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mailgibitecasbcampo@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário