sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Teatro da Vertigem em A Última Palavra é a Penúltima – 2.0

Nem novidade, nem repetição. O espetáculo A Última Palavra é a Penúltima, encenado pela primeira vez em 2008 por três companhias teatrais (Vertigem/SP, Kikzira/MG e LOT/Peru), é revisitado agora, apenas pelo Teatro da Vertigem, para a 31Bienal São Paulo (03/10 a 07/12) e propõe, com o distanciamento do tempo, rever o já feito, refletir e reocupar um mesmo espaço de outrora: o acesso subterrâneo da Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo.


Seis anos depois, as questões relativas ao esgotamento, a partir do texto O Esgotado, de Gilles Deleuze, que inspiraram A última palavra é a penúltima, em 2008, parecem ter se potencializado para o Teatro da Vertigem, em especial, às condições sociais e suas perspectivas de futuro, aos horizontes de expectativas do que é possível.  Um momento de problematizar a ideia de que no próprio esgotamento seria possível encontrar uma força de transformação. Nessa situação, então, como será trabalhar com o mesmo espaço e referencial textual, agora, nessas outras condições e em outro contexto histórico?



Para refletir essas questões,  na construção do trabalho, o elemento  do trabalho colaborativo, característico do processo de criação do Vertigem, participará significativamente. A intervenção contará com a participação do público ocorrendo de duas diferentes formas: espontaneamente, reutilizando o espaço como passagem entre o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo, e como espectador/ator que participa de um jogo cênico dentro de vitrines. Público, transeuntes e atores se misturam. Todos são colocados em relação, veem e são vistos, ao mesmo tempo em que ocupam um espaço de passagem atualmente inutilizado.
O Teatro da Vertigem conta com o patrocínio da Petrobras há nove anos.



Ficha Técnica
Diretor artístico: Antônio Araújo/ Diretora artística: Eliana Monteiro/ Diretor técnico e light designer: Guilherme Bonfanti/ Elenco: Roberto Audio, Miriam Rinaldi, Lucienne Guedes, Sérgio Pardal, Mawusi Tulani, Kathia Bissoli, Daniel Farias, Nicolas  Gonzales, Luís Mármora e Sérgio Siviero/ Preparação corporal: Miriam Rinaldi, Lucienne Guedes e Sérgio Siviero/ Ator colaborador: Sérgio Siviero/ Direção de arte: Laura Vinci/ Trilha sonora original: Erico Theobaldo/ Engenharia de som: Kako Guirado/ Vídeo mapping e operação de vídeo: Grissel Piguillem/ Figurinista: Arianne Vitale Cardoso/ Assistência de cenografia: Marília Teixeira/ Direção de palco: Isabella Neves/ Operação de som: Joana Flor/ Operação de vídeo: Kuka Batista/ Operação de luz: Gabriela Araújo/ Contra-regra: Daniel Roque/ Direção de produção:Roberta Val e Teatro da Vertigem/ Produtora: Beatriz Cyrineo/ Assistência de produção: Marcelo Leão/ Serviços gerais: Idacy  Sousa Lopes e Dalva  Cardoso/ Design gráfico: Amanda Antunes/ Assessoria de imprensa: Canal Aberto.
Fotos: Divulgação.

Intervenções Cênicas
A Última Palavra é a Penúltima – 2.0
Data: 3 de outubro a 7 de dezembro de 2014
Horários: às 19h00 e 21h00 de sexta à domingo
Local: Passagem Subterrânea Viaduto do Chá X Praça Ramos de Azevedo.
Lotação50 pessoas Recomendação: Livre Duração: 50 min
Ingresso: Entrada Franca - Retirar ingressos no local meia hora antes
Fone: 11 3255 2713
Sem acesso para Portadores de Necessidades Especiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário