quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Canto Livro: música e literatura no Tatu Bar e Palco

Uma viagem musical pelo universo de escritores como Machado de Assis (1839/1908), Jorge Amado, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes e outros autores consagrados é a proposta do grupo Canto Livro ao aproximar a literatura da música para encurtar a distância entre o livro e o público.

Idealizado por Joana Garfunkel e seu pai, Jean Garfunkel, os shows são compostos por temas retirados das obras de cada autor. Em cada show, o grupo constrói um repertório de canções recortado por textos com a temática do autor homenageado.  No dia 20 de outubro, segunda-feira, às 21h, o Canto Livro revisita a obra de Machado de Assis, em apresentação no Tatu Bar e Palco, na Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros.


No show intitulado Machado de Assis - O Bruxo do Cosme Velho, a dupla mergulha no caldeirão mágico-realista de Machado de Assis. Dele sairá o conto História Comum, poemas e trechos de Dom Casmurro e o Alienista e a fina ironia póstuma de Brás Cubas. Tudo isso temperado com canções da época, algumas com letras de autoria do próprio Machado, interpretadas por Jean Garfunkel, Joana Garfunkel e Pratinha Saraiva e com arranjos de Natan Marques.

No roteiro estão canções como, Balada do Louco (Arnaldo Baptista e Rita Lee), Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda (Lamartine Babo/Francisco Matoso), Senhorinha (Guinga/Paulo César Pinheiro), Mil Perdões (Chico Buarque), Quem Sabe? (Carlos Gomes/Bittencourt Sampaio), entre outras.

O show também revela a faceta musical de Machado de Assis, o “Bruxo do Cosme Velho” como era conhecido. É de sua autoria Lua da Estiva Noite, em parceria com Arthur Napoleão. Jean Garfunkel compôs para o show a música Capitu, inspirado na personagem homônima de Dom Casmurro. Já o poema Quando Ela Fala ganhou melodia de Jean Garfunkel e Pedro Vieira.


Para Jean Garfunkel a leitura pode e deve ser criativa, coletiva e musical. “A abrangência e a diversidade do nosso cancioneiro refletem simultaneamente todas as faces da inquietação humana. Os livros sempre foram e serão grande fonte de inspiração para toda manifestação artística; inclusive, e principalmente a nossa.”

“A música e a narração de textos encadeados em um roteiro possibilitam que o livro saia da estante, fazendo da leitura uma experiência viva, emocionante e interativa”, completa Joana Garfunkel.

O projeto Canto Livro foi criado em 2006, quando Jean Garfunkel – poeta, escritor e compositor consagrado da MPB, gravado por intérpretes como Elis Regina, Zizi Possi, Margareth Menezes e Maria Rita - foi convidado a cantar num projeto dedicado a João Guimarães Rosa por conta de sua pesquisa e visitas à cidade mineira de Morro da Garça, terra natal do escritor. Joana, também já nutria grande admiração pela obra do autor mineiro. Em 2002, escreveu a tese Sentido e Significado em Grande Sertão Veredas, pela PUC SP.

Contadora de história, cantora e grande conhecedora da obra de Guimarães Rosa, o encontro entre pai e filha no palco foi natural. Juntos, teceram a ponte entre a saga do jagunço Riobaldo e canções compostas por Jean e seu irmão Paulo Garfunkel, no show O Sertão na Canção. Logo perceberam o potencial para a sensibilização e incentivo à leitura.

Paralelo ao trabalho com o Canto Livro, Jean Garfunkel, que tem quatro discos gravados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel, está lançando novo CD 13 Pares e Um Fado Solitário, homenageando treze parceiros importantes da sua rica e diversificada trajetória musical.

Para roteiro:
CANTO LIVRO no show Machado de Assis – O Bruxo do Cosme Velho – Dia 20 de outubro, segunda-feira, às 21 horas, no Tatu Bar e Palco. Com Jean Garfunkel (violão), Joana Garfunkel (voz) e Pratinha Saraiva (flautas e bandolim). Arranjos: Natan Marques.  Duração: 60 minutos. Classificação: 18 anos.

Tatu Bar e Palco - Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros. Telefone – 3083 3003. Capacidade: 50 lugares. Ingressos: R$35,00. Aceita cartões de crédito e débito. Estacionamento: R$12,00.

Sinopse: Jean e Joana Garfunkel apresentam canções de época e alguns poemas musicados do escritor Machado de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário