quarta-feira, 3 de abril de 2013

Santo André completa 460 anos com programação extensa


Ações envolvem agenda cultural e esportiva, além de programas e inaugurações nas áreas de habitação, orçamento, segurança e saúde

 Santo André, 27 de março de 2013 – Os 460 anos de Santo André serão marcados por cerca de 130 ações do governo, entre programação cultural e esportiva, novos projetos e inaugurações. Diferentemente dos anos anteriores, o prefeito Carlos Grana esclareceu que o governo andreense não fará a contratação de grandes shows por conta do contingenciamento das contas.

“Vamos cumprir nosso programa de governo de forma descentralizada, permitindo a participação de todos e todas. Teremos várias atrações ao longo do mês de abril para comemorar esta data tão importante. Cada morador desta cidade será contemplado”, enfatizou o prefeito, durante entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (28).

Ao fazer um balanço positivo da atuação da Administração e ressaltar que o governo retomou o diálogo com a sociedade, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso de executar o plano de governo. “Nosso presente para a cidade é a garantia de que Santo André continue a confiar no nosso governo. Nossa população ganhará vários presentes, como a abertura do Estádio Bruno José Daniel, a construção da unidade do Poupatempo de serviços, a apresentação do projeto de implementação do Bilhete Único, além da retomada de unidades habitacionais. Quero reafirmar o meu compromisso com Santo André, para que aqui se torne uma cidade cada vez melhor.”

No dia do aniversário da cidade (8), a Orquestra Sinfônica de Santo André fará apresentação inesquecível ao lado de Luisa Possi e Pedro Mariano, no Clube Aramaçan. Acompanhe as principais ações programadas especialmente para este mês.


HABITAÇÃO – No dia 6 de abril, a população andreense recebe a primeira conquista de 2013 voltada à habitação, com a entrega dos 132 apartamentos do Conjunto Habitacional Juquiá, no Jardim Cristiane, construídos a partir do Programa Minha Casa Minha Vida. As unidades beneficiarão moradores dos Núcleos Pedro Américo e Homero Thon. Durante a cerimônia oficial, com a participação do prefeito Carlos Grana, também serão assinados contratos das 220 famílias que serão contempladas com as moradias do Conjunto Habitacional Londrina.

Ainda durante as comemorações do aniversário da cidade, no dia 27 de abril, 154 famílias dos núcleos Gamboa e Capuava Unida receberão suas novas moradias. Ao todo serão 84 apartamentos e 70 casas que integram o Conjunto Habitacional Alzira Franco II, com investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

PLANO PLURIANUAL – O mês de abril marca também o início do processo de construção, em conjunto com a sociedade, um projeto único e democrático para Santo André. Por meio das plenárias do PPA Participativo (Plano Plurianual), serão elencadas as prioridades de cada região. O ato de lançamento será no dia 17, no 1º de Maio Futebol Clube.

CULTURA – A programação cultural recheia o mês com peças teatrais, shows, exposições e atividades para todas as idades. No dia 7, a partir das 14h, o Parque Central recebe o pessoal do rock com as bandas Tihuana, Broters of Brazil, Vespas Mandarinas, Kiara Rock, Defakto de fato e Pânico X.

A vida e obra do artista plástico Luiz Sacilotto, um dos maiores nomes do concretismo do país, recebe homenagem na forma de exposição especial na Casa do Olhar. A abertura está marcada para o dia 24. A extensa programação cultural pode ser conferida no site www.santoandre.sp.gov.br.

FESTIVAL DO CAMBUCI – Em 2013, o Festival do Cambuci de Santo André chega à sua 10ª edição. Para celebrar a data do evento pioneiro no segmento, os organizadores preparam uma série de novidades, como a extensão das atividades para os restaurantes de toda a cidade. O lançamento será no dia 4, às 19h30, no Hotel Mercure, no Centro.

Para 12 de abril, a partir das 17h, está programada a Virada do Cambuci, com uma série de atividades e atrações musicais no Parque Central. Na Vila de Paranapiacaba, o início será no dia 13, prosseguindo nos sábados e domingos até 28 de abril, quando haverá o show de encerramento com a Irmandade do Blues.

ESPORTE E LAZER – Para os apaixonados por flores, dentre elas orquídeas, ikebanas e bromélias, o ginásio do parque Prefeito Celso Daniel vai sediar a 40ª edição do Festival de Flores. O evento será realizado nos dias 5 e 6, das 9h às 21h, e 7 de abril, 9h às 17h. A entrada é franca e, a exemplo da última edição, deverá receber a visitação de mais de 13 mil pessoas.

Os aficionados em pedaladas contarão com o passeio ciclístico. O evento está programado para o dia 21. A concentração ocorrerá a partir das 8h no Paço Municipal com saída prevista para as 8h30. O percurso será leve, facilitando a participação de público de todas as idades. O itinerário seguirá até o Parque da Juventude, com retorno ao Paço.

No próximo dia 22, o parque Prefeito Celso Daniel será palco da cerimônia de abertura do Jotisa (Jogos da Terceira Idade). O evento terá início a partir das 15h e contará com desfile dos participantes, além do acendimento de pira olímpica e apresentação de um grupo da terceira idade. Serão oferecidas 14 modalidades competitivas.

Outra atividade que integra a grade de programação de eventos em celebração aos 460 anos da cidade será a Meia Maratona Shopping ABC. Em sua 12ª edição, acontecerá no dia 28, a partir das 8h, com largada em frente ao Shopping ABC. A ação deverá reunir aproximadamente 3 mil participantes.

SAÚDE – A Saúde será uma das áreas mais contempladas na comemoração dos 460 anos da cidade. A partir da segunda quinzena de abril, vários serviços e equipamentos públicos serão oferecidos à população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde). Entre as novidades, a Administração passa a distribuir medicamentos na rede pública de urgência e entrega os uniformes aos profissionais das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Jardim Santo André, bairro da periferia do município.

A Saúde Mental de Santo André será a maior beneficiada, uma vez que ficou praticamente esquecida nos últimos quatro anos. Um pacote de inaugurações está previsto para o mês de aniversário. A começar pela entrega do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III 24 horas, que funcionará em imóvel  próprio na Vila Vitória, região que abrange bairros populosos como, Vila Luzita e Jardins Irene 1 e 2 . O prédio será entregue aos usuários no dia 26 de abril e oferecerá oito leitos de internação.

As inaugurações não param na área da Saúde Mental. Em um mesmo dia (29), o governo municipal lança oficialmente o programa Crack, é Possível Vencer, iniciativa do governo federal que será desenvolvida em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança Pública Urbana e Inclusão Social. Na mesma manhã, serão entregues uma República Terapeuta para o público adulto e um Consultório na Rua – todos para atendimento de pacientes vítimas de transtornos psíquicos e emocionais.

Para fechar a programação, a direção do CHM (Centro Hospitalar Municipal), ex-Santa Casa, amplia o número de leitos da UTI adulto, uma das principais necessidades na saúde pública do país. Hoje, são 17, que saltarão para 34 no total. O hospital também passa por outras reformas internas para melhora da qualidade de atendimento ao público.
   
A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário