quarta-feira, 3 de abril de 2013

'Auto da Barca do Inferno' estreia em 6 de abril


Estreia dia 06 de abril de 2013, às 19h, no Teatro Commune (R. da Consolação, 1218, São Paulo, SP) o espetáculo Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com direção de Antonio Netto.
Complexa alegoria dramática, o Auto da Barca do Inferno é a primeira parte da chamada Trilogia das Barcas (Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).
Diz-se "Barca do Inferno" porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De fato, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.


Esse auto, classificado pelo próprio autor como um "auto de moralidade", tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino o paraíso, tem como comandante um anjo; a outra, com destino ao inferno, tem como comandante o diabo, que traz consigo um companheiro. Com relação ao tempo, pode-se dizer que é psicológico, uma vez que todos os personagens estão mortos, perdendo-se assim a noção do tempo.
Todas as almas, assim que se desprendem dos corpos, são obrigadas a passar por esse lugar para serem julgadas. Dependendo dos atos cometidos em vida, elas são condenadas à Barca da Glorificação ou à do Inferno. Tanto o anjo quanto o diabo podem acusar as almas, mas somente o anjo tem o poder da absolvição.

Sinopse
O juízo final de diversos personagens é feito em meio à dualidade bem/mal: a Barca da Glória e a Barca do Inferno. De forma satírica os barqueiros recebem e encaminham os agraciados e condenados.

Ficha Técnica
Direção Geral Antonio Netto
Direção Artística Jair Aguiar
Elenco: Alexandre Iagobucci, Carol Cardona, Rafael Junqueira, Marcio Marchetti, Mariana Grandini, e outros.

Serviço
Temporada de 06 de abril a 05 de maio de 2013.
Sábado às 19 horas e domingo às 18 horas.
Teatro Commune - Rua da Consolação, 1218, Centro, São Paulo, SP.
Telefone 11 3476-0792
Ingressos R$ 40,00/ R$ 20,00 (meia)
Lotação 100 lugares
Duração 60 min
Recomendação 14 anos

Fotos: Sergio Massa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário