terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Aquário de São Paulo inicia campanha para ajudar na preservação do peixe-boi da Amazônia

Toda renda obtida na bilheteria (compra de ingressos) e compra dos produtos da AMPA no Aquário de São Paulo, no dia 05 de dezembro, será revertida para a preservação e reintrodução do peixe boi na Amazônia. 

No dia 05 de dezembro, o Aquário de São Paulo dará início à campanha DIA DOS AMIGOS DO PEIXE-BOI, criada para promover a participação dos visitantes para ajudar a salvar a vida do peixe-boi amazônico, um dos animais mais ameaçados de extinção no Brasil, devido à caça ilegal e as mudanças de seuhabitat natural. 
O objetivo é tornar o evento anual e colaborar com o trabalho de reabilitação dos peixes-bois, realizados pela Associação Amigos do Peixe-Boi, AMPA, instituição que vem se consolidando como um dos principais parceiros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI, na proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia. 
Nesta data, toda a renda obtida com a venda de ingressos e a compra dos produtos da AMPA no Aquário de São Paulo, será revertida para a AMPA

Tapajós, o peixe-boi amazônico que vive no Aquário de São Paulo
Diante de um setor totalmente dedicado à Amazônia  e com o propósito de promover a educação socioambiental em várias esferas importantes na comunicação com a sociedade, em 2009 o Aquário de São Paulo teve a iniciativa de receber o Tapajós, na época um jovem filhote de peixe-boi amazônico, encontrado nas margens do rio Tapajós, no Pará, sem a presença da mãe e com medidas de recém-nascido. O Tapajós se tornou um embaixador da Amazônia em São Paulo e um símbolo para a conscientização da preservação de sua espécie entre crianças e adultos.
Um pouco sobre a AMPA
Os animais resgatados estão atualmente no parque de visitação do INPA/MCTI em Manaus-AM, que funciona como centro de reabilitação de animais apreendidos do comércio ilegal.Desde o nascimento da AMPA, em 2000, mais de 120 filhotes órfãos de peixe-boi da Amazônia foram resgatados e levados ao INPA para serem reabilitados. Desses, 11 já adultos, foram transferidos para um semi-cativeiro, em Manacapuru, Amazonas, para serem futuramente reintroduzidos à natureza, caracterizando sucesso na reabilitação. 
AMPA – Associação dos Amigos do Peixe-boi foi criada há 15 anos com o objetivo de promover a pesquisa e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia com o objetivo de propiciar à sociedade um convívio saudável com a fauna da Bacia Amazônica. A AMPA trabalha com indivíduos e organizações, visando assegurar que a biodiversidade amazônica conviva em seu ambiente natural em harmônica relação com as comunidades ribeirinhas locais e a população de grandes metrópoles, como Manaus-AM, por exemplo. Além do trabalho com o peixe-boi da Amazônia, a AMPA também realiza projetos voltados a outros animais: lontra, boto vermelho (ouboto cor-de-rosa), boto tucuxi e ariranha. Para saber mais sobre a AMPA, acesse:www.ampa.org.br

Aquário de São Paulo
Rua Huet Bacelar, 407
Ipiranga - São Paulo
Tel: (11) 2273 5500
Facebook: aquariodesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário